Sistograf! Conhecendo os recursos – parte 3

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 1 Flares ×

Hoje vamos tentar esgotar a descrição das funcionalidades do sistema sistograf. Espero que esteja acompanhando todas as postagens. Caso não esteja basta ir para as postagens anteriores e ler desde o principio esse texto.

Se você ainda não leu as outras postagens entre aqui.

Newsletter

O sistema sistograf tem nativamente um plugin para que os clientes se cadastre numa lista para receber promoções. A administração dessa lista é feita na aba newsletter.

Nela você pode administrar os clientes que se cadastraram na lista, adicionar novos nomes e exportar para o formato do excel (xls).

É uma ferramenta básica para quem trabalha com mala direta.

Sistograf_C1

Páginas

O sistema tem 7 paginas, sendo 2 totalmente livres para seu uso e as demais editáveis para deixar com a sua cara. Ele usa um pequeno programa de edição que permite fazer quase tudo que você necessita numa página.

Nativamente 5 páginas já vem prontas para o uso com as sugestões da sistograf, mas pode-se editar as mesmas para deixar do jeito que você preferir.

Sistograf_C2

Pedidos

A Aba pedidos permite fazer o acompanhamento dos pedidos por todo o processo produtivo.

Basicamente ele apresenta os pedidos pendentes, finalizados e cancelados, permite adicionar pedidos pela retaguarda do sistema, bastando para isso escolher o cliente e criar o novo pedido, tem um relatório de pedidos com vários filtros, administra ordens de serviço e recibos de pagamento.

Boa parte dessas funções pode ser feita também pelo painel principal, facilitando a vida dos usuários.

Sistograf_C3

Mas não é só isso.

Aqui nessa aba você pode fazer todo o acompanhamento de um pedido.

Por exemplo acompanhe esses passos e telas.

Clicando no visualizar primeiro pedido acima abre essa tela na aba resumo.

Sistograf_C4

Se você for em pedido poderá baixar os arquivos anexados (no caso não anexei, mas você tem como deixar isso obrigatório).

sistograf_c5

Na aba financeiro você verifica o comprovante de pagamento, sinaliza para o cliente que está tudo bem com o depósito ou pagamento, e gera as ordens de serviço para a produção.

Sistograf_C6

Assim que confirmar irá aparecer um link para enviar para o próximo setor… dando prosseguimento para o pedido, mesmo que não imprima a ordem de serviço.

E assim você vai passando de setor em setor como na tela abaixo.

Sistograf_C7

As abas mensagens e artes são acionadas sempre que haja necessidade de responder uma mensagem ou de fazer a arte do cliente.

A própria ordem de serviço é bem completa e tem a aparência dessa tela abaixo.

Sistograf_C8

Em expedição você coloca o código de rastreamento e em histórico pode ver como está o processo do pedido e a quanto tempo ele está em processo.

Ou seja, não fica nada a dever em relação aos programas de controle das grandes industrias. É um custo benefício dos maiores do mercado.

E tudo isso pode ser acessado facilmente também da tela inicial.

Personalização

Essa aba é uma das mais complexas, pois permite a total personalização do sistema.

Os sistemas concorrentes vendem as modificações do sistema para deixar do jeito que o cliente gosta. Isso faz com que as atualizações do sistema fiquem lentas, pois ao invés de mexer em apenas 1 código, precisa-se atualizar um grande numero de códigos de modo a atender todos os clientes.

Pensando nisso o Sistograf procurou deixar disponível o maior numero de opções de personalização no próprio sistema.

O sistema apresenta diversas sub abas, que por sua vez apresentam ainda mais abas.

A sub aba Layout permite mudar toda a cara do sistema, com controle sobre a sidebar (barra de menus, tipo de checkout, tipo de ordenação dos produtos, posição do mini banner, tarja de banners, cores de fundo e das letras por toda parte do sistema.

Na parte de baixo ele apresenta um croqui para você visualizar como está ficando a cara do site.

Sistograf_C9

Na sub aba Logo você entra com a sua logomarca que irá aparecer em diversas posições do site. São 3 tamanhos e formatos no total.

A sub aba email permite personalizar todos os e-mails enviados para o cliente e operadores no processo de compra e produção dos produtos. Seu cliente vai ficar sabendo que o processo foi iniciado e quando foi enviado o pedido e vai se sentir muito mais seguro. E seus funcionários saberão a hora exata que devem agir.

Sistograf_C10

A sub aba mensagens pré-definidas permite criar mensagens para facilitar o trabalho de seu pessoal na comunicação com os clientes. Ao invés de escrever toda mensagem pode-se abrir a mensagem básica e fazer apenas as modificações que quiser.

Na aba código HTML você tem 3 posições para inserir códigos próprios nas páginas. É um  recurso para usuários avançados que permite fazer muita coisa.

A sub aba Lightbox define o tempo que aparece a caixa laghtbox no seu site… pode ser 1 vez por dia ou um tempo maior. Você pode colocar uma imagem com uma propaganda ou se não quiser pode deixar aparecer uma janela para se cadastrarem na sua newsletter.

Ou seja, pode-se personalizar quase tudo no seu site.

Produto com problema

A Aba produtos com problema é subordinada a aba de mensagens. Quando o cliente cria uma mensagem colocando no assunto que se trata de problema de qualidade com produtos entregues, a mensagem vem automaticamente para essa aba afim de cair nas mãos do pessoal de produção ou de qualidade.

Funciona bem parecido com a aba de mensagens, mas permite um controle melhor dos problemas com produtos para futura análise.

Produtos

A aba produtos é outra área bem completa.

Nela podemos fazer cadastro dos produtos um-a-um ou fazer o envio em massa dos produtos a partir de um arquivo em excel

.Sistograf_C11

As sub abas listar e adicionar servem para administrar os produtos um-a-um. A sub aba produtos em destaque permite colocar alguns produtos na página principal chamando atenção de acordo com os seus interesses.

Sistograf_C12

O sistema também permite trabalhar com produtos a metro quadrado, tais como banners, adesivos e outros.

A estrela do sistema é o envio em massa. É ele que permite uma fácil administração da loja jogando tudo para o excel e trazendo de volta com as modificações feitas.

E não é só os produtos. Também podemos enviar as imagens dos produtos e gabaritos facilmente na pasta correta.

Sistograf_C13

Só essa funcionalidade vai permitir a entrada de um grande numero de produtos.

Aqui vale ressaltar que a entrada dos produtos é uma das operações que mais demanda tempo de quem instala um sistema. Por isso a maioria das lojas virtuais no ramo gráfico tem tão poucos produtos. Principalmente para quem trabalha com uma equipe muito pequena.

Assim como se pode adicionar em massa temos também as sub abas deletar em massa e exportar produtos permitindo fazer toda atualização da sua lista de produtos externamente.

Revendedores

A aba revendedores permite criar perfis de revenda para serem adicionados em determinados clientes… assim você pode ter revendas que tenham descontos variados de acordo com o volume mensal de vendas de cada um.

Para atribuir a categoria de revenda a um cliente basta acessar a aba cliente e colocar um perfil de revenda para ele.

Sistograf_C14

Transportadora

Por ultimo, a aba transportadora permite a inclusão de diversas transportadoras no sistema, filtrando por faixa de cep, cidade, estado, limite de peso e tipo de cobrança (por peso ou fixo).

Aqui vale lembrar que existem outras opções de entrega associadas a determinados tipos de pagamento, como no caso do mercado envios que é associado ao mercado pago e os correios com tabela normal ou de contrato especial.

Com isso tudo que se relaciona a opções de entrega estão disponíveis no sistema.

Sistograf_C15

Opções escondidas

O sistema ainda esconde muitas funcionalidades.

Em todas as janelas disponíveis existem recursos como ordenação em ordem crescente ou decrescente (experimente clicar em qualquer titulo na lista de clientes ou produtos) .

Isso facilita a busca, pois você pode procurar um nome de cliente ou um email especifico bem facilmente.

Conclusão

Assim terminamos essa breve e superficial descrição do sistema sistograf.

Mesmo ocupando 3 postagens ainda falta muito a falar ou explicar.

Mas não se preocupe muito com isso. O sistema já vem com as configurações básicas funcionando e você só precisará cadastrar as categorias, criar alguns produtos e fazer algumas configurações básicas como a sua logo e dados de contato.

Com o tempo você poderá ir mais a fundo no sistema até usar todo o sistema na plenitude.

No futuro voltarei a abordar algumas funcionalidades.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima postagem.

 

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 1 Flares ×

4 comentários

    • Paulo Valle
      Author

      Danilo,
      Eu não tenho cadastro na cielo e por isso não tenho como utilizar o módulo.
      Mas posso te afirmar que o processo é totalmente transparente para você. Basta se cadastrar no cielo e pegar o código de integração com o sistema (ele chama Merchant Id:
      ) e colocar esse codigo no sistograf e ativar a integração (marcar o botão)… feito isso a sua loja já estará aceitando o cielo em ambiente seguro.
      O processo é muito similar ao que uso no mercado pago, com a diferença que no mercado pago há integração com o mercado envios (que para mim também é transparente.
      Abraços,

  1. marcopolo Pais

    Penas que o sistema esteja fora da real realidade de uma gráfica de verdade
    Acreditei e assinei o sistema na hora de utilizar verifiquei vários erros básicos
    o status do produto pula de expedição para concluído sem passar por transporte
    O produto comprado com crédito não se diferencia do produto comprado com outros meios de pagamento dificultando localizar o produto para coloca-lo em produção para quem tem 1 ou 2 pedido por dia da pra controlar para quem tem mais fica difícil de saber qual esta em produção e qual esta só pago
    O frete diz ser personalizado na propaganda porem tem limitações.

    Infelizmente fiquei decepcionado pois o sistema em si é bom o problema são os erros básicos que mostram que os desenvolvedores nunca entraram em uma gráfica de verdade

    • Paulo Valle
      Author

      Eles estão mexendo nessas coisas.
      Que eu conheça não existe nenhum sistema no mercado que te atenda no momento. O mais perto disso é o sistograf… algumas grandes empresas estão implantando ele.
      Eu já trabalhei com sistemas em outras áreas e tem uma coisa que eu aprendi.
      Existem os clientes que implantam o sistema exatamente como ele é formulado e vão avançando com as melhorias do sistema. E existem os clientes que não querem mudar sua metodologia assumindo que cada um trabalha de um jeito e que o sistema é que tem que mudar para trabalhar com ele. Esses clientes, além de gastarem tubos de dinheiro com as alterações, quando sega na alteração numero 50 acabam com um sistema muito similar ao originalmente vendido.
      As vezes é necessário entender o que está sendo feito no sistema e estudar se estamos trabalhando certo mesmo ou se estamos enrrolando para fazer mudanças necessárias em nossa empresa.
      Pensa nisso!!!
      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *