Qual a resolução ideal?

62 Flares Twitter 0 Facebook 57 Google+ 2 Pin It Share 1 Email -- LinkedIn 2 62 Flares ×

Esta semana tivemos a consulta, via email, de um leitor com dificuldade para fechar a arte de um pequeno outdoor. Ele estava fechando o trabalho ficando com um arquivo de 500 Mb e não tinha como enviar para o bureau. Ficou a pergunta: Qual a resolução ideal para enviar o arquivo?

Resolução do original

resolução do outdoor

resolução do outdoor

Usualmente em gráfica sempre preparamos nossas artes com 300 dpi de resolução. Para um serviço até tamanho A4 raramente temos problemas. Mas para tamanhos maiores ou fotos preenchendo toda a folha sempre ficamos com arquivos muito pesados. Para terem uma ideia um arquivo com uma foto única a 300 dpi em A4 ficou com 5 MB, em A3 ficou com 7,5 MB, um banner 60×90 cm ficou com 16,5 MB e um outdoor conseguiu travar a minha máquina.

Quando se pede orientação do bureau de serviço sobre a resolução ideal a resposta é quase sempre a mesma: deve-se enviar as fotos com 300 dpi. Mas será que é isso mesmo? Essa resposta está certa? Você verá que não!

Olhando um outdoor de perto!

Você já viu uma folha de outdoor bem de perto? Quem já viu notou que se usa uma lineatura com pontos de quase 1 cm. É quase impossível se perceber as figuras pegando a folha na mão.

A lineatura é de aproximadamente 10 lpi.

Quem entende um pouco de gráfica sabe que a lineatura usada é aproximadamente metade da resolução das imagens. Por isso no seus trabalhos de panfletos, você envia o arquivo em 300 dpi e o fotolito é gerado com aproximadamente 150 lpi.

Agora convenhamos! Faz sentido mandar uma imagem com 300 dpi para fazer um outdoor com 10 lpi? O ideal seria 20 dpi.

Mas e se o outdoor vai ficar num muro na altura dos passantes, como fica?

Imagens grandes, clientes próximos!

Já neste caso, as pessoas estarão a menos de 1 metro da imagem. Com isso, é necessário usar uma resolução maior e imprimir numa lineatura bem maior, tal qual um impresso gráfico tradicional.

É por isso que o bureau pede sempre a arte com  300 dpi. Não lhe é dada a informação de onde será colocada a impressão e a distância para visualização.

Daí eles pecam pelo excesso. E você que se vire para desenvolver a arte pesada e levar os arquivos para o bureaus.

Logo, a responsabilidade da resolução final, lineatura da impressão e demais detalhes recai sobre que faz a arte. Por isso, se você é o cliente, tenha sempre em mente de dar informações precisas para quem está desenvolvendo a arte.

Não está nem aí para o trabalho que vai dar? Já viu aquelas imagens escuras demais depois de impressas? Bem diferente a foto original? É que elas ficaram com uma resolução maior que a necessária. O resultado é que a arte vai ficando cada vez mais escura, perdendo parte dos detalhes.

Você quer isto para seu trabalho? Claro que não!

resolução x distância

resolução x distância

Resolução ideal! Uma regrinha de três!

Já complicou! Regra de três! Matemática!

Eu sou designer e não matemático!

Bem, vou tentar resumir numa tabelinha para facilitar e dar a base para você aprender a fazer.

Digamos que uma folha A4 a uns 20 cm do seu olho com 300 dpi impresso em 150 lpi seja o ideal para você. Ou mesmo, já que estamos falando em plotagem, que a sua impressora de mesa trabalhe com 600 dpi e tenha uma resolução que você considera boa. Note que a resolução dela é o dobro da necessária no offset.

Essa regra de três serve para qualquer um dos casos. Neste caso vou trabalhar pela resolução de saída e não do original.

20 cm está para 600 dpi assim como 100 cm (1 metro) está para X. Perceba que é uma relação inversa, ou seja, a resolução deve diminuir com a distância.

Logo: resolução = ( 600 x 20 ) / 100 = 120

Fazendo uma tabela:

20 cm -> 600 dpi

1 m -> 120 dpi

2 m -> 60 dpi

5 m -> 24 dpi

10 m -> 12 dpi

20 m -> 6 dpi

Notou como funciona? Tudo depende da distancia que está o seu leitor.

A letras funcionam do mesmo jeito, mas daí vou indicar o texto do autor Canha do blog design.blog com o artigo Calculando as alturas das fontes.

Atenção para as diferenças!

Eu falei de muitos termos aqui: resolução da imagem, resolução da saída e lineatura.

Fique ligado nas diferenças:

Resolução da imagem – É a resolução da foto do seu original. Pelo texto você já viu que em geral usamos 300 dpi, mas que ela pode variar de acordo com o tipo de saída. Se for para offset de uma revista (20 cm do usuário) deve ter os 300 dpi. Se for impressa em Jato de tinta a lineatura cai para cerca de 75 dpi, ou seja, uma resolução de 150 dpi é o suficiente. Já notou que quando imprimimos uma prova jato de tinta coma imagem em 300 dpi ela fica mais escura que a impressão offset? É por causa disso! A resolução está maior que a necessária para o tipo de saída.

Resolução da saída – É a resolução do equipamento que faz a impressão do trabalho. Pode ser a jato de tinta, o plotter, o fotolito ou platesetter. Usualmente ela pode ser ajustada no equipamento até um determinado valor. Na impressora jato de tinta nós verificamos isto pela qualidade da imagem: rascunho, normal, qualidade, qualidade fotográfica. De nada adianta colocarmos uma imagem com resolução de 1000 dpi para garantir e o bureau imprimir em rascunho para baratear a impressão. Tenha em mente que mais que a resolução do seu original, este item se torna muito importante. Pagando-se mais por uma impressão de qualidade, se tem melhor qualidade de saída. A resolução da imagem deve estar de acordo com a resolução de saída. Veja a tabela completa de preços do seu fornecedor e pese a qualidade de saída com o custo de cada impressão. É o famoso custo x benefício.

Lineatura – A lineatura é mais observada nas saídas tradicionais de fotolito. Normalmente usa-se os padrões da máquina, previamente ajustados para cada resolução. Mas isto não é definitivo: O operador pode fazer ajustes de acordo com a necessidade do cliente. Por exemplo, no silk screem o operador faz ajustes para diminuir a lineatura para poder ter pontos grandes o suficiente para boa qualidade do processo. Olhe as estampas das camisas e visualize os pontos. O mesmo pode ser usado num plotter para imprimir um outdoor. Fazendo isto a imagem não fica escura pelo excesso de tinta. É isso mesmo! Excesso de tinta pode ser prejudicial para o trabalho final e no outdoor percebe-se isto!

E no fechamento?

resolução de entrada, de saída e lineatura

resolução de entrada, de saída e lineatura

Parte da dúvida do leitor que falei no início do artigo era quanto ao fechamento do arquivo. O bureau pediu o arquivo em PDF/X-1a e ao fechar o arquivo com as definições padrões chegou-se a um imenso arquivo de 500 MB. Este fechamento foi desenvolvido originalmente para paginas a serem impressas em offset (tamanhos A4 ou A3). O padrão do corel é fechar os objetos em zip, baixa compactação, 300 dpi para as fotos.

No caso de quem trabalha com figuras grandes a serem vistas de longe, pode-se mexer nesta configuração. Minha sugestão é tentar colocar os originais com uma resolução menor, próxima a que defini na tabela acima e ao fechar colocar nas configurações do pdf na aba objetos, um fechamento em JPG com uns 40 de compressão. Não vi necessidade de mexer nos demais ajustes, mas pode-se diminuir um pouco as resoluções também.

Com isso o arquivo vai ficar bem mais leve e poderá ser enviado até pela internet como anexo de email.

Fica apenas o alerta: Em casos especiais em que a imagem é grande, mas fica extremamente próxima ao cliente, deve-se usar as resoluções maiores, e teremos problemas no envio dos arquivos… mas estes são casos especiais.

Nos demais casos, usar uma resolução da ordem de 100 dpi para um banner 60×90 cm ou uns 30 dpi para um outdoor trará excelentes resultados, desde que se escolha impressões com a qualidade que se deseje.

Conclusão

Em artes gráficas, não existem definições padrões. Não se pode olhar o trabalho como uma coisa única. Deve-se levar em conta todo o conjunto: quem vai ler, como vai ler, distância, idade do público (os velhinhos não leem letras pequenas, o jovem já lê), tempo de exposição (o sol desbota o impresso) e muitas outras variáveis.

Fazer boas definições é um trabalho que não pode ser negligenciado e creio eu que cabe ao vendedor, entender as necessidades do cliente e direcionar o trabalho do melhor modo possível. De que adianta vender o material na maior resolução possível, querendo agradar o cliente, e no fim, este achar o trabalho escuro demais?

Qualquer que seja o seu “posto” na cadeia de valor, tenha em mente que ajustar o trabalho ao público leitor é necessário.

Espero que tenham gostado do post.

Podem usar os comentários para suas dúvidas: teremos prazer em respondê-las.

Abraços a todos,

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

62 Flares Twitter 0 Facebook 57 Google+ 2 Pin It Share 1 Email -- LinkedIn 2 62 Flares ×

89 comentários

  1. Ramon Neto

    Muito bom! Adorei o artigo. Só queria entender uma duvida leiga: A menor resolução, menos tinta gasta? Os pontos ficam mais distantes entre um e o outro ou isso é outra coisa que não tem nada a ver?

    Obrigado pelo ótimo artigo, abraço!

    • Paulo Valle
      Author

      Mais ou menos… não é bem assim que funciona.
      A densidade de tinta realmente diminui, mas a imagem fica toda preenchida… o soft preenche os espaços em branco, interpolando os dados.
      A diferença é vista de perto.
      Em baixas resoluções (imagens muito grandes) ao olhar de perto percebe-se os grandes pontos da baixa lineatura. Mas não se percebe qual é a imagem, pois ela foi criada para ser vista de longe.
      Já no caso de imagens com alta resolução… impressas grandes, com resolução maior que a necessária, ficam mais escuras a medida que se afasta dela… podendo até impedir a visualização no caso de imagens escuras.
      Abraços,

    • De um modo geral o que reduz não é resolução da impressora. O que acontece é que ela representará a imagem com pontos (pixels) de cor maiores, preenchendo áreas maiores com a mesma cor. É muito parecido com o que você vê na tela. Não tem relação com a impressora, e sim com a qualidade da imagem enviada para ela.

  2. Igor Souza

    Seria legal, e correto, se você colocasse as fontes da onde retira as informações. Assim, além de poder visitar o autor das teorias e dar visitas e crédito pro site dele TAMBÉM, podemos nos aprofundar no que acharmos pertinente. Todo mundo sai ganhando! O que acha?

    • Paulo Valle
      Author

      Igor,
      Se você andar pelas postagens vai perceber que geralmente isto é feito. O Liute quase sempre deixa os links de onde ele viu determinada postagem. Nas minhas postagens, quase sempre são assuntos baseadas na minha experiência de vida e nas universidades que fiz, não existindo uma referência precisa, pois sai diretamente da minha cabeça. Quando a idéia vem de algum leitor ou faço uma pesquisa para responder determinada questão eu linco o original, inclusive anexando vídeos do youtube quando é o caso.
      Nessa postagem específica, a fonte foi algumas revistas publish lidas a 10 ou 12 anos atrás, já jogadas fora, mas com as informações armazenadas na minha cabeça. As fotos foram retiradas do google imagens através de palavras chaves ligadas ao tema, até encontrar as imagens que eu tinha em mente (não olhei o site de onde sairam… puxei direto do google). Tendo sido sua não terei nenhum problema em linkar para o site e desde já peço desculpas pelo uso.
      Abraços,

      • Igor Souza

        Olá Paulo!

        Perfeito, sem problemas! Desculpe, acabei nem expressando o quanto admirei o post no último comentário. Fiquei admirado pelo conteúdo técnico e bem específico, que encontro sempre somente em sites estrangeiros. Questionei mesmo somente pelo post ser muito bom, a ponto de despertar minha curiosidade e vontade de aprofundar ainda mais no assunto. Agradeço a breve resposta e peço desculpas por qualquer incômodo. Parabéns pelo blog e muito sucesso!

        Abraços

  3. Daniel

    Boa tarde,
    Parabéns pelos ensinamentos, se todos os seres humanos tivessem a tua humildade o mundo com certeza seria melhor, estou com uma dúvida se possível poder me ajudar eu estou tentando fazer uns adesivos para colar nas portas internas com imagens de paisagens, pessoas etc… os sites que vendem imagens são muito caros pois preciso de várias, eu encontrei vários sites que não cobram as imagens, mas a minha dúvida é a seguinte até para montar um padrão qual os tamanhos em pixels X pixels minimo que iram me garantir uma imagem real com o máximo de qualidade o tamanho de impressão será de 2,10 x 0,90cm e encontro imagens de por exemplo 1800 x 1200 pixels com 300 dpi, a pergunta é a seguinte se eu amplia conforme tu explicou para o tamanho que preciso e diminuir os dpis eu consigo a super qualidade? ou este tamanho é muito pequeno, se for qual o mínimo aceitável que eu posso procurar para ter esta qualidade, estou perdido pois estou procurando várias imagens e fotos e elas tem vários tamanhos em pixel socorro!!!!.
    Desde já muito obrigado e um grande abraço.

    • Paulo Valle
      Author

      Daniel,
      Impressão de grandes formatos não é bem a minha experiencia. Mas pude trabalhar um pouco com ela nos ultimos tempos e fiquei impressionado com os resultados obtidos com baixa resolução. Como dica posso falar que basta criar o seu arquivo na medida original. Se a foto capturada da internet ficar do tamanho que você deseja com uns 72 dpi, possivelmente o resultado será bom. Basta que no final o arquivo seja transformado para 300 dpi ou se ficar muito grande uns 150 dpi. A interpolação na maioria das vezes agrada. Eu venho pegando imagens no google imagens e usando sem grandes problemas na qualidade. Tem que tomar cuidado com direitos autorais, mas imagens comuns, muito repetidas, costumam estar entre as gratuitas dos sites de imagens.
      Deu pra entender? Faça alguns testes diminuindo paulatinamente a exigencia de dpi… você vai se surpreender.

  4. Renato Porfirio

    Ótimo artigo Paulo,
    Trabalho com impressão digital a mais de 6 anos e é exatamente assim que eu penso sobre o assunto. No mundo da comunicação visual um dos maiores clichês é “mande com 300dpis que esta correto” mas não é bem assim!

    Também ja trabalhei um tempo com criação então entendo os 2 lados da moeda, mas acho que as vezes falta aquela comunicação entre os designers/arte finalistas com pré-impressao/impressão.

    Mas vc expressou bem a idéia que compartilho: Cada trabalho tem as suas particularidades e não existe uma regra pré-definida, muitas vezes vai do feeling, das experiências passadas e é isso que torna esse mundo fascinante pois nenhum job é igual ao outro!

    abs e estarei acompanhando!

    • Paulo Valle
      Author

      Renato,
      Eu já sofri muito com os tais dos 300 dpi.
      E pior é que fica muita densidade de tinta e acaba ficando muito escuro, pior do que em resoluções mais baixas quando visto de longe.
      Por que não se pergunta primeiro: A que distancia seu material será visto? Pois é exatamente isto que vai indicar a melhor resolução!
      Obrigado pela participação.
      Abraços,

  5. Julio

    Paulo, tudo bem?

    Bom, estou começando a fazer layouts como freela e me peguei em dúvida. Gostaria de saber da qualidade da imagem, pois estou prestes a criar alguns banners e já estou procurando imagens em alta em banco de imagens, no entanto, qual seria a dimensão ideal, o tamanho de img indicado para eu criar um banner de 2m x 1.5m??

    Se puder me ajudar, ficarei agradecido!
    Obrigado.

    • Paulo Valle
      Author

      Julio,
      Eu já falei sobre isso na postagem: http://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/
      Na verdade vai depender da distancia que se vai ver a imagem.
      Eu tenho feito banners para serem vistos a 1 ou 2 metros com fotos comuns. Uma imagem pouco maior que um A4 com 72 dpi ampliada para o tamanho que você citou costuma dar um bom resultado.
      Mesmo pegando imagens da web, se ele abrir um pouco maior do que o A4 mesmo que seja em 72 dpi, cresce ela para a medida que quer e não ajusta os dpi… trabalha em baixa resolução mesmo.
      faz todo o layout na medida original sem mexer na qualidade das fotos. No final exporta para um JPG comprimido na maior resolução que conseguir, com tamanho final menor do que 10 MB… isso pode acontecer com 300 dpi,200 dpi ou mesmo apenas 72 dpi… depende das imagens. O peso da imagem a ser mandada para o bureau é um fator que vai pesar para você… quanto maior a resolução, melhor… mas como vai ser visto de longe pesa muito pouco.
      Leia o artigo!
      Abraços,

  6. Muito bom o conteúdo do seu site, parabéns. Eu não trabalho especificamente com artes gráficas, faço alguns trabalhos esporádicos e tudo que sei sobre o assunto aprendí na “mechânica” e lendo material na internet como este que postou. Minha segmentação de trabalho é mais voltado a elaboração de material para sites e precisei criar montar um banner específico para um cliente, ao procurar me deparei com seu material. Parabéns mais uma vez, suas informações me ajudaram bastante, seu site é rico em informações e muito ajuda a pessoas como eu, leigas no assunto, a realizarem pequenos trabalhos. Forte abraço.

    • Paulo Valle
      Author

      Marcelo,
      Agora que nos descobriu, continue conosco assinando a newsletter. Tem sempre novidade no site. Principalmente na parte administrativa tem muita dica que se aplica a qualquer ramo de atividade.
      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      Evaldo,
      Eu uso o Corel e os arquivos ficam bem menores.
      Acontece que o photoshop trabalha com a resolução final do arquivo e com várias camadas e por isso fica assim monstruoso.
      Para enviar para a produção basta um JPG com 300 dpi ou menos bem compactado… isso vai dar arquivos com menos de 10 Mb (só que ele junta as camadas quando faz isso).
      Verifica se não é isso mesmo e me fala.
      Para diminuir o arquivo de trabalho verifica se as camadas já do tamanho final não estão maiores do que os 300 dpi e reduz os dpi para 300… o arquivo vai ficar menor.
      Sugiro ver o vídeo: http://www.cardquali.com/dia-dia-na-grafica-6-como-trabalhar-outdoors-grandes-formatos/
      Abraços,

  7. Mário Vilela

    Excelente texto! Não sabia a respeito dos outdoors. Sempre Mandei outdoors com o máximo de resolução possivel 100~150 dpi pois de acordo com o tamanho da imagem o programa não suporta exportar para resoluções maiores. Sempre trabalhei em gráficas e hoje estou trabalhando com formatos maiores e não tinha essa noção.
    Muito obrigado.

    • Paulo Valle
      Author

      A resposta está na própria postagem.
      Dei o exemplo de uma impressora com 600 dpi (nosso olho mal percebe os 300 dpi)… pela regra de três, o seu poster que vai estar acima do sofá, ou seja você vai estar a cerca de 1 metro do poster, precisará de 120 dpi… acima disso é luxo.
      Agora como eu faço… você tem a imagem original, uma foto por exemplo. Crie uma página no Corel com o tamanho desejado. Importe a imagem da câmera e redimensione para o tamanho desta página. Se estiver acima dos 120 dpi deixe como está e salve o arquivo. Se estiver menor, vale a pena colocar nos 120 dpi e fazer um tratamento nela para melhorar a qualidade. Salve o arquivo. Não adianta deixar ele com mais de 10 MB pois terá dificuldade de enviar… se estiver grande marque ele e exporte como JPG começando com 300 dpi e vá diminuindo até que o arquivo fique próximo aos 10 MB… assim você vai obter o máximo de resolução possível com tamanho aceitável, com alguma perda na compactação JPG… o resultado geralmente agrada.
      Abraços,

  8. Emanuel

    Olá…preciso realizar um trabalho para ser colocado no vidro traseiro de um onibus…obrigatoriamente preciso ter as medidas deste local ou há uma medida que posso trabalhar sem me preocupar…..

    Então a dúvida é esta…se não tenho o tamanho original de onde a arte será colocada posso criar mesmo assim ?

  9. Valmir Dias

    Paulo, preciso imprimir em papel fotográfico nas dimensões 60cm x 90cm com a máxima qualidade possível, para visualização a 50cm. Qual deve ser a resolução em megapixels?

    • Paulo Valle
      Author

      Valmir,
      Fazendo as contas -> (600×20)/50 = 240 dpi
      Não usamos Megapixels em editoração. Isso é uma unidade de captura de câmera (original) que se baseia no tamanho da foto final a 72 dpi.
      Faça a captura na maior resolução possível, aplique no programa de editoração com a página criada no tamanho final de impressão e cores CMYK com 240 dpi.
      Ajuste a imagem dentro da área do banner e converta no final para os 240 dpi, pode ser em JPG mesmo tendo alguma perda pois dificilmente alguém perceberá essa perda.
      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      Phablo,
      Isso não depende de formato da imagem. Isso é um efeito gerado em programas como o Photoshop, Corel Photopaint ou mesmo no Corel. Em cada um é feito de uma maneira. Tem que saber em qual programa vai fazer e ver o tipo de efeito final que quer para dar um passo a passo. Eu usei isso umas 2 vezes e não lembro como fiz.
      No Corel marca a imagem e vai em Bitmap>transformação de cor>meio tom e mexe nos ajustes até ficar como quer.
      Eu acho que é isso que você está querendo fazer.
      Abraços,

  10. Marvio M. de Souza

    Preciso fazer um banner de aproximadamente 2,00×2,00 m para colocar na parede da minha igreja que tem um templo de aproximadamente 15m e a pessoa mais próxima do banner ficará a uns 3m de distância. Gostaria de saber qual o tamanho do arquivo que eu devo criar no Corel e qual a melhor resolução usar dentro das descrições acima?

    • Paulo Valle
      Author

      Fazendo as contas resolução = ( 600 x 20 ) / 300 = 40 dpi

      Perceba que nessa medida de 2 x 2 m é possível trabalhar com resoluções maiores sem pesar o arquivo.
      Minha sugestão se está trabalhando com Corel é fazer o banner com as imagens originais sem alterar elas. Ao finalizar salva e vê com que tamanho ficou… se ficar com mais de 10 MB transforma em JPG com muita compressão e vai abaixando a resolução até que fique dentro dos 10 MB de tamanho para ficar fácil de enviar para o Bureau.
      Abraços,

      • Marvio M. de Souza

        Entendi, mas a minha maior dificuldade está na hora que eu abro o programa e preciso criar um novo arquivo. Qual tamanho esse arquivo deve ter? Tendo em vista que se eu criar no tamanho original, nem na tela do monitor vai caber. Um abraço!

        • Paulo Valle
          Author

          No corel dá para criar o arquivo grande sem grandes problemas e redimensionar ele a vontade.
          No Photoshop isso realmente fica pesado.
          Eu faço os meus no Corel num tamanho de uns 10% do tamanho original, por que fica mais fácil de trabalhar… o padrão de texto do corel é corpo 24… depois de acabado eu redimensiono tudo, tomando o cuidado de marcar as bordas sempre para redimensionar com o objeto.
          No Photoshop vai ficar lento realmente… mas ele reduz para caber no monitor também… mas vai ter mais trabalho.
          Abraços,

  11. Boa tarde Paulo, sou freelancer e sempre procuro tirar minhas dúvidas, principalmente quanto relação a impressões e minha dificuldade é sempre sobre outdoor, no caso de imprimir no tamanho padrão de 9×3 m, o documento que irei criar no photoshop sera proporcional a esse valor na resolução de 300 dpi. Sim, isso eu entendi, rsrs, porém, ainda não consegui entender como sei qual vai ser essa proporção… Seria um documento de 27 cm x 9 cm / 300 dpi fechado em pdf ? Mas quanto em relação as imagens que pegarei na internet para complementar meu trabalho? Tem que ser imagens maior que qual resolução? dúvidas, várias dúvidas.

    • Paulo Valle
      Author

      Alexandre,
      Vou te passar o que eu faço.
      Eu crio um arquivo umas 10 x menor… no caso seria 90×30 cm e faço a edição no corel com as imagens originais sem mexer em resolução. Só vou me preocupar com isso no final ao preparar o arquivo para enviar.
      Como você é um pobre coitado usuário do photoshop vai ter que trabalhar desde o inicio com um arquivo grande.
      Se você fizer a conta pro outdoor que eu fiz na postagem… 600 dpi a 20 cm para virar um outdoor visto a 6 m (600 cm) vamos ter uma resolução de 20 dpi.
      Isso nos dá uma arquivo de 60 cm x 20 cm com 300 dpi… se multiplicar por 15 as medidas e dividir os dpi por esses 15 vai ficar 900×300 cm com 20 dpi.
      Isso já seria o ótimo… o bom pode ficar na metade do caminho… 30×10 cm a 300 dpi (no final vai ficar com 10 dpi quando crescer percebendo a imagem como uma imagem de 300 dpi a 20 cm.
      Faz as contas.
      Abraços,

  12. Dayvison Silva

    Grande POST esse teu, a tua humildade é que é mais incrível, parabéns!
    Sou design e a arte maior que eu fiz até agora foi 60x120cm, fiz o seguinte, criei o documento com essa media e em 150 dpi, saiu bom mas sei que se eu criar um bem maior o PC explode!
    Já ouvi falar que você pode fazer com 10% do tamanho real, dizem que fica na boa também, nunca fiz para saber, mas dae quando for mandar para imprimir tem que avisar o tamanho real. como funciona isso, me explica em detalhes, sou muito detalhista, me explica em detalhes por favor ?!

    • Paulo Valle
      Author

      Dayvison,
      Na verdade você manda no tamanho real.
      Na hora de trabalhar é que ajuda muito pois as figuras e fontes são criadas para serem vistas no tamanho A4.
      Não te incomoda pegar uma figura da web, copiar, colar no micro e ter que ficar procurando ela para redimensionar ao tamanho do seu layout?
      Abrir um texto no tamanho 24 e ele nem, aparecer na página… clicar nele e crescer para enxergar?
      Trabalhando menor as figurar entram num tamanho legal e no final redimensiona para a medida de saída preferida.
      Eu uso corel e isso me facilita muito. Mas se você fizer a conversão dos dpi para uma medida menor no photoshop… trabalhar com ela e no final redimensionar, vai ver o ganho em produtuvidade ao pegar as imagens e textos.
      Experimenta.
      Abraços,

  13. Rafael

    Primeiramente adorei o POST, e lendo os comentários, te dou parabéns pelo profissionalismo, paciência e humildade em ajudar todos que procuram aqui saciar suas duvidas…
    Trabalho na empresa do meu pai, Mat. de construção, e já a algum tempo tenho feito trabalhos no Photoshop, e tenho aprendido através de pesquisas e perguntando pra outros profissionais aqui da cidade.
    Hoje me deparo com um pedido de meu pai, uma propaganda com 2,10 x 1,40 m. As imagens salvas aqui da própria loja (produtos), não ficam legais quando abertas nessa resolução, teria alguma saída?
    Li em um dos comentários algo sobre trabalhar a imagem menor para que na saída redimensionar e confesso que não entendi muito bem… Desculpe me pela ignorância… Você poderia me ajudar?
    Desde já, mesmo se não puder por algum motivo, agradeço pelo post, abriu muito minha forma de enxergar a criação de tais trabalhos! Valeu Paulo!!!!

    • Paulo Valle
      Author

      rafael,
      vamos lá na resposta.
      Essa propaganda vai ficar a quantos metros das pessoas?
      Uma folha de papel que é olhada a 20-30 cm de distancia precisa de resolução de 300 dpi.
      Um painel que vai ficar no chão da loja a cerca de 1 metro de distancia das pessoas não precisa ter mais de 100 dpi (na verdade 90 dpi).
      se for para a fachada da loja pode ter ainda menos.
      minha sugestão é fazer a sua arte com 21×14 cm com 900 dpi… as fotos coloca com a melhor resolução que conseguir ao fotografar. quando finalizar para impressão junta tudo e aumenta para 210×140 cm com 90 dpi… se sua máquina suportar mais pode tentar aumentar os dpi um pouco que vai deixar a imagem ainda mais viva.
      o arquivo em pequena dimensão te facilita o trabalho no photoshop… depois é só criar um jpg redimensionando ele… deixa a imagem final com cerca de 10 mb para facilitar quando enviar para impressão… vai aumentando a resolução e checando o tamanho do arquivo.
      deu para entender?
      Abraços,

  14. Michele

    Olá, eu possuo uma parede em minha sala de 2,30m de altura por 3,65 de largura a qual eu estou pretendendo cobrir com um painel adesivo com motivo de floresta e cachoeira. Gostaria de saber qual a resolução ideal da imagem que eu preciso enviar à gráfica para impressão para que a mesam fique com ótima definição em minha parede.
    Obrigada!

    • Paulo Valle
      Author

      Michele,
      Uma imagem com 150 dpi ja vai ficar com aparencia realistica. Um painel desse não serve para ser visto de perto pois perde-se o todo da imagem. Com os 150 dpi, mesmo olhando a uns 50 cm da parede ainda vai parecer fotográfico para quem quer observar os detalhes. não precisa mais do que isso… acho até que pode ser menos. você vai ter que imprimir numa máquina de pelo menos 2,40 metros de largura.
      Abraços,

  15. Taciane

    Boa tarde, Paulo!
    Pesquisei bastante a respeito da resolução e, tenho que dizer, esta página está de parabéns. Você é muito atencioso com seus leitores e tem uma paciência do tamanho do mundo heheh
    Estou entrando nesse ramo agora.. Minha empresa está quase aberta e agora minha maior preocupação é com as imagens (direitos autorais, qualidade, etc).
    Meu foco inicial são almofadas com 45x45cm.. O que quer dizer que serão vistas tanto de perto quanto de longe. Nesse caso acho que preciso manter os 300dpi, correto? As imagens de livro uso comercial que estou pegando possuem todas 96dpi.. Se eu só mudar a configuração dela no photoshop para 300dpi o resultado será o mesmo? Estou louca para fazer os testes heheh

    • Paulo Valle
      Author

      Taciane,
      Nessa medida dá para usar os 300 dpi mas não chega a ser necessário… se diminuir um pouco para uns 200 dpi não vai dar grandes diferenças.
      O original é que deve ser o melhor possível… pegar figuras pequenas de web e ampliar não vai dar o melhor resultado… sempre vai cair alguma coisa.
      Mesmo que amplie no fotoshop de 96 para 300 dpi vai continuar sendo uma imagem de baixa qualidade… a ampliação apenas interpola pontos entre um ponto e outro para melhorar um pouco a qualidade… quando a ampliação é pequena nada se nota mas se for muito grande notará o problema.
      Só de ampliar a imagem na tela você perceberá os problemas. Não precisa nem imprimir para ver.
      Abraços,

  16. Renato

    Olá Pessoal, queria ver com vcs se uma imagem de 6Mp (2816 X 2112) ficará bom para uma parede de 2.779cm de largura por 2.568 de altura quando visto numa distância de 50cm. Caso não, vcs teriam uma sugestão?

    Tem outras medidas acima disso que vão até 70Mp ( 9600 X 7200)

    Agradeço qualque informação que me esclareça a dúvida,

    att.,

    Renato.

    • Paulo Valle
      Author

      Você não falou quantos dpi tem… mas vamos supor que seja 2816×2112 pixels em 72 dpi… quando ampliada para 2,77 m de altura vai ficar com 5 dpi apenas… o ideal para essa medida é ter uns 60 dpi ao ser ampliada e observada de uns 2 m. Isso daria uma resolução de 36000 pixels. Mas acho que é exagero.
      Primeiro você mal percebe a imagem como um todo a 50 cm de distancia… o seu campo de visão não passa de 120 graus, então a 50 cm se enxerga menos de 1 m de parede.
      Use a maior resolução que puder… essa de 70 Mp resolve e dependendo da aplicação pode-se usar até menor. A interpolação da própria impressora vai fazer o resto. Ao ampliar tenta aumentar um pouco a resolução com o uso do software, mas sem exageros… se houver textos prefira usar programas vetoriais como o corel para preservar a resolução pelo menos nos textos… na figura se percebe menos a ampliação.
      Abraços,

  17. Olá, estou produzindo uma imagem para ser aplicada em uma parede, a parede pode ser vista de perto já que fica em um corredor dentro de uma empresa. A parede tem 780cm x 265cm. Estou na dúvida do tamanho/resolução do arquivo, ele atualmente está com 780cm x 265cm com 75dpi e está ficando muito pesado e difícil de trabalhar. Será que é possível reduzir essa resolução.

    • Paulo Valle
      Author

      Anderson,
      Trabalhar com imagens desse tamanho exigem bastante memória no computador, principalmente se forem imagens bitmap.
      A resolução escolhida parece legal… tem que ver o nível de detalhe da imagem, pois embora esteja bem junto dela uma coisa é perceber a imagem como um todo e outra é olhar os detalhes.
      Exemplificando… fazer uma paisagem na parede pode ter resolução menor… mas se for um “onde está o Walie” onde se vai procurar detalhes (se me entende o que quero dizer), precisa de uma resolução capaz de ver esses detalhes.
      Ou seja, trabalhar com os 75 dpi está legal na maioria dos casos, mas precisa gastar uma graninha em memória RAM para melhorar o desempenho da máquina. Caso vá a detalhes prefira uma resolução maior (creio que 150 dpi deve atender). Faça um teste editando uma imagem em A4 e colocando no local que vai ser visto… um detalhe em tamanho real tirado da imagem maior.
      Abraços,

  18. Gleydson Magalães

    Amigo, eu trabalho como designer a pouco tempo, mas ou menos 8 meses…e trabalho com imagens de internet, tento pegar as com resoluções boas de 300dpi, no começo ja fiz outdoor de 9x3m em tamanho real no pc rsr confesso q deu trabalho mas fiz, agora tento fazer menor tipo, quando um trabalho tem muita imagem faço sempre na metade do tamanho só que ficar gigante o arquivo, ai tenho q enviar via pendrive pra grafica ou cliente………meu medo de fazer os trabalhos em escala menor, é as imagens ruins da net perderem mais qualidade ainda, tipo: uma arte de 9x3m eu faço em 4,5×1,5m no pc quando vou finalizar eu transformo as imagens jpeg em bitmap 300dpi estando com a escala na metade do tamanho, no caso 4,5×1,5m assim vejo se a imagem vai ficar pelomenos visivel e com qualidade “aceitavel”, e no caso a cada imagem o aquivo vai ficando grande………….queria saber, se eu posso fazer o procedimento de: colocar na escala menor um trabalho, ex 10%, e quando eu for finalizar eu ir transformando as imagens jpeg em bitmap 300dpi na escala de 10% sei q vão ficar menor o arquivo assim mas quando eu mandar p grafica e eles aumentarem pro tamanho normal de 9x3m as imagens vão esta igual a que eu estava fazendo anteriormente? …resumindo: transformar imagem jpeg em bitmap 300dpi na escala 10% é a mesma coisa que transformar em escala normal 100%?? ……..so mando arquivo CDR p gráfica, valew aguardo ajuda de vcs.

    • Paulo Valle
      Author

      Gleydson,
      Eu faço assim. No Corel eu monto uma página com uns 10 x menos de tamanho do tamanho original. Isso facilita na hora de montar o layout. Tenha atenção em marcar as bordas (linhas) para aumentar ao serem redimensionadas… tem a opção no menu de linha. As imagens eu uso exatamente como pego elas da web.
      Quando o serviço está pronto eu faço dois testes… quando tem muito traço e pouca foto eu amplio e jogo cerca de 75 dpi nas fotos e vejo se o arquivo fica com uns 10 a 15 MB… se ele ficar muito grande eu adoto outra estratégia… vou criando jpg no tamanho final e vou aumentando a resolução aos poucos até ficar no tamanho de 10 a 15 mb.
      Lembre-se que a imagem capturada da web em geral fica do tamanho de um A4 com 72 dpi… ao ampliar ela fica apenas com uns 11 dpi. O problema principal são os textos… se der para levar como traço é melhor pois não perde qualidade neles. A foto mesmo não vai ter algoritimo de ampliação que resolva o caso e na prática pouco importa pois vemos a imagem de longe.
      Meus clientes não reclamam. tenta aí e me fala.
      Abraços,

  19. ana

    oi Pessoal. Excelente artigo. no caso de um outdoor que vou começar a ver uns 20 segundos antes de chegar nele e que terá 20m por 8m. A dona da empresa de outdoor me diz para fazer com 300 dpis, mas lendo esse artigo estou super na duvida. devo ligar na grafica que vai imprimir a lona para questionar sobre a linearidade? qual a resolução que voces imaginam nesse caso?

    • Paulo Valle
      Author

      Ana,
      O pessoal que simplifica as coisas faz a arte umas 10 x menor com 300 dpi e ponto final… daí teria um tamanho de 200 x 80 cm (ou 2×0,80 m se preferir) com 300 dpi. Isso vai dar uns 30 dpi na impressão que é até muito (o outdoor precisa só de uns 11 dpi parea ser visto de longe). Tenta nessa medida e vê se o seu micro aguenta. Na hora de enviar orienta de ampliarem a imagem 10 x.
      Abraços,

  20. Pedro Muzy

    Boa tarde, excelente post, gostaria de saber em relação a um BusDoor qual a resolução a se usar? e o tamanho em uma escala menor se possivel pois fica dificil trabalhar com uma imagem grande no PhotoShop, Abraços

  21. Henrique Müller

    Muito boa a informação. Me ajuda em um quesito amigo, se puder.
    O Cliente criou um ´relatorio` de aproximadamente 670MB com 36 pag
    no Corel Draw X6. Trocamos o pc para um de melhor qualidade e 8GB de Ram.
    Melhorou pouco. Já informei a mesma que seria melhor dividir esse arquivo
    em algumas partes pois esta pesado D+. Só que minha atuação e suporte,
    seria indicado o que eu propus?

    • Paulo Valle
      Author

      Possivelmente o arquivo está com imagens muito grandes deixando o mesmo muito pesado. Deve dar para melhorar isso mas depende do que vá fazer com o arquivo.
      Uma forma de tentar melhorar de maneira rápida é convertendo para pdf. Abra o arquivo, mesmo demorando e salve como PDF/X-1a caso seja para impressão gráfica ou PDF WEB caso seja para distribuir pelo site. Ao fazer essa conversão as fotos serão automaticamente convertidas para 300 dpi no primeiro caso e 72 dpi no segundo caso, caindo muito o tamanho do arquivo.
      É bom frisar que, embora o Corel consiga trabalhar com isso, ele não é o programa ideal para fazer revistas e livros. O Adobe InDesign e outros programas de publicação são mais indicados.
      A conversão que falei acima, embora possa ser demorada num arquivo desse tamanho, vai ser mais rapida do que você tentar editar manualmente ele.
      Verifique também se sua HD tem bastante espaço livre… quando o espaço livre cai abaixo da metade da capacidade o arquivo de troca temporaria do windows começa a travar o desempenho… isso pode estar sendo sentido no seu caso.
      Espero que algo do que falei acima funcione para você… querendo trocar mais idéias pode me contatar.
      Abraços,

  22. Adriano Merhere Moreira

    Por favor, poderia me tirar uma dúvida. Eu sei que imagem muito grande como por exemplo 50 metros ela tem que ser com baixa qualidade porque o objetivo é enxergar ela de longe. E de longe ela fica bonita. Mas eu tenho uma teoria que se a mesma imagem de 50 metros de diâmetro tiver uma qualidade absurda de boa , conforme a pessoa se afastar da imagem o olho humano irá deixar de ver detalhes o que torna muita qualidade em longa distancia pior. Isso é correto ? Uma imagem grande ao ver de longe vou ver melhores detalhes e uma imagem grande com uma qualidade muito grande ao ver mais de longe vou deixar de ver detalhes. Isso é correto ou quanto maior a qualidade de uma imagem eu vou ver melhor quanto mais longe eu for ? Estou em uma discussão com um amigo faz dois dias e gostaria de saber quem está certo. Pois ele acha que uma imagem de outdoor se for impressa com uma qualidade igual fazemos em uma pequena foto de revista a gente irá ver de longe muito mais detalhes e melhor. Se eu estiver certo por favor me de algo ou algum exemplo que eu possa provar isso pra ele. Obrigado

    • Paulo Valle
      Author

      Adriano,
      Uma imagem muito densa começa a ficar escura.
      Faça um teste numa folha pequena mesma. Ache na web uma imagem absurdamente grande. Faça ela ficar com uns 9×9 cm e coloque 6 imagens numa folha A4. Deixe a primeira imagem com a resolução original (que deve chegar a uns 10 mil dpi) e vá dando passos na qualidade até chegar a uns 150 dpi… tipo 10 mil dpi 5mil, 2500 dpi, 1000 dpi, 300 dpi e 150 dpi (acerte esses numeros de acordo com a sua imagem mantendo os 300 e 150 dpi no final). Imprima essa folha e observe a folha segurando na mão e olhando a 1 metro de distancia e marque as com qualidade melhor… não vi a imagem mas estou quase certo que segurando na mão a de 300 dpi ficará com a melhor qualidade (talvez uns 600 dpi fique melhor pois o nosso olho consegue ver até uns 400 dpi) e a de 150 dpi será a melhor olhada a distancia de 1 metro… faça o teste e me fala.
      O mesmo poderá ser observado na sua imagem gigante… mas dai a resolução vai ficar na faixa dos 11 dpi que é a resolução dos antigos outdoors.
      Lembre-se que ver de perto não é opção… uma propaganda com 50 metros… a letra pequena vai ser maior do que uma folha A3… não adianta dar grande qualidade num tamanho desses para o cara que subir na armação ver a palavra “opor” (que vai ter cerca de 1 metro do campo de visão dele) onde está escrito “oportunidade” (com quase 3 metros e totalmente fora do campo de visão dele).
      Faz aí o teste e me fala.
      Abraços,

  23. José Eduardo Galdino

    Parabéns! Sua ajuda merecem nossos reconhecimentos. Aproveito, para pedir se ê possível eu conseguir com a máxima qualidade uma foto em formato grande( 1,20cm x 2,00cm ), para ser visto a uma distancia mínima de 1 metro. peço, sua dica qua a resolução mínima q devo configurar na câmara fotografica, e quantos dpi devo informar para a gráfica pata solicitar a impressão desta foto retrato, com papel fotográfico fino brilhante. Att

  24. Ewerton

    Eu ainda tenho dúvida numa questão, preciso elaborar a arte para um banner que vai medir 260×60 cm.
    Pretendo criar a arte no photoshop e enviar pra gráfica, mas então quais as medidas que eu uso ? tentei criar um documento na proporção original mas não deu muito certo, ficou travando na hora de salvar. Se puderem me orientar ficarei grato.
    abraços.

    • Paulo Valle
      Author

      Sim. É possível dependendo do tamanho que se deseje.
      A maioria dos celulares tira fotos que podem ser tranquilamente usadas em seus trabalhos.
      Para imprimir panfletos até A4 com 300 dpi é muito tranquilo, pois uma camera de 5MP comum nesses celulares atuais consegue uma resolução de um pouco mais que isso ao ser redimensionada para esse tamanho.
      Já no caso de plotagens grandes vai depender o tamanho dessa plotagem, mas em geral não há problema algum.
      Agora se for um celular antigo com resolução VGA já deve ter problema… ou seja, é possivel sim mas depende do tamanho da impressão e da resolução do celular.
      Abraços,

  25. Sou fotógrafa e meu cliente está me pedindo para mandar a foto em psd, o que posso fazer no lightroom. Mas ele vai utilizar em formato 2 x 2 , posso mandar em 200 DPI . O que mais preciso fazer para que a impressão fique boa ?

    • Paulo Valle
      Author

      Fatima,
      Eu não utilizo o Lightroom mas imagino que seja otimizado para fotos para web.
      Antes de mais nada deve-se verificar se ele permite transformar as fotos para 300 dpi e cores CMYK que é o padrão utilizado em gráfica… se não permite o programa não é indicado para essa aplicação.
      Ao transformar as fotos pode-se fazer diversos ajustes de contraste e nivel de cor, mas cada caso é um caso… voc~e deve procurar fazer uma boa foto de 2×2 metros (imagino que seja isso) com 300 dpi e cores cmyk. Mas é bom avisar que pegar uma foto com 2 x2 cm e 72 dpi e crescer artificialmente para 2×2 m e 300 dpi não vai dar bom resultado… o original deve ser grande o suficiente para ter a menor perda possível senão vai ficar com a aparencia de serrilhada e sem definição.
      Pode ser que não precise dessa resolução toda… vai depender da posição do observador… faça as contas que estão no artigo… lá já tem um exemplo que se encaixa no seu caso.
      Abraços,

  26. Priscila

    Olá, boa tarde, tenho uma duvida meio que besta, mas… vamos la, trabalho com venda de pinturas digitais na internet, vendas de impressão arte final, gostaria de saber qual o tamanho exato em centímetros que minha imagem precisa ter para ser impressa na gráfica?, eu sei que precisa de 300dpi, mas no caso uma medida de 50x40cm, como faço para definir esse tamanho usando o photoshop ? obrigado

    • Paulo Valle
      Author

      Priscila,
      Antes de mais nada deve consultar a gráfica.
      Em geral deve ter que deixar uns milimetros nas bordas sangrado para que ao cortar não fique filete branco… essa medida varia de grafica para gráfica.
      A maioria das graficas vai precisar de algo como 506×406 mm com 300 dpi e cores CMYK… mas algumas conseguem cortar bem com 502×402 mm… ou seja, ligar para a grafica antes de fazer a arte.
      Abraços,

  27. Thaís Santos

    Boa tarde à todos… Eu juro que li mas não consegui compreender as explicações! Não porque você explicou mal mas porque seu muito difícil mesmo de compreender esses assuntos… Preciso de ajuda pois estou finalizando uma arte para imprimir numa lona de 6,00 metros de comprimento e não tenho certeza quanto à imagem escolhida! Muito triste não compreender certas coisas com facilidade…

    • Paulo Valle
      Author

      Thais,
      Apenas saber que é uma lona de 6 m não é o suficiente.
      Você deve saber onde vai ficar a pessoa que está olhando para esse painel.
      Se imagine bem colada com uma parede com 6 metros de comprimento e você a uns 10 cm dela e nela esta escrito apenas uma palavra bem grande. Possivelmente você não vai enxergar nada na parede e precisará se afastar bem para conseguir ler… numa situação dessa possivelmente uma resolução de 10 dpi vai resolver pois será necessário ler de bem longe.
      Agora imagine que o painel seja uma brincadeira do tipo onde está o wallie (você conhece esse jogo onde tem que encontrar determinado personagem?) com desenhos de aproximadamente 1 cm de tamanho… daí esse painel terá que ter uns s 300 dpi de resolução e vai ter um monte de gente olhando bem de perto a figura para achar o tal do wallie.
      Assim a resolução não depende apenas do tamanho do painel e sim da distancia do observador.
      E por que isso é importante?
      No caso do apinel do wallie o tamanho do arquivo seria enorme e você precisaria de um supercomputador para trabalhar essa imagem e levaria para pouquíssimos bureaus com equipamento capaz de processar essa sua imagem, que possivelmente precisariam de um HD inteiro para levar ela.
      Já no caso do painel para ser lido de longe, qualquer micrinho seria suficiente para gerar essa imagem.
      Vamos na pratica… um outdoor é lido pelas pessoas que passam de carro na rua e estão a centenas de metros do outdoor… a situação mais próxima exige uma distancia de uns 10 m de distancia para conseguir ver o outdoor completo… com isso esses outdoors são feitos com resoluções de cerca de 11 dpi… na pratica o designer faz uma arte com 9×27 cm e 300 dpi e tem uma resolução muito maior do que a necessária para a produção do outdoor (que tem 3×9 m em geral)… já um painel para colocar numa recepção de um consultório vai precisar de algo no tamanho real e uma resolução de uns 150 dpi (não precisa mais que isso pois as pessoas estão a cerca de 1 m de distancia do painel).
      A formula que eu coloquei tem a medida em metros do painel e da distancia do observador… basta aplicar a formula e jogar os dpi no seu arquivo e vai resolver qualquer situação.
      Agora, não existe resolução padrão… depende da sua aplicação… eu poderia falar que você usando 300 dpi do tamanho real resolve qualquer problema… mas possivelmente voc~e perderia esse trabalho por não conseguir trabalhar com a imagem no photoshop por falta de memória.
      Eu preferi ensinar o correto ao contrário do que muitos fazem por aí para se livrar da pergunta.
      Lê de novo o texto e tenta perder o medo da matemática basica que tem lá… é bem fácil e tem um exemplo para entender como aplicar.
      Apenas para você saber… varios já tiveram essa dificuldade, que em geral passa pelo medo de tratar com a matemática… mesmo que seja bem simples.
      Abraços,

  28. Bianca

    Boa tarde, voce pode tirar uma dúvida minha? tenho uma imagem de 5,18mb ; 2832×2816 e 600dpi, Queria fazer um poster, qual o tamanho máximo que consigo imprimir essa imagem?

    • Paulo Valle
      Author

      bianca,
      Você está trabalhando de forma errada. Se ler a postagem vai ver que depende da distancia que esteja vendo esse poster.
      A sua imagem sem mexer em nada vai dar uma impressão de 80×79 cm com 180 dpi.
      usando a tabela da postagem temos: 20 cm -> 600 dpi; 1 m -> 120 dpi; 2 m -> 60 dpi; 5 m -> 24 dpi; 10 m -> 12 dpi; 20 m -> 6 dpi
      O que deixa a sua imagem boa para ser vista de até uns 66 cm de distancia sem mexer em nada… na minha opinião dá até para ampliar mais.
      Mas como você na pergunta não fala nem do tamanho do poster e nem a distancia que vão ficar as pessoas olhando não tenho como precisar a resposta.
      Mas não tem segredo … basta aplicar a formula para o seu caso depois que tiver essas informações.
      E mais uma coisa… não mistura pixels com os dpi… converte a foto para centimetros para poder fazer as contas.
      Abraços,

  29. Cris Fabris

    Olá Paulo, parabéns pelo site e principalmente pela paciência de nós responder mesmo após dois anos da publicação rs!
    Tenho uma dúvida tb, vamos lá: estou criando uma arte que será impressa num vinil de alta resolução (se não me engano 300 ou 600 DPI, essa é a resolução do material ok), esse vinil irá envelopar uma Kombi de food truck, estou trabalhando com dois tipos de arquivo, imagem e vetor, até aí tudo bem, o problema está sendo a arte do teto da Kombi, a gráfica pede que seja enviado o arquivo inteiro, já no tamanho da impressão, o teto de uma Kombi tem 360cm x 160cm, a imagem que estou criando é uma bandeira do reino unido com textura de madeira, a original está com30 cm proporcionalmente e 300 de resolução. Pergunta: qual a melhor forma de preparar este arquivo? Estou trabalhando ela com a metade do tamanho do teto, a 300dpi e já está com mais de 1gb, quase impossível de trabalhar… Eu poderia deixar a imagem já no tamanho final dela com apenas 150 dpi? Ainda assim ficaria pesado mas um pouco mais fácil de trabalhar, e qual a melhor extensão? TIFF, psd, PDF, raw ou JPEG mesmo? Posso enviar o template da Kombi para visualizar se quiser…
    Agradeço desde ja!

    • Paulo Valle
      Author

      Cris,
      No artigo tem as contas a serem feitas.
      Leve em consideração o seguinte… esse teto só será visto de bem longe. A situação mais próxima que irão ver é um cara sobre a kombi de joelhos… ou seja, o observador a uns 0,60 m de distancia.
      Uma arte dessa pode ser feita numa resolução bem baixinha sem comprometer o resultado.
      Se fosse nas laterais haveria a possibilidade de chegar mais próximo… mas acho que nem nesse caso justifica muita resolução.
      No caso do teto o exemplo da postagem deixaria sua imagem com 120 dpi caso a pessoa esteja sobre a combi e a uns 24 dpi caso seja vista de uma janela próxima a kombi (cerca de 5 m de distancia)… trabalha com algo entre esses dois numeros de modo a atender a sua questão de memória do micro.
      Um grande abraço,

  30. Cris Fabris

    Mais uma informação Paulo, o RIP da impressora tb pode fazer a interpolação da imagem pra que tenha uma melhor qualidade, o resultado final que quero é que a textura de madeira não perca a qualidade, uma vez que a bandeira si é com cores chapadas, preciso preservar apenas a resolução da madeira.

    • Paulo Valle
      Author

      mesmo em baixa resolução não vai perder a estrutura… o seu original (foto) a ser ampliado para essa medida vai ter resolução muito mais baixa do que a que estamos falando aqui… faça o teste… pegue a foto e cresça até a medida do teto e veja quantos dpi fica a foto… eu chuto que não vai ter nem 10 dpi… todo resto é interpolação, que vai ser feita pelo seu software e pelo rip da plotadora… ou seja, resoluções IRREAIS.
      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      Danny,
      Dá uma lida no artigo… tem a resposta.
      Lá eu explico que você precisa saber a distancia que os observadores ficarão do painel, ou seja, onde ele será colocado.
      Sem saber de nada eu chutaria uns 200 dpi para o seu caso… mas se o arquivo não pesar demais pode fazer com 300 dpi… isso vai depender da sua maquina.
      Lê o artigo e ve a explicação de novo… eu cito até um exemplo lá.
      Abraços,

  31. Excelente artigo. Parabéns pela generosidade em divulgar as informações e mais que isso, pela paciência em responder com toda educação, mesmo às perguntas que já estão no corpo da postagem. O ‘serumano’ em geral não tem muito respeito pelo tempo alheio e sempre acha mais fácil perguntar, do que se dar ao trabalho de procurar a resposta diretamente mesmo quando ela está abaixo de seu nariz.

    • Paulo Valle
      Author

      Gilian,
      É a vida… responder 30 vezes a mesma coisa.
      Mas isso cria uma interação entre o escritor e o leitor que é muito legal.
      Já fiz muitos amigos aqui pelo blog… alguns são grandes parceiros hoje em dia.
      Um grande abraço… e se quiser perguntar algo que já escrevi antes… sem problema rsrsrs.

  32. Pedro C.

    Viva Paulo!

    Muitos parabéns pelo seu trabalho e pelas dicas bem valiosas que você partilha com agente.
    Não sei se me conseguiria ajudar num problema que estou tendo, ou melhor uma dúvida que me atormenta relacionada com o mesmo tema.

    Preciso fazer uma imagem para uma parede com 10 metros de comprido e 3 de altura, vai ficar dentro de um call center e bem perto dos trabalhadores, ou seja a qualidade teria que ser boa. Nesse caso como você faria? Já trabalhei com imagens detalhadas com 2 metros e a máquina não respondia ahaha… portanto agora estou com algum receio!

    Não sei se é melhor fazer o ficheiro por exemplo com 1 metro por 30 cm?! E quantos dpi?! Consegue me dar uma dica neste sentido?!

    Muito obrigado!
    Grande abraço!

    • Paulo Valle
      Author

      Pedro,
      Embora esteja sendo vista de perto, para se entender a imagem precisa-se ficar a pelo menos 1 metro dela… usando a tabela que coloquei na postagem daria uma resolução de 120 dpi.
      Eu sempre prefiro trabalhar com tamanhos menores e só ampliar no final. Se usar uma imagem de 1 m x 0,30 m com 1200 dpi e ampliar no final vai ficar com os 120 dpi necessarios. Se for uma paisagem pode até usar menos dpi que vai ficar legal sem pesar tanto. A máquina ao imprimir vai fazer uma interpolação final e você ganha qualidade com isso também.
      As pessoas ficam muito preocupadas com a questão de resolução por estarem acostumadas com offset… comunicação visual segue outras regras e baixas resoluções dão excelentes resultados quando vistos de longe. Quem trabalha direto com isso sabe… no tempo que eu fazia outdoor usavamos uma arte de 30×10 cm com 300 dpi que ao ser ampliada para 9×3 m ficava maravilhosos… perceba que a impressão era de apenas 10 dpi que vista de longe ficava perfeita.
      Qualquer duvida adicional basta me falar.
      Abraços,

  33. Pedro C.

    Viva Paulo!
    Muito obrigada pela resposta tão rápida!
    Agora fiquei só com uma outra pequena dúvida em relação a algo que você falou. Quando você fala em trabalhar com imagem pequena mas com grande % de dpi e depois aumentar a dimensão da imagem, “ou seja quando falou dos 1200 dpi que depois ficam 120 dpi”… você simplesmente vai no photoshop no “image size” e aumenta a dimensão e ele automaticamente reduz os dpi?! Ou tem mesmo que reduzir a dimensão e colocar os dpi também?! Só para não sair asneira ahahah…

    Os grandes formatos são sempre uma dor de cabeça… ou porque a o software não permite trabalhar naquela dimensão, ou porque o computador não aguenta e fica encravando a toda a hora… é um stress!!! Mas pronto…

    Muito obrigado pela sua ajuda!
    Grande abraço

    • Paulo Valle
      Author

      Pedro,
      Quando você amplia uma imagem 10x a resolução cai 10 x sem alterar o tamanho do arquivo… esse costuma ser o padrão do Photoshop, mas dependendo do que esteja marcado na janela pode tentar crescer tudo… em geral ele tenta manter as proporções.
      Esse problema de crescer a imagem no Photoshop se deve a sua memória… outdoor exige muita memória. O Photoshop testa o tamanho da sua memória antes de criar o arquivo… os limites mesmo são bem maiores do que esses que você falou, mas se não tiver muita memória ele trava em tamanhos menores.
      Eu prefiro trabalhar com Corel e Vetores e deixo as imagens na medida original só mexendo nelas no final da edição… mas isso vai depender do tipo de arte que se está criando.
      No seu caso ao digitar o aumento numa das medidas verifica se a outra medida acompanhou e se a resolução diminuiu proporcional… se não tiver acontecido verifica os botões da janela do photoshop e marca um botão com algo parecido com Manter tamanho do arquivo… eu não tenho o Photoshop instalado para verificar (para ver como eu gosto dele rsrsrs).
      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *