Trabalhe num oceano azul

8 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 2 8 Flares ×

Nosso dia a dia é estressante. Procura de novos clientes, problemas com produção, funcionários mal humorados, concorrência desleal. A culpa disto tudo é em geral estarmos trabalhando num mercado muito competitivo. Todo mundo disputando uma migalha de ganho. Chamamos isto de atuar no oceano vermelho, cercado de tubarões prontos a nos devorar! Que tal mudar para um oceano azul, onde tudo corra a nosso favor?

Oceano Vermelho!

No oceano vermelho, você e seus concorrentes produzem a mesma coisa e com qualidades muito similares. Como ter destaque num mercado assim? Resultado? Disputa acirrada de preços! Um comendo o outro, e o mercado comendo a todos, através da redução dos lucros. No fim, quase todos quebram, restando uns poucos que não podem aumentar os ganhos, por que correm o risco de quebrar também.

É isto que você quer para você?

Que tal conhecer uma estratégia que permita fazer a passagem para um novo mundo… sem concorrentes?

Impossível? Não é o que acontece com as maiores empresas do Brasil e do Mundo! Quase todas começaram a se destacar a partir de pequenas ideias. Existem exemplos para empresas de todos os ramos… até no nosso ramo gráfico.

Que tal tentar ser uma destas?

Nicho de mercado

O início do processo é encontrar bons nichos de mercado, ainda pouco explorados.

A melhor forma de procurar é ficar de olho nas tendências e tecnologia. As pessoas mudam e a maneira de oferecer serviços muda.

Ficar preso a velhas formas de executar serviços é a estratégia do oceano vermelho. Fazer cada vez melhor, mais rápido e mais barato o mesmo velho e batido produto.  E pior, fazer da mesma forma e com menor margem de lucro… é o caminho do fracasso generalizado.

Que tal pegar uma nova tecnologia (ou criar a sua própria) e oferecer algo que a concorrência não quer oferecer e passar a ser o único ou um dos poucos a ter esse serviço?

O mercado para ele é pequeno? Que tal repensar o seu mercado? Sair do seu quintal e passar a atuar nacionalmente?

Que tal ter um nicho de mercado só para você?

Analise seus pontos fortes e fracos

Te convido agora para analisar a sua empresa.

Pense agora em todo que você faz que sente que não está fazendo direito… o concorrente é melhor que você. Anote tudo isto e jogue numa caixa chama pontos fracos. Eu quero que você esqueça por enquanto esta caixa e não se preocupe mais com ela.

Agora, escreva tudo que você faz que deixa os seus concorrentes de olho, pois você é um dos melhores a fazer isto. Coloque numa caixa chamada pontos fortes. São as suas qualidades… temos que explorar elas.

Agora olhe para fora da empresa. Sua preocupação é só ver o que os clientes estão pedindo e o que a concorrência anda fazendo.

Tá difícil? Pegue o telefone e ligue para alguns clientes que você se relaciona bem. Pergunte para ele. Atice a curiosidade dele! Entregue este post para ele ler! Quem sabe ambos não trabalham junto para avaliar suas empresas e bolar estratégias de mudança!

Pegue também os anúncios dos concorrentes, comentários dos clientes a respeito dos produtos concorrentes, descubra tudo sobre o seu mercado.

Veja o que está sendo bem atendido pelo mercado e o que está ausente no mercado.

Quer um exemplo? A alguns meses escrevi num post aqui do blog que havia uma falha no mercado em que ninguém oferecia envelopes personalizados para pequenas empresas… daqueles bonitões como as grandes empresas fazem. A Atual Card pescou a ideia e no mês seguinte estava rodando envelopes. Isto é ficar de olho no mercado… aproveitar oportunidades. Já falei de embalagens, corte e vinco e outras dicas mais.

Fez a sua análise? Escreva agora tudo e coloque em duas caixas: Oportunidades e ameaças. Nas oportunidades coloque o que está faltando no mercado. Nas ameaças coloque o que a concorrência anda fazendo melhor que você e que possa destruir o seu negócio.

Esqueça agora as ameaças! Elas deixarão de ser se você seguir esta metodologia.

Foque-se agora nas caixas pontos fortes e oportunidades. Já, Já, eu irei dizer o que fazer!

Oceano azul

Coloque a sua esquerda a caixa oportunidades e espalhe na esquerda da mesa de modo a poder ver todos os papéis. Na direita coloque os seus pontos fortes.

Comece a juntar as oportunidades com seus pontos fortes. Encontre coisas que você vê uma chance de se destacar.

Se faltar alguma coisa em termos de tecnologia ou operacional, escreva o que pode ser feito.

Pense em produtos para atender este mercado e veja qual o maior valor que pode cobrar por ele e calcule sua margem de lucro atual. Inclua a tecnologia necessária para melhorar e calcule novamente o lucro.

A ideia básica e criar um produto que seus concorrentes tenham dificuldade de acompanhar, ganhar o máximo no lançamento dele, afinal, só você oferece este produto. Pagar a tecnologia rapidamente e reduzir os preços a algo aceitável. Apenas o bastante para inviabilizar a concorrência de te seguir.

Fazer a concorrência fazer as contas e e pensar, como é que ele consegue custos assim? Garanto que você já fez esta pergunta quando avaliou alguns de seus concorrentes maiores.

O segredo está em ser o primeiro num nicho de mercado e explorar rápido este mercado e passar a ser o único (no inicio) e um dos poucos com lucro (no final).

Isto é navegar no oceano azul! É um dos segredos do sucesso de empresas líderes.

Pronto para mudar?

E aí? Está pronto?

Qual oceano você prefere navegar? Aquele cheio de tubarões ou aquele mar calmo e com abundância de peixes?

Já escrevi outros posts sobre este assunto: Medo de mudança e reconstruindo seu negócio gráfico. Dá uma lida nos links.

Posso te indicar também o livro: A estratégia do oceano azul, que foi onde tomei conhecimento inicialmente desta metodologia. Quer comprar? Siga o link.




E agora? Vai ficar parado ou vai começar uma mudança?

Conclusão

Gostou do post? Que tal indicar para os amigos?

Uma das boas coisas de ter amigos é que se pode pensar em grupo e chegar a excelentes conclusões.

Ache parceiros para avaliar os seus negócios.

Trabalhar em grupo é sempre uma boa ideia.

Até o próximo post… Abraços!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

8 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 2 8 Flares ×

2 comentários

  1. Pingback: Imprima 3D - Imprima seus modelos e receba em casa

  2. Pingback: Qual é o seu mercado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *