Você conhece a ADG Brasil?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Existem muitos sites importantes para o meio gráfico. Recentemente a carreira de designer foi regulamentada. Um órgão esteve estreitamente envolvido neste processo: A ADG Brasil. Conheço muitos entusiastas e críticos destas associações, mas vou aqui descrever este site que pode ser bastante interessante para todos os profissionais do meio gráfico.

O Site

O site da ADG Brasil pode ser acessado pelo link (http://www.adg.org.br/).

Logo que se entra no site tem-se a oportunidade de se associar a instituição. Isto implica em custos, mas também há benefícios que citaremos mais tarde.

Na página principal você perceberá diversos links: Home, Beneficio aos associados, ADG Brasil, Publicações, Tire suas dúvidas, Notícias, Eventos, Concursos e prêmios, Cursos e universidades, Exposições e Converse conosco.

Mesmo sem entrar nos links você perceberá que este é um site que pode ser muito útil para os profissionais da área.

Regulamentação design gráfico

Beneficios aos associados

Neste link você encontra descontos em eventos e cursos, concursos pelo Brasil afora e oportunidades como seguro de saúde em grupo, promovida pela instituição.

É uma boa maneira de deixar de estar atuando isolado e passar a contar com benefícios que em geral só estão disponíveis para empresas maiores.

Fique de olho nestas oportunidades, mas lembre-se que muitas são oferecidas apenas para os associados.

ADG Brasil

Neste link você poderá saber o que é a ADG Brasil, quem são os seus gestores, as definições do que é design gráfico.

Terá acesso também ao estatuto da associação e ao código de ética do designer gráfico.

Todas estas informações são de grande valia para os profissionais. Conheça a equipe que está a frente dos processos, seus pensamentos e principalmente seus trabalhos. São em geral pessoas de alto gabarito técnico e não apenas meros burocratas.

Pense que estas “feras” do design querem um melhor futuro para a profissão e com certeza se associando a outros grandes nomes da área, pode-se chegar a conquistas muito mais concretas.

Não queira atuar sozinho no mercado, profissionalize-se e faça parte de seu órgão de classe… afinal você pode avaliar o desempenho deles antes de se associar. Fique por dentro.

Publicações

Neste link você tem disponível diversas publicações muito importantes para os profissionais da área.

É uma pena que a maioria destas publicações se encontra esgotadas.

Fica aqui a sugestão para aproveitar estarmos na modernidade da informática e disponibilizar (gratiutamente ou pagas) as versões em PDF destas publicações.

Os próprios autores podem sugerir se querem que seus livros sejam distribuídos gratuitamente para os profissionais da área, ou se é necessário algum tipo de remuneração (que pelo que entendo poderia ser bem inferior ao do livro impresso).

Quem sabe no futuro eles não abraçam esta ideia… seria uma grande fonte de captação de novos associados.

Tire suas dúvidas

Tem dúvidas? Entre neste link com as principais FAQ.

Dentre as principais duvidas posso citar os detalhes da regulamentação da profissão, onde se pode registrar os trabalhos, A tabela de preços sugestão da ADG, dicas das melhores escolas de design e como utilizar a biblioteca da ADG.

Tem mais dúvidas? Dá uma chegadinha lá!

Sites indicados

Neste link você terá acesso a muitos outros links separados por áreas de interesse.

Eles abordam a orientação profissional, blogs interessantes (será que vão incluir o Dicas Gráficas do Cardquali), tipografia, Editoras, Instituições internacionais e brasileiras.

Embora ainda não tenham linkado este meu interessante blog, creio que as indica~ções são bastante válidas e eu mesmo devo entrar em várias delas no futuro. Faça o mesmo.

Notícias

Aqui neste link você encontra várias notícias para o meio de design.

Eu já utilizei diversos destes artigos, como por exemplo a que falava sobre o censo do design com os salários médios da galera.

Use e abuse desta aba, pois tem muita notícia interessante saindo daqui.

Eventos

Não quer ficar por fora? Fique de olho nos eventos da área.

Aqui neste link você ficará sabendo de quase tudo que acontece no mundo do design.

Fique de olho!

Concursos e prêmios

Esta aba aqui anda meio desatualizada.

Sugiro aos escritores prestarem mais atenção aqui e movimentarem mais o pessoal do design.

Vamos ver se esta chamada produz algum resultado.

Cursos e Universidades

Mesmo estando desatualizada, esta aba é de grande valor.

Podemos encontrar muitos cursos e as boas universidades do meio de design.

Para quem está entrando agora no mundo do design,  pode ser o inicio de uma boa orientação para o futuro.

Entre nos links e peça informações dos demais associados.

Não há lugar melhor para se informar.

Exposições

Parece que não tem havido muitas exposições? Ou será que está faltando um pouco de atualização no site?

Que tal a sua presença para movimentar um pouco o meio de design.

É através do interesse do público que os desenvolvedores do site se sentirão estimulados a manter esta página sempre atualizada.

Converse conosco

Quer comentar algo a respeito do site. Vá direto aos responsáveis.

Quando precisei de informações sobre o resultado da pesquisa salarial fui prontamente atendido.

Use e abuse deste recurso.

Importância de pertencer a uma profissão regulamentada

Muitos criticam a regulamentação da profissão. Discutem assuntos como se é válido ter um curso superior ou não. Se a prática não é mais importante do que a teoria dada nas universidades.

Acontece que em todo mercado não regulamentado, há grande disparidade de profissionais, muitos usando o preço de seus serviços como arma de marketing.

Na prática, o maus profissionais, que cobram preços extremamente baixos, são repudiados pelos clientes. Estes mesmos clientes começam a forçar os bons profissionais a trabalharem por preços perto deste valor mínimo. Ou seja, o mercado fica corrompido, não sendo bom nem para os profissionais nem para os clientes. Não raras vezes há evasão de bons profissionais para outras áreas menos corrompidas.

Quando uma profissão é regulamentada, a guerra de preços cai para um segundo plano, pois o órgão regulamentador entra acabando com os excessos. O mercado fica mais estabilizado, mesmo que assuma uma posição de preços abaixo do “valor de tabela”, no qual os profissionais conseguem trabalhar sem problemas.

O grande problema vem quando a profissão acaba de ser regulamentada. Como adequar profissionais de renome, com formação apenas prática?

Aqui vai a experiência de outras áreas, como medicina, engenharia, contabilidade, dentre outras. Existe um período de ajuste, onde os profissionais da velha guarda são aceitos (inclusive muito bem aceitos) e os novos entrantes, pouco a pouco, devem ir se adequando as novas regras.

Não há pra que ter medo! O que se deve ser realmente feito é tomar uma atitude ativa, expondo suas ideias nos órgãos de classe e se ajustar a mudança, que veio através de lei.

Caso tenha tomado esta atitude antes das mudanças, melhor ainda, pois poderá ajudar na elaboração de uma boa lei que regule realmente o mercado.

No caso do design, a lei acabou de ser editada. Ela não é perfeita e ajustes ainda devem ser feitos e normas precisam ser criadas. Esta é a hora de participar dos debates e ser conhecido no mercado.

Vale lembrar que em breve esta lei deve ser estendida para todo o setor gráfico, como costuma acontecer em todos os casos de regulamentação.

Se você é um arte finalista, desenhista, ou gráfico, fique de olho que estas mudanças podem vir a te atingir também.

Não tome atitude negativista. Participe das mudanças ativamente.

Esta é a hora de conversar! Não perca tempo reclamando!

Conclusão

O site da ADG é o portal de entrada para as mudanças que vem ocorrendo no mercado.

Não adianta fazermos críticas! É hora de mostrarmos a cara e participarmos das mudanças.

Espero com este post trazer mais alguns adeptos para o mercado gráfico regulamentado.

Se você me perguntar se estou associado a ADG, respondo NÃO.

Saí do mercado exatamente pela falta de regulamentação, com fama de bom profissional que não conseguiu sobreviver ao canibalismo selvagem dos preços.

Mas estou associado ao CREA pois sou Geólogo, ao CREA, pois sou administrador e futuramente ao CRC pois estou me tornando contador.

Penso seriamente em me associar também à ADG pois como trago este blog nas costas e ocasionalmente posso voltar ao mercado, é bom estar preparado agora, quando os profissionais autodidatas ainda estão sendo aceitos.

Creio de bons profissionais com bagagem administrativa podem muito bem ser aceitos neste meio. E o que você acha? Use nossos espaços de comentários para discutir o assunto.

Espero que tenham gostado da postagem.

Até o próximo post.

Abraços!

Você pode gostar também de:

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

2 comentários

  1. gsc03bh

    Ótima postagem. Obrigado pela super dica e por informações tão preciosas para os Gráficos. Vou ler tudo com calma e entrar me unir ao Grupo. É uma grande oportunidade! – Imensamente grato! (O site está cada vez melhor: parabéns).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *