Cursos impressão offset – onde achar?

5 Flares Twitter 0 Facebook 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 5 Flares ×

A alguns dias recebi um email perguntando sobre cursos para impressão offset. Logo de cara pensei em um curso que eu já tinha ouvido falar a anos, mas agora que tive um pouco mais de tempo, fiz aqui uma coletânia para servir de base para vocês, meus leitores.

Cursos por estado

São Paulo – SENAI – SP – Escola Theobaldo de Nigris

Site: http://grafica.sp.senai.br/WebForms/default.aspx

A Senai de São Paulo oferece diversos cursos na área gráfca, sendo a mais famosa a Escola Theobaldo de Nigris. Nela pode-se facilmente achar cursos do nível técnico a pós graduação por todos os campos das artes gráficas.

Entrando no site pode-se  ver quais são os cursos e os locais onde estão sendo oferecidas as aulas.

Nas demais unidades do SENAI do Estado de São Paulo são oferecidos cursos localizados para esta área. O link acima serve de ponto de partida para quem estiver interessado.

 

Porto Alegre – FIERGS – SENAI

Site: http://www.senairs.org.br/artesgraficas/

O estado do Rio Grande do Sul também não fica atrás nos cursos de artes gráficas. O SENAI do estado oferece também uma ampla gama de cursos na área, a maioria a nível técnico.

Especificamente na área offset encontramos o curso de impressão básica offset – monocolor, que ensina a operação básica nas pequenas máquinas que encontramos na maioria das gráficas do país.

Existem muitos outros cursos. Clicando no link você poderá observar os demais cursos.

 

Recife – CTG – Salesiano

Site: http://www.ctg.org.br/site/cursos/3/impressao-offset.html

Recife é outra cidade que se destaca pela oferta de cursos na área offset. O Colégio Salesiano tem uma área específica para oferta de cursos na área gráfica.

O curso de Impressão offset básica é um bom começo para quem quer entrar na área.

Siga o link e confira as ofertas de cursos.

 

Rio de Janeiro – SENAI – Maracanã

Site: http://www.senai.br/br/Buscacursos/snai_cur_tec.aspx?Estado=RJ&servicos%3Aarea_Cursos=13&modalidade=

Cursos de offset no Rio de Janeiro parecem ser raridade. Encontrei apenas um breve relato sobre a Unidade Maracanã do SENAI que oferece 3 cursos na área. Existe ainda um curso de gráfica e editorial em diversas unidades do SENAI do estado, mas não é específico na área offset.

As informações pela internet são extremamente pobres, mas é um começo para quem é do estado. No link, acessando a cidade do Rio de Janeiro pode-se verificar os telefones para contato.

 

Belo Horizonte – CECOTEC

Site: http://www.icursosonline.com/cursos-senai-bh-mg-belo-horizonte/

Outro estado ruim de cursos é o estado de Minas Gerais.

Há apenas uma referencia ao curso CECOTEC, que ministra diversos cursos, inclusive um na área de impressão offset.

Também é necessário seguir o link e ligar para saber mais informações.

 

Curitiba – SENAI CIC

Site: http://www.pr.senai.br/ProductService9446content147576.shtml

Apesar de ter boa parte das empresas que se destacam na oferta de serviços gráfico pela internet, o estado do Paraná também é meio pobre de cursos.

O SENAI-CIC oferece o curso de impressão offset (Amém! Tem site). Embora seja difícil de encontrar na internet, o site oferece as informações básicas para quem é do estado. Siga os links.

 

Salvador – SENAI

Site: http://portais.fieb.org.br/senai/component/senai/areadecompetencia/14/grafica.html

Outro estado mal servido de cursos e informações é a Bahia.

Após muita busca encontrei o curso do SENAI na área de impressão offset. O site não fala praticamente nada, devendo os interessados irem até uma das unidades do SENAI para buscar informações.

 

Fortaleza, Brasilia, Goiania, Belém, Manaus e demais estados – SENAI

A busca por informações sobre cursos de offset se tornou até repetitiva.

O melhor local para se procurar cursos na área são nas unidades do SENAI dos estados. As informações são pobres, não aparecendo nos resultados das pesquisas, tendo que ser bastante específico nas buscas.

Informações da unidade do curso, cursos oferecidos e datas são raras.

Cabe aqueles que querem ingressar na área, acharem o endereço do SENAI de seu estado para buscarem informações. Creio que pode ser até difícil ter estas informações nos locais, pois são muito mal divulgados.

Cursos offset no brasil

Dica de negócio

Uma grande dica de negócios para a maioria dos estados é a criação de cursos na área de impressão offset.

Gráficas bem montadas, com um bom suporte de internet para divulgação dos cursos podem oferecer, ocupando apenas umas 4 horas semanais de seu maquinário, cursos na área de offset.

O mercado está tão carente de pessoal especializado, que facilmente pode-se formar turmas para estes cursos.

Com certeza o resultado financeiro pode compensar mais do que a própria produção gráfica, pois os custos são mínimos e o tempo de ocupação da máquina é irrisório. Pode-se inclusive ministrar estes cursos nos finais de semana, quando o maquinário estiver ocioso.

Uma das grandes vantagens, além do financeiro, é ter um banco de currículos com profissionais qualificados, podendo-se utilizar os serviços dos “melhores alunos” e vender este banco de profissionais para as demais gráficas (recolocação de empregados).

A própria internet é um bom indicador desta necessidade. Os cursos são raros, estando a maioria nas mãos do SENAI, que limitam as turmas por idade. Os primeiros links deste post dão uma noção do tempo de duração dos cursos e valores cobrados, o que mostra ser um bom investimento, principalmente para as gráficas com muito maquinário ou aquelas que estão ociosas e que possuem um bom profissional para “lecionar” estas aulas.

CONCLUSÂO

O mercado gráfico ainda está muito aquecido.

A informatização e internet criou o livro digital, mas os números da industria de livros em papel não param de crescer.

O mercado é mutável! Acabaram as notas fiscais de papel e boa parte da papelaria tradicional, mas outras áreas vem se desenvolvendo e ampliando, como a de embalagens por exemplo.

Há deficiência no mercado por estes cursos. Aqui no Rio de Janeiro por exemplo existem grupos se formando na internet em busca de cursos na área. É uma oportunidade que não deve ser desprezada, pois ensinar offset tem custo praticamente zero para uma gráfica já montada.

Pense bem! É melhor ocupar a máquina para pintar o papel e cobrar décimos de centavos por cada milheiro impresso, mal cobrindo os custos ou faturar praticamente todo o valor, ministrando uma aula.

Ao avaliar a possibilidade de dar aulas, verifique a viabilidade pelos custos e lucratividade e não pelo valor total faturado. Lembre-se que pode-se usar os momentos ociosos do maquinário.

Caso crie um curso, pode enviar as informações que teremos prazer em divulgá-los aqui no site.

Espero que o post tenha sido útil.

Abraços a todos!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

5 Flares Twitter 0 Facebook 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 5 Flares ×

2 comentários

  1. Pingback: Entendendo de gramatura e tipos de papel

  2. Pingback: AGC Gráfica » Entendendo de gramatura e tipos de papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *