Grandes Blogs – Clube do Design

10 Flares Twitter 0 Facebook 7 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 10 Flares ×

Hoje resolvi iniciar uma série de postagens mostrando meus blogs concorrentes. Muitos poderiam ter medo de abrir as portas para a  concorrência, mas acredito que tenho o dever junto aos meus leitores de indicar tudo que é bom na blogosfera. Vou iniciar esta série com o blog de um parceiro que, por enquanto, só postou um artigo aqui no site, mas que tem me ajudado muito na otimização do blog e nas respostas mais específicas do blog, especialmente na área de utilização de programas. Tenho aprendido muito com ele. Espero que vocês também gostem.

O blog Clube do Design

Tomei conhecimento deste blog num artigo do blog Criar Sites analisando o antigo Clube do Desenhêro.

Esse artigo representou um marco no blog, pois levou seu proprietário Liute Cristian a reformular todo o seu projeto. O blog mudou da plataforma blogger para wordpress, mudou de nome, de marca, e se tornou extremamente profissional.

Hoje ele se chama Clube do design  e tem foco a área gráfica, em especial utilização de programas gráficos e tutoriais. Posso considerar o Liute como sendo meu especialista nessa área aqui no blog, sendo uma das pessoas com maior conhecimento na utilização de programas gráficos que eu conheço.

E isso é uma coisa difícil, pois fui uma das pessoas que mais treinou artefinalistas na zona oeste do Rio e sempre fui reconhecido como uma pessoa que era referência nesta área por todas as gráficas que passei.

Se eu estou aprendendo com ele… imagine o usuário comum o que não pode aproveitar.

Apresentação do blog

Clube do design - assuntos

Clube do design – assuntos

O blog Clube do Design é muito bem estruturado. Logo que você entra, pode optar por seguir as postagens e comentários pelo facebook, o que eu recomendo tremendamente.

A página inicial é bastante leve e só de olhar ela, você notará o grande leque de bons artigos que o Liute apresenta.

Sua atualização é frequente, mas não apresenta datas específicas. Neste ponto aconselho ao colega Liute a escolher dias da semana para fazer a postagem e programar estas postagens para estes dias. Aqui no Dicas Gráficas do Cardquali utilizo os dias de segunda, quarta e sexta como dias obrigatórios e tenho conseguido manter esta ritmo. Essa atualização pode ser 1, 2 ou mais dias por semana, mas sempre nos mesmos dias. Assim pode-se fidelizar o leitor e fica sempre a expectativa de qual será a postagem daquele dia.

Lembro que quando comprava gibis nas bancas de revista, sabia o dia de publicação e eu e outros garotos ficávamos a espera da chegada da revista naquele dia… o mesmo acontece nos blogs. O leitor gosta de saber o dia que vai ter novas publicações e alguns até se programam para fazer a leitura nestes dias.

Segundo a análise, o blog tem um excelente menu, onde se pode escolher ler sobre tutoriais e softwares nas áreas Corel, Flash, Ilustrator, InDesigner e Photoshop, ou então saber mais sobre os ursos indicados para os clientes, além da página de contato, mapa do site e políticas do blog.

A navegação do blog é muito prática e rápida.

Conteúdo do blog Clube do Design

Clube do design - Canal no YouTube

Clube do design – Canal no YouTube

O blog Clube do Design tem conteúdos de grande qualidade e são completíssimos.

Posso dar destaque como um dos primeiros blogs a comentar sobre a nova versão do CorelDraw X6, seguindo-se a ele, vários outros blogs, inclusive o meu.

Na primeira página pode-se observar que o Liute se mantém fiel aos seus temas, distribuindo muito bem todos os assuntos abordados no blog, tanto na descrição das funcionalidades dos programas, como nos tutoriais.

Um destaque que posso fazer é a presença de muitos vídeos de grande qualidade. Quem produz vídeos sabe da dificuldade de fazer estas produções. A um exemplo meu, estou tendo dificuldade de manter o curso de CorelDraw devido a problemas durante a gravação (ruídos, crianças, etc). O Liute apresenta vídeos que parecem ser feitos em estúdio de tão perfeitos que ficam. Não deixe de assinar o canal no YouTube .

Gostou dos vídeos? Tem mais…

Sobre o Autor Liute Cristian

O que mais me impressionou nessa relação com o Liute é de que região do país ele é!

O Liute é um Paraense, criado no Amapá. Falando assim, a maioria dos leitores, especialmente das regiões Sudeste e Sul tenderiam a achar que se trata de uma pessoa sem informação ou chances de estudo.

Na prática notamos um profissional altamente competente, referência na área em que atua, sendo um dos melhores artefinalistas que conheço.

Isto mostra o poder que a internet tem feito nas pessoas, trazendo informação e principalmente democratizando e distribuindo esta informação por todos os cantos do mundo.

Está na hora de observarmos melhor nosso país como um todo, pois o exemplo deste paraense deve ser estímulo a todos jovens deste país.

Ficam aqui meus parabéns a você Liute.

Divulgação do Blog

Clube do design - divulgação

Clube do design – divulgação

Uma coisa que eu não entendo é que com tanta qualidade, por que seu blog não possui tanta visibilidade. Eu sou um dos poucos comentadores de seu blog.

Os assuntos abordados são de interesse geral, servindo tanto para o ramo gráfico, como para quem produz blogs, em especial os metabloggers. Era de se esperar que houvessem mais visitas no blog.

As causas disso podem ser a falta de uma interação mais massiva na área de metablogs, que tem grande penetração na blogosfera e também nas mudanças ocorridas na hospedagem, plataforma e nome do blog, não dado tempo ainda de uma boa otimização.

Não tenho como falar do SEO do blog, pois não tenho conhecimento e acesso ao blog em questão. Fica aqui meu pedido para os colegas da área de SEO e Metablogger que façam esta complementação via comentários.

Assim espero muito, que possa estar ajudando na divulgação deste grande blog.

Melhores artigos

Não poderia deixar de indicar algumas joias que você pode encontrar neste excelente blog.

Fica aqui a minha lista favorita de postagens:

  1. Finalizando e exportando arquivos no CorelDRAW
  2. Faça um ícone de caixa de correio no Adobe Illustrator
  3. Ilustrações incríveis
  4. Vai mudar para Photoshop CS6? Conheça 27 novos recursos e mudanças que você precisa saber
  5. As melhores extensões do Firefox e Chrome para Designers
  6. Fluxo de trabalho do InDesign: Melhorar seu espaço de trabalho e trabalhar com Master Pages
  7. Métodos eficazes de trabalho no Adobe Illustrator (Parte 1)
  8. Qual a diferença entre imagens vetoriais e de bitmaps?
  9. Crie um efeito de texto de metal no Photoshop
  10. Criando uma apresentação de sapatos Nike no Photoshop

Espero que gostem das minhas indicações. Tem muito mais: Explore o blog e conheça!

Considerações Finais

É incrível a quantidade de excelentes blogs que estão nessa caminhada a tempos e não tem boa visibilidade.

Acho que é obrigação de todos nós divulgarmos bons trabalhos para todos os internautas.

Nesta série que iniciei hoje, não poderia ter escolhido outro blog, senão o Clube do Design.

Além de ser um blog de grande qualidade, tem no seu comando uma das pessoas mais bem humoradas da internet.

Conheça o blog.

Meus parabéns a você Liute pelo excelente trabalho.

Um abraços a todos,

Hoje, não peço a subscrição no meu blog e sim no blog do Clube do Design.

Abraços a todos.

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

10 Flares Twitter 0 Facebook 7 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 10 Flares ×

5 comentários

  1. Nossa, fiquei até emocionado em ver tanto sobre mim em um só lugar… rsrsrsrs.
    Minha postagem sobre o Cardquali virou um rascunho perto disso tudo.
    Agradeço de coração pela dedicação, e sobretudo a amizade que construímos nos últimos meses, foi muito bom conhecer você e a equipe que acompanha o Cardquali, graças a estes projetos temos pessoas que atingem seus objetivos, que aprendem, e que acabam por ingressar no nosso ramo de trabalho por conta de nosso incentivo.
    Realmente é muito dificil ainda pra mim colocar as postagens em um dia específico, minha vida é uma bagunça, é tanto trabalho, tantos projetos, que acabo atropelando e não fazendo nenhum funcionar como eu esperava. Mas realmente pretendo estipular um dia certo para as postagens do site, sem falar do canal do youtube, e também das postagens que escrevo aqui pro Cardquali.
    Quanto a geografia, não consigo ver porque as pessoas acham que aqui no norte as coisas não são tão desenvolvidas, o povo aqui num é tudo índio (haha), agente mata onça no cascudo, mas consegue mexer um pouquinho em tecnologia (kkkkkkk), pra o pessoal que vai ler o comentário, eu moro em uma cidadezinha do interior do Pará chamada Barcarena, fica a uma hora da capital Belém, e por incrível que pareça, minha cidade é responsável por tornar o Brasil um dos maiores, se não o maior, exportador de alumínio do mundo. Aqui ficam as indústrias Albras, Alunorte, agora Hydro, além de tantas outras do grupo Vale. Pena que a politicagem suga todos os recursos que entram, e a cidade permanece no esquecimento.
    Quanto ao SEO do site, depois que fiz a migração para o wordpress obtive bem mais visitas do que quando usava o blogger, porém pelo nicho que o site aborda os comentário realmente são mínimos, e se limitam a dúvidas quanto aos procedimentos que os usuários encontram dificuldades. O que me garante mais acessos e discussão é o canal do youtube.
    Haha, dexa eu parar por aqui porque estou em horário de trabalho e preciso correr.
    Um grande abraço a todos, e espero contar com algumas visitas dos leitores. huahuahuaha
    Fui!

  2. Pingback: Desvendando os recursos do CorelDRAW | Parte 1 | Configurações iníciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *