Você conhece o líder da sua gráfica?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Todo empresário tem a tendência de se considerar o líder de sua empresa. Na maioria das vezes isto não é verdade! É preciso saber diferenciar o chefe do líder! E mais ainda, saber identificar o verdadeiro líder da empresa e usar isto a seu favor.

Chefia x liderança

É comum o título de liderança ser atribuído ao dono da empresa ou ao seu gerente principal.

Na maioria das vezes, eles são considerados pelos empregados, como sendo “os inimigos”, ou seja, aqueles que querem tirar o máximo do trabalho deles sem trazer nada em troca.

Mas existe alguém na empresa que serve de modelo e ao qual todos dão ouvidos e são fortemente influenciados por ele.

O papel de chefia, raramente está na mão dos verdadeiros líderes. O sintoma principal são recorrentes problemas com pessoal, muitas vezes provocados por atritos entre a chefia de fato e a grande maioria dos funcionários.

Quando a empresa quase não tem problemas com pessoal, ou estes são localizados com apenas alguns funcionários, é sinal que o líder chegou a uma posição de liderança ou que o dono da empresa está conseguindo ser um verdadeiro líder.

identificando o líder

 Como identificar líderes?

E agora? Como identificamos líderes?

Se você conhece as habilidades do líder fica bem mais fácil. Veja Habilidades do líder!

Perguntar diretamente aos funcionários vai quase sempre indicar os chefes e não os líderes.

Então? O que fazer?

Chega a ser simples! Basta observar os próprios funcionários.

Quando há um momento de tensão, estresse ou de decisão quem se sobressai? A quem os funcionários recorrem antes de procurar os chefes? Quem está antenado com as causas dos problemas se antecipando aos acontecimentos?

Pensou em alguém da sua empresa? Que tal começar a procurar as características de liderança nele? Com certeza vai achar!

O líder tende a pensar com os interesses da empresa. Ele sabe que a empresa é maior do que o dono, seus produtos, seus funcionários, fornecedores e clientes. Ele sabe lidar com todas estas variáveis e equilibrá-las para que tudo corra bem.

Você é o dono e acha que pode decidir o caminho de sua empresa? Ledo engano! Pense no que aconteceria se todos os seus funcionários saíssem juntos de sua empresa! Pense no que aconteceria se seus fornecedores te abandonassem. O máximo que você tem poder é de fechar a empresa ou de fazer ações pontuais.

Mas caso feche a empresa, é bem provável que o verdadeiro líder migre ou crie outra empresa e leve toda a cultura para outro local.

Vai arriscar? Ou é melhor entender melhor esse negócio de liderança?

Liderança se aprende?

Muitos pensão que liderança é algo que nasce com o indivíduo.

Não é bem assim! Existem casos de pessoas que caíram na posição de chefia, apanharam muito e através de muito estudo e principalmente, da vontade de mudar, conseguiram se tornar bons líderes.

O líder precisa ter iniciativa, saber ouvir aqueles que lhe seguem, servir de modelo, pensar em todos os componentes da empresa (sócios, gerentes, funcionários, fornecedores e clientes) buscando sempre o melhor arranjo entre estas peças.

Você pode encontrar bastante coisa sobre liderança nos livros e na internet.

Se estudar a fundo a biografia de grandes líderes da história ou das empresas, notará muitas semelhanças entre eles.

Ao identificar estas características e tentar aplicar na sua empresa, você com certeza estará trilhando o caminho do aprendizado.

liderança

Como usar os líderes em benefício de sua gráfica?

Se você não tem a tendência de ser um líder e não deseja ser um, por que não usar os líderes naturais da empresa?

Os líderes naturais podem te trazer importantes informações sobre a empresa. Provavelmente eles sabem o que deve ser feito no maquinário para serem mais produtivos ou seguros, sabem o que os funcionários realmente precisam para serem mais produtivos e contentes.

O simples fato dos funcionários verem o seu “verdadeiro líder” assumir uma posição de chefia, com possibilidades reais de mudar algo na empresa, deverá estimulá-los.

Mas tome cuidado para não brecar as mudanças necessárias. Caso o faça, corre grande risco de transformar a sua escolha num fracasso, pois os funcionários passarão a pensar que seu ídolo mudou de lado.

Mas não se preocupe com as mudanças! Exponha o seu pensamento e esteja aberto ao diálogo com o seu escolhido. Você perceberá em pouco tempo os benefícios desta prática para um perfeito alinhamento de seus interesses com o que é melhor para a empresa.

Sabendo de seus planos, o líder conseguirá direcionar todos os esforços para atingir os seus objetivos, trazendo benefícios também para a empresa, clientes e funcionários. Esta é a maior habilidade dos líderes, pois ele distribui os esforços ao longo de toda a cadeia produtiva, chegando aos resultados num menor tempo.

Conclusão

Não falei muito sobre liderança, mas apontei aqui a importância de se identificar os verdadeiros líderes da empresa.

Em breve devo apontar mais textos sobre liderança, mas por enquanto, a identificação dos líderes pode trazer grandes benefícios para você.

Ao invés de pegar aquele baderneiro que fica movendo os demais funcionários contra a empresa, procure ouvi-lo. Ele pode ser um líder natural com reais intensões de melhorar a empresa.

Ele pode estar vendo os seus erros, que até o momento você não tomou conhecimento.

Ao invés de um inimigo, você pode estar diante do seu melhor aliado.

Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo.

Abraços.

Você pode gostar também de:

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

1 comentário

  1. Pingback: Líder ou chefe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *