Curso prático de Design Gráfico – Photoshop #6 – Edição básica com brilho, contraste e níveis

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Hoje começamos a trabalhar diretamente com tratamento básico de imagens com o Photoshop CS6. Como não existe um cronograma específico para o ensino/aprendizado das funções do programa, escolhi os métodos que mostram resultados mais expressivos e rápidos para que você possa acompanhar mais facilmente como o aplicativo trabalha no processo de edição e tratamento de imagem.

Vamos conhecer hoje dois recursos básicos para o tratamento e correção de tonalidade, brilho e contraste de imagens, usando o menu Image>Adjustments (Imagem>Ajustes) começaremos nossa jornada através dos muitos recursos de correção e tratamento de imagens do Photoshop. Vamos nos aprofundar em cada uma das ferramentas de correção, e em seguida, voltaremos a estudar mais sobre as ferramentas e paletas do programa.

Como ainda precisamos aprender muitos recursos, vamos trabalhar com ajustes que afetam diretamente a camada principal e, consequentemente afetam o arquivo original depois de salvar as alterações. Em todo caso, você receberá todas as instruções para utilização correta dos ajustes de maneira não destrutiva mais adiante, com a possibilidade de controle total dos ajustes, correções, inclusive podendo alterá-los em qualquer etapa do processo de edição, sem que para isso você precisa desfazer ações (Ctrl+Z).

As aulas estão começando a ficar cada vez melhores, e estamos finalmente começando a trabalhar processos que podem ser empregados em trabalho práticos.

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14 comentários

  1. Antonio CT Lima

    Liute, primeiro muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. As aulas estão ajudando muito, meus parabéns e sucesso no caminho!

    • Carlos, tanto níveis quanto curvas controlas tons “Claros, Médios e Escuros” também conhecidos como realce, médios e sombras. Cada ajuste em curvas ou níveis também pode ser aplicado ao canal geral da imagem (RGB, CMYK) ou a cada um dos canais individualmente, isso quer dizer que você pode editar as curvas ou níveis apenas do canal R (Vermelho) de uma imagem RGB e assim por diante, o mesmo vale para imagens CMYK.

      Abraços!

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