Grandes blogs – Design.blog

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Em maio/2012 iniciei uma série intitulada grandes blogs. Na ocasião abordei o Clube do Design do colega Liute Cristian. Hoje, dou continuidade a esta série abordando o blog Design.blog , que tem se mostrado de muita qualidade.

Design.blog – Autores

O Design.blog é editado pelo conhecido Canha, com ajuda de seus colaboradores Robson Godoy, Rafael Costa e Cristy.

Cada um desses autores mantém um estilo próprio, todos com muita qualidade em suas postagens.

Com isto conseguem manter um ritmo de 1 postagem diária, desde que acompanho este blog, sempre com algum assunto de grande interesse para as áreas de design e gráfica.

Assuntos abordados

Logo de cara encontramos o blog dividido nas seguintes áreas: Geral, Design Gráfico, WebDesign, Freelance, Podscast, Loja.

Na guia Geral aborda-se assuntos relacionados a vida dos profissionais de design, afinal, nem sempre são tudo flores. Falta de criatividade, clientes que não respeitam os profissionais ou que não querem pagar o devido valor para as criações, são coisas que acontecem no dia a dia de todo profissional da área. Assim esta guia é repleta de temas que você vai com certeza se identificar, pois são assuntos que volta e meia acontecem com você e com todos os profissionais desta área.

Na Guia Design Gráfico, aborda-se aspectos mais práticos, voltados aos usos das ferramentas e as bases do design. Existem muitos tutoriais, posts sobre tipografia, marcas, logos, cores e aspectos básicos e avançados sobre o design. É a guia ideal para quem está entrando no mercado e por que não dizer também os “macacos velhos” que podem embasar seus conhecimentos através das excelentes postagens deste blog.

Na Guia WebDesign, os autores abordam a questão do design voltado especificamente para criação de sites e blogs. Aqui encontramos dicas a respeito de HTML, cursos e eventos, otimização e customização de blogs. Particularmente é a área que menos me agrada, pois está muito próxima ao que é abordado pelos metablogs, muitas vezes se confundindo, mas nem por isso desinteressante para o público em geral.

A guia Freelance é extremamente interessante para aqueles que atuam no mercado como freelances. Ela aborda aspectos como relacionamento e busca de clientes, aspectos econômicos da vida incerta de ser freelance, aspectos motivacionais para que não se caia na procrastinação e muitos outros aspectos característicos de quem trabalha por conta própria e decidiu ser dono do próprio nariz. Eu particularmente gosto bastante desta aba, pois trabalhei por anos a fio como freelance na área gráfica e os ensinamentos podem ser estendidos para qualquer profissional que trabalhe por conta própria, e não apenas os designers.

A guia Podscast, é relativamente nova, com poucos vídeos, mas trazem uma interação maior com os autores e seguem uma nova tendência de trazer conhecimento através de vídeos ou gravações. O grande lance desta guia é você começar a interagir e sentir a personalidade dos autores, trazendo para mais perto a relação autor x leitor.

A guia loja traz uma série de posters de bom gosto, num estilo que atrai bastante quem trabalha com design.

grandes blogs design blog

Qualidade do blog

Eu acompanho blogs a aproximadamente 5 anos e estou trabalhando bem de perto com blogs da área gráfica desde inicio deste ano.

O Design.blog foi o segundo blog a ser abordado aqui no Dicas Gráficas do Cardquali, perdendo apenas para nosso amigo Liute Cristian do Clube do Design, o qual mantemos uma relação extremamente próxima por sermos parceiros.

Isto mostra a grande qualidade deste blog, pois sem nem mesmo nenhum contato pessoal, pude perceber a qualidade das postagens e a similaridade dos assuntos abordados, complementares aos que abordo aqui em nosso blog.

É muito grande a quantidade de títulos que eu poderia citar aqui, pois são todos muito bem escritos.

Um dos artigos que me chamou bastante a atenção por estes dias foi o post Uma nova Matrix  pegando um link com o famoso filme Matrix dos cinemas e da atual onda na internet que vivemos nestes dias. Me lembrou muito o que fiz em nossa postagem Corel X6! A verdadeira revolução, onde aproveito o lançamento deste grande software e faço uma projeção do futuro dos softwares para os próximos anos. São posts assim que se diferenciam da concorrência e atingem as primeiras posições no google.

O Design.blog é cheio deste tipo de postagens. Ele aborda desde nosso dia a dia até postagens que nos fazem pensar e mudar os rumos de nosso trabalho, pois é muito fácil cair no dia a dia e perdermos a criatividade.

Quer conhecer melhor este blog? Tente por estas postagens:

  1. Fluxo de trabalho em design parte 1  e parte 2
  2. A universidade prepara para o mercado de trabalho
  3. Menos é mais, não só no design
  4. Calculando a altura das fontes

Meus comentários

O mercado de blogs na área de design e gráficas é extremamente mal explorado. A maioria dos blogs são mantidos por gráficas, com postagens nitidamente feitas por interesse nos seus produtos. Na área de design também não é muito diferente. O design é sempre abordado de maneira muito genérica, muitas vezes indo para o lado do design de interiores ou de moda. Na área de design gráfico quase não existem blogs, ficando até difícil dizer quem são nossos concorrentes.

Eu tinha uma antipatia inicial com o Design.blog por não ter vários de meus comentários autorizados no Design.blog, me parecendo inicialmente como uma “panelinha” na área do design. Mas como não me importo muito com isso, continuei acompanhando o blog e aproveitando o que ele tem de melhor: a qualidade das postagens.

Espero que gostem desta minha indicação, pois como citei, os blogs meio que se complementam numa área pouco explorada, ou seja, carentes de informação.

Não tenho nenhum receio de cópias ou plágios, pois sei que o Canha e sua equipe, vão trazer o melhor de suas formações podem dar ao mercado, tanto quanto eu e minha equipe podemos trazer.

Minhas postagens carregam grande enfoque administrativo e motivacional e os do design.blog fazem uma abordagem mais para o lado do processo de design e da vida de freelance, portanto, não conflitando nos assuntos abordados.

Conclusão

Já falei inúmeras vezes aqui que se vocês querem crescer em suas profissões devem estar abertos a aprender sempre o máximo possível.

Se você já acompanha recorrentemente meu blog, pense em fazer o mesmo com o design.blog. Você não irá se arrepender.

Espero que tenham gostado.

Até a nossa próxima postagem.

Abraços!

Você pode gostar também de:

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *