Sobre o Autor

Autor: Luis Paulo Valle da Fonseca

Codinome: Cardquali

contato: blog@cardquali.com

 

57 comentários

    • cardqual
      Author

      Juan,
      Saí do meio gráfico. Hoje administro uma rede de restaurantes. Mas não há como negar o conhecimento adquirido em 13 aos de gráfica. Quando fechei a gráfica mandei um email avisando que criaria um “portal”… este blog é parte do prometido. Nele irei falar de outras gráficas que poderão te atender e se houver ibope, posso atrair uma infinidade de artes finalistas de maneira a facilitar a vida de meus antigos clientes.
      Obrigado pela visita.

      Paulo
      Cardquali

      • flavia

        Boa noite , moro em pocos de caldas e uma cidade de 180.000 habitantes ,tenho restaurante a 20 anos ,estou querendo montar uma grafica rápida,pois você como esta no ramo ,sabe que as leis trabalhistas em restaurante esta muito difícil, que dicas você pode me dar pra grafica detalhe tenho meu próprio ponto ?? Obrigado

        • Paulo Valle
          Author

          Flavia,
          Antes de mais nada, as leis trabalhistas afetam todos os setores. Não vai ficar mais fácil mudando de ramo. Se for mudar devido a isso você pode se dar mal pois vai largar uma área na qual já tem “Know how” para uma área nova na qual você entrará e terá que aprender tudo e enfrentará também uma grande concorrência.
          Agora, se pretende diversificar, para fugir das sazonalidades que devem ocorrer no seu negócio, dado que sua cidade é uma cidade turística que deve sofrer com uma demanda grande nos períodos de férias e quase nínguem nos demais meses, tudo bem… pode até aproveitar o seu espaço ocioso no restaurante e montar um pequeno escritório gráfico. O atendimento pode ser feito fora ou mesmo no seu restaurante de modo personalizado (já pensou sentar na masa com um cafezinho para o cliente empresário?).
          Hoje, em gráfica, se terceiriza tudo. Você pode manter um pequeno escritório com poucos equipamentos para demandas rápidas e terceirizar o restante. Você tem AtualCard, futura imbatível ou mesmo a zap gráfica aí do seu estado. Todas entregam nas suas proximidades. Uma saída diária de carro para pegar o material é mais do que suficiente… é mais ou menos o que eu faço aqui e olha que pego muito mais trânsito.
          Entra nestes postas aqui para entender um pouco da sua necessidade:
          https://www.cardquali.com/grafica-montando-um-pequeno-bureau/
          https://www.cardquali.com/grafica-por-onde-comecar-trabalhar/
          https://www.cardquali.com/preciso-para-montar-uma-pequena-grafica/
          Estou por aqui para as dúvidas.
          Abraços.

  1. Alexandro

    Bom dia.
    Estou precisando desenhar a linha produtiva de uma gráfica, desde os equipamentos de pré até po´s impressão. Assim preciso saber de um software que tenha pronto estes desenhos dos equipamentos.
    Obrigado pela atenção.
    Alexandro

    • cardqual
      Author

      Alexandro,
      Não conheço nenhum programa pronto para esta finalidade.
      As dimensões dos equipamentos variam muito.
      Uma offset 4 cores por exemplo pode ter 4 torres independentes co o papel passando de uma para outra ou pode crescer para cima com as tintas passando para uma banqueta única para aplicar de uma vez só as cores. Ou seja um mesmo item vai de uns 3 metros de comprimento até uns 7 metros.
      Isto vale para guilhotinas, dobradeiras, e tudo mais.
      Deste modo tem que decidir os equipamentos ideais, pegar as medidas nos sites dos fabricantes e plotar num autocad ou com jeitinho e cuidando das medidas e escala, pode-se usar até o corel draw.
      Espero ter ajudado.

    • cardqual
      Author

      Para crescer, precisamos nos profissionalizar. Observando todos os grandes blogs, nota-se a presença de equipes. Para ter bons profissionais, deve-se ter pessoas preocupadas com o projeto e não com os ganhos. Pessoas que começam cedo no projeto tendem a estar mais comprometidas com o resultado.
      Do lado do empresário, também é mais fácil dividir algo que ainda não existe do que dividir algo já conquistado. A conquista passa a ser do grupo e não do indivíduo.
      O bom seria que todos que possuem blogs fizessem o mesmo. Teríamos menos blogs e mais qualidade.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços,

  2. romulo_ctba

    Cara, sou designer e trabalho tb com programação web.
    Ofereço-me pra traduzir este tema pra vc, tirando as palavras em ingles. 🙂

    abz

    • cardqual
      Author

      Romulo,
      O blog ainda é de pobre (veja nossos ganhos no post de nossos 2 meses), mas ajuda é sempre bem vinda.
      Faz a sua proposta para avaliarmos.
      Abraços,

  3. Roberta

    Olá,

    Gostei muito do seu blog. Tem uma linguagem muito clara sobre produção gráfica e design. Sempre leio os posts para me aperfeiçoar, pois as dicas são muito boas.

    • Paulo Valle
      Author

      Seja bem vinda roberta,
      Nós procuramos escrever de maneira a que todos possam entender um pouco da área de gráfica.
      Quer aproveitar ainda mais nosso blog? Basta interagir aqui pelos comentários.
      Nossos comentários são um blog a parte e quando o assunto for muito extenso pode estar certa que faremos um post sobre o assunto.
      Obrigado pela sua audiência.
      Abraços,

  4. Olá Paulo.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Vou ter em consideração as suas palavras e fazer os possíveis para que o meu blog progrida. Gostaria de fazer-lhe uma pergunta: será que posso ir escrevendo as histórias de um livro que publiquei recentemente?
    Foi publicado no Brasil, não está à venda ao público mas tenho alguns exemplares. Divulgar no blog ou no site? Detenho todos os direitos de autor.
    Tudo isto é novo para mim e não sei se devo enviar os comentários a partir do meu blog ou ir ao blog da pessoa a quem quero enviar.
    Quanto ao E-book é que eu não tenho o leitor para poder ler e também não sei quanto custa, mas gostaria muito.
    Obrigada por me ter indicado o site de auto-ajuda.
    Abraço e boa semana.

    • Maria Helena,
      Não sei se você é do Brasil ou Portugal, por isso considere a lei da cada pais.
      A questão de preservar o direito autoral ou não é um detalhe. Aqui no Brasil o escritor se inscreve na Biblioteca Central e depois registra cada obra, garantindo assim o direito autoral.
      Independente de estar protegido ou não, você deve saber qual é o seu objetivo: Ganhar dinheiro com o livro ou se satisfazer como escritora?
      Caso a sua satisfação pessoal fale mais alto, pode ir colocando o seu livro, partes por partes na internet e faça uma boa divulgação em todas as redes sociais possíveis. Com algum tempo a massa de leitores do seu estilo literário vão te encontrar e a sua satisfação irá acontecer.
      Você poderá até ganhar algum dinheiro se monetizar corretamente suas páginas com o adsence e outros programas de afiliados.
      Caso haja interesse na venda das obras, você deve focar a produção das mesmas e dar apenas mostras do seu trabalho. No final das contas deve vender a sua obra na forma de ebook ou de livro impresso.
      Os ebooks podem ser feitos no word e transformados em PDF usado uma impressora virtual chamada “Doro PDF Writer”. Crie os arquivos no word usando páginas no tamanho A5 que é aproximadamente o tamanho destes pequenos livros. Para ler ebooks basta ter o Adobe Reader X.
      Tudo isto é gratuito.
      Uma boa dica é colocar o livro aos poucos e oferecer a publicação inteira gratuitamente para quem subscrever o seu site no feedburner ou te seguir no facebook. Tem que instalar os plugins no seu blog, mas tem muita gente que pode te ajudar (no wordpress eu e o Liute sabemos fazer e passamos via tutorial).
      Analise o seu caso e depois me fale.
      Abraços,

  5. Olá Paulo.
    Peço desculpa por não ter dito mais nada. Estava à espera duma resposta de meu filho sobre blogs e afins mas o seu trabalho – jornalista – não tem dado para se debruçar sobre o assunto e não é a sua área.
    Sou portuguesa e já não sou jovem. 1952. O meu livro foi publicado no Brasil, está registado e tem número de ISBN. No entanto não é por ter publicado apenas um livro que me considero escritora. É certo que gosto muito de ler e escrever mas reconheço que isso não é suficiente para saber fazê-lo. O meu livro é um livro de autor e, embora tenha feito publicidade, vendi poucos exemplares.
    O meu objetivo não era ganhar dinheiro com o blog mas sim tentar vender os livros que ainda tenho em stokc. Não sei se vou conseguir mas vou fazer como o senhor me aconselhou: ir escrevendo alguns trechos no blog, dar a conhecer o meu trabalho através das redes sociais, seguir outros blogs e deixar um ou outro comentário sincero. Estou de acordo quando diz que os comentários devem ser ditados pelo coração e não com o intuito de recebermos outros em troca.
    Os meus sinceros agradecimentos pela disponibilidade e atenção que deu ao meu comentário.
    Um grande e sincero obrigado.
    Acredite que, se necessitar de mais algum esclarecimento, entrarei em contacto.

    • Paulo Valle
      Author

      Estarei aqui a disposição.

      Já que o intuito é a venda do seu livro, coloque uma página de comércio eletrônico no seu blog.
      Tem uns colegas aqui na blogosfera que vendem um pacote de ebooks que prometem deixar o site no controle remoto.
      Não comprei ainda, mas sei como funciona. O pacote ensina a criar uma página de vendas, linkar ela com sites de recebimento eletronico como o pagseguro e similares, fazer um autoresponser capaz de confirmar pagamento, e enviar o produto… no seu caso ele deve ser configurado a mandar os dados do cliente para seu email de maneira a permitir que voce envie os livros via correios.
      Como eu disse, não adquiri ainda estes produtos… mas sei que funcionam.
      Eu podia indicar uma porção de caras para a venda, mas este qui é um cara legal. O valor é pequeno (R$ 30) e pode ser revendido a vontade.
      http://siteseblogs.com/2012/05/webmarketing-kit-piloto-automatico-uma-ferramenta-indespensavel/
      Espero que te ajude.
      Abraços,

  6. Cristiane Alves Flores

    Olá, Paulo!

    Li sua matéria sobre serigrafia e gostei muito.Trabalho na finalização de arte final e acho muito importante saber como funciona todo o processo de elaboração, desde o desenvolvimento,até a estampa finalizada.Embora consiga obter bons resultados, atentendo as expectativas das pessoas
    para as quais trabalho, sinto algumas dificuldades, principalmente em policromia, pois sempre acho que as estampas poderiam sair melhores (me refiro a qualidade mesmo). Enfim, tenho procurado, e até encontrei, outros sites que me ajudaram a esclarecer algumas dúvidas, mas eles só dão uma “contornada” no assunto, ou seja, ensinam somente o básico. Sei que pra me aprofundar no assunto, teria que fazer um curso especializado.Infelismente na região em que moro, não existem cursos nessa área. Tenho interesse tbm, sobre estampa corrida,em especial, técnica de Repport, pois não trabalho somente com estampa localizada, faço tbm estampa para tecidos. Se puder abordar mais sobre esse tema, me ajudaria bastante.
    Parabéns pela sua disponibilidade em ajudar pessoas, que como eu, não possuem muitos recursos, mas estão sempre em busca de aprimoramento e crescimento profissional.
    Obrigada,
    Cris.

    • Paulo Valle
      Author

      Cristiane,
      O trabalho com silk é mesmo muito cheio de macetes.
      Minha dica é se agendar para visitar feiras de silkscreen onde é comum acontecerem muitos cursos.
      Na revista O serigráfico (link: http://www.oserigrafico.com/) você poderá acompanhar quando acontecerão estes eventos e poderá aprender muito de silk screen.
      Conhecimento é uma coisa muito importante e as feiras setoriais são ótimas oportunidades de conhecer o mercado como um todo.
      Você é de que cidade?
      Abraços,

      • Cristiane Alves Flores

        Obrigada pela dica, Paulo!
        Eu sou do interior de Minas, de uma Cidade chamada Dona Euzébia.
        Em agosto, vai ter a Febratex, mas infelismente não posso ir porque vai ser em Santa Catarina, muito longe.E vai ser nos dias 14 a 17, teria que me ausentar do trabalho durante uma semana e nunca me deixariam faltar por mais de um dia, trágico! rs
        Mas continuo de olho e seguindo pela net.
        Valeu pela atenção,
        Abraços,
        Cris.

  7. Olá seu blog é muito bom, mas as constantes telas pedindo que as pessoas curtam as redes sociais está atrapalhando quem quer ler os textos, ao clicar nos menus sempre abre essas telas que a meu ver já está irritando , pelo menos a mim.
    Vc poderia fazer isso mas que fosse menos insistente. Também tem uma pequena tela ao lado (direto) do video que também atrapalha, poderia ser um menu em outro local, e não acompanhando o rolamento da tela. No mais seu blog repito é um dos melhores neste tema “Gráfico”

    • Paulo Valle
      Author

      Douglas,
      Entendo seu ponto de vista. Eu também sofro com estas telas em outros blogs.
      Porém, para o crescimento do blog elas são necessárias para haver o aumento de pessoas que acompanham por email, que são uma grande fonte de tráfego.
      Essas telas podem ser facilmente desabilitadas clicando no X do canto superior delas e naquela sessão elas não voltam mais.
      Na maioria dos navegadores é identificado quando a pessoa já é assinante, diminuindo a frequência dela.
      Aqui no meu navegador a do facebook não abre mais (pois eu já curti ela) e a do feedburner rola por uma área que não tem texto, não impedindo a leitura.

      Peço que tenha paciência com as telas, pois, como já falei ela é necessária para o crescimento do blog de maneira a atingir um número maior de leitores.

      Assim que tivermos uma solução para que as telas identifiquem os leitores, deixaremos as mesmas com alguma opção para desativar ao identificar o leitor. Isto não deve demorar muito.

  8. Alessandra Magalhães

    Estou iniciando minha carreira como desing, e me identifiquei com o site que traz dicas, diretrizes muito importante. Parábens pelo seu blog!
    Abraços

    • Paulo Valle
      Author

      Obrigado pela preferencia.
      Se não quiser perder nenhuma postagem, não esqueça de assinar nosso feed na lateral do blog. Uma vez por dia no máximo você recebe todas as postagens do dia e não perde nada.
      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      Não tenho nenhuma indicação por experiencia própria.
      Vou deixar o resultado de algumas pesquisas.
      Recebi no GPG um folheto deste pessoal: http://www.aliancadolivro.com.br – eles fazem o fechamento dos livros… acho que não fazem a impressão.
      esse pessoal aqui faz impressao e acabamento em sao paulo… sao 2 … (11) 3789-1900 e (11) 4617-9966. Aqui no Rio eu consultaria a tmx produtos e a padrão color. Acho que eles tem maquinario para isto.
      Minha sugestão é achar gente que tenha uma máquina grande monocolor para impressão dos miolos, já no formato para dobrar e fazer as capas num grande distribuidor e montar no primeiro lugar que indiquei.
      Pode olhar também nas capas dos livros o endereço das editoras e orçar… muitas tem maquinário específico e fazem este tipo de terceirização e ainda fazem a distribuição dos livros no mesmo orçamento.
      Abraços,

  9. Enaldo

    Olá, Paulo achei super interessante e motivador o seu site, estive procurando sobre o assunto e te achei, meus parabéns, brilhante! Agora queria um toque, a uns 6 meses tenho uma empresa de um mix de serviços, recarga de cartuchos, gráfica rápida, manutenção de computadores, estamparia de camisas e canecas, etc. mas com pouco enfoque na gráfica, quero focar na gráfica rápida com produtos terceirizados e vendedores externos, e na estamparia de camisas com produtos próprios, e sair dos outros ramos que não me trouxeram o esperado, você acha valeria a pena?

    • Paulo Valle
      Author

      Faça, mas vai com calma e faça bastante contas.
      Recentemente eu estava dividindo meu tempo entre gráficas e doces.
      A esposa estava cuidando da gráfica e eu fazia os doces (por causa da saúde dela). Na prática eu estava correndo atrás do próprio rabo… nunca sobrava dinheiro.
      No Carnaval os clientes de doces sumiram e eu tive tempo de fazer contas e me dedicar um pouco a gráfica.
      Descobri que gastava 80% do meu tempo com gráfica que me rendia cerca de 20% dos ganhos. Fiz alguns ajustes nos anúncios do mercado livre e consegui subir as vendas em mais de 4 x somente no período do carnaval.
      Resolvi parar com os doces e não m arrependo. Hoje ao invés de ficar perdendo tempo no fogão, fico adulando os clientes na internet e alavanco cada vez mais as vendas na gráfica… só não é melhor por falta de capital de giro.
      faça o mesmo… contas de tempo e de retorno. Anota o tempo em cada atividade e o retorno em cada atividade e faça uma conta de R$/H em cada atividade… valores baixos devem ser cortados ou deve ter alguém menos caro para tocar (um funcionário mal pago).
      Abraços,

  10. Alaide

    olá Paulo, li sobre a impressora laser ricoh mpc 6000 no seu site e sobre como ela é economica e tudo mais, gostaria de saber sua opinião sobre adquirir esse equipamento usado, será que seria um bom investimento?

    • Paulo Valle
      Author

      Alaide,
      Vi máquinas dessas sendo vendidas por cerca de 10 mil.
      O preço é extremamente convidativo mas tem que tomar alguns cuidados.
      Primeiro é quanto a procedencia dessa máquina. É bom pegar o número de série dela e contatar um representante para ver se a máquina é “legal” mesmo ou não.
      Outra coisa a ser observada é o nível de desgaste da mesma. Se pegar o valor dos cilindros, tonner, e tudo mais que ela usa e incluir no preço, caso ela esteja bem gasta, pode fazer o valor dela chegar muito próximo da nova. Além disso a mecânica dela pode estar enferrujada ou com muita folga.
      Minha sugestão é procurar as revendas e fazer a compra através delas, pois eles tem muitos clientes querendo comprar máquinas mais recentes e querendo passar adiante a máquina antiga. Isso é uma boa coisa, pois a máquina passa a ser conhecida e vem de alguém que estava satisfeito com ela, provavelmente mantendo ela em bom estado, tanto que quer fazer o upgrade na máquina.
      Boa sorte na sua busca.
      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      Bem,
      Eu detestoi a xerox.
      Eles tem a má mania de criar travas nas máquinas na forma de manutenções.
      Digamos que você pegue uma máquina que faça 100.000 impressões mês.
      Você vem fazendo 30 a 100 impressões dia e pagando a máquina, até que chegue um serviço numa sexta a tarde de 20 mil impressos o que daria por exemplo umas 6 horas de serviço nessa máquina.
      Você começa a imprimir e quando chega lá pelos 6 mil impressos a máquina trava e não sai do lugar.
      Você perde o serviço, pois o contato com a xerox só é possível na segunda feira.
      daí descobre que ela é programada para não permitir uma produção grande diária. O limite mensal é 100 mil e isso você sabe, mas tem um limite diário de 6 mil e você não é avisado.
      Isso aconteceu comigo a muito tempo atrás… e parece ser padrão na xerox.
      Por isso não indico!

    • Paulo Valle
      Author

      É muito bom que esteja gostando.
      Deixa aqui o seu contato e cidade… quem sabe não aparecem algumas pessoas interessadas no seu produto.
      Nossas páginas estão abertas a você.
      Abraços,

  11. Leonardo

    Olá Paulo Valle, Parabéns pelo site! Gostaria de uma ajuda, tô querendo montar uma grafica rapida, eu tô comprando uma ricoh mpc3300 impressão de 1200×1200 dpi ta bem conservada cilindros e revelador novos, compensa? Para fazer cartões com vinil e fosco usa que equipamentos?

    • Paulo Valle
      Author

      Leonardo,
      Essa máquina é quase igualzinha as da série 6000 que descrevemos aqui no blog… praticamente só muda a velocidade.
      Cá para nós 33 páginas por minuto é mais do que suficiente.
      Esse equipamento vai abrir um grande leque de aplicações para você.
      Creio que ele pega esses papeis. A Promom tem uma linha de papeis bem bacanas que trabalha com esse tipo de máquina.
      Abraços,

  12. Brian Willian Silva Dos Reis

    Olá , sou design de uma graffica e preciso de ajuda para fazer cromia de imagens para sublimaçao ( transfer ) , pois as cores não batem e sempre cai cor em cima de cor , a impressora é uma OFFSET de grande porte e trabalha com jogo de chapas para fazer os serviços
    Tem algo que possa me ajudar ? agradeço desde ja !

    • Paulo Valle
      Author

      Elizeu,
      Contribuições são muito bem vindas… só não podem ter saido em outros locais pois isso dá problema no google penalizando o blog. O ideal nesses casos é reescrever para ficar um pouco diferente.
      Aguardo sua contribuição.
      Abraços,

  13. Sergio

    Paulo gostaria de saber Sr vc conhece a plotter xerox 7142 e a smsrtcolor ft1300? Estou precisando de uma plotter para sublimação e essas são as de melhor valor é posso usar a tinta do meu fornecedor. O que vc me diz?

    • Paulo Valle
      Author

      Sergio,
      Já mexi com um plotter muito parecido com a smartcolor… esses plotters genéricos com cabeça Dx-5 ou Dx-7 são muito tranquilos de trabalhar. Inclusive na plotter que eu trabalhei trocavamos o jogo de cabeça/tinta e usavamos tanto para impressão comum como para sublimação… a operação levava cerca de 15/30 min.
      Ja a xerox eu não gosto, nem tanto pela máquina e sim pela empresa. A Xerox fica criando mecanismos de travar a máquina em diversas situações. Já passei por isso com copiadoras da Xerox me deixando na mão em serviços grandes nos finais de semana… não indico a empresa. É bem capaz deles travarem a impressora para você não poder usar a tinta alternativa.
      Desejo uma boa aquisição.
      Abraços,

  14. Leandro Bueno Azevedo

    Bom dia, estou procurando uma impressora específica para fazer catálogos comercias, adesivos e cartões simples.
    Alguma que vocês possam estar indicando ?

    • Paulo Valle
      Author

      Leandro,
      Minha dica é sempre começar terceirizando a produção.
      Equipamentos baratos nunca vão chegar a qualidade encontrada nos equipamentos que custam algumas centenas de milhar de reais das maquinas usadas pelas grandes gráficas.
      Uma maquina boa de entrada para o que você quer é a Ricoh 2051 usada, que custa uns R$ 5 mil… as irmãs mais novas dela custam uns R$ 30 mil.
      Mas o custo de impressão é muito próximo ao que conseguirá terceirizando, não valendo a pena a compra a não ser que a tiragem impressa seja muito grande e a pressa em atender os clientes justifique isso.
      No caso dos adesivos vai precisar também de um ploter de recorte para fazer o meio corte deles. Nesse caso eu indico comprar pois há uma boa margem de ganho nisso.
      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      alexandro,
      O ploter de solvente ou eco-solvente é mais comum e mais versátil.
      O latex é meio que uma adaptação que vemos em ploters mais baratos e menores. Atende, mas é uma adaptação. Vejo pessoas reclamando de entupimento de cabeças e coisas do genero.
      Mas dá para usar e pode ser um a boa opção, especialmente para quem tem menos grana. Daí pode adquirir um ploter pequeno usado e fazer a adaptação.
      Abraços,

  15. Cristina Carvalho

    Sou autodidata e gosto muito de trabalhar com imagens. estou atualmente fazendo trabalhos em que sempre preciso imprimir imagens com 10 ou 15 metros de comprimento por 2,50 ou 3 metros de altura. Normalmente são gravuras de boa qualidade que adquiro para copiar. Ja tentei scanear com resolução de 600 dpi, por partes e depois junto todas ou ainda fotografar a imagem ( profissionalmente). Qual seria a melhor maneira de ampliar para que fique uma imagem de boa quallidade? A idéia é que seja usada como papel de parede, para ser vista de perto, embora seja grande . Tenho lido os tutoriais mas como sou autodidata minha maior dificuldade esta em entender a relação entre resolução, tamanho e entrada , saida etc….Trabalho com corel e photoshop. Quando vou abrir o arquivo para começar a trabalhar nele, nunca sei se ja configuro a pagina para o tamanho real que preciso, se faço menor e depois estico, como fazer? Tem alguma aula ou post que eu possa ler para entender melhor? Por favor me ajude pois estou penando realmente… fora o que trava o computador e acabao perdendo todo o trabalho feito ….agradeço sua atenção, abraços

    Cristina

    • Paulo Valle
      Author

      Essa tua tecnica de escanear por partes vai deixar falhas na imagem… existem scaners de largura grande, mas creio que também não é a melhor opção.
      Os bancos de imagem que tem por aí possuem imagens em alta resolução e são digitais e podem ser ampliados a vontade.
      Porém sugiro que leia os artigos abaixo:
      https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/
      https://www.cardquali.com/dia-dia-na-grafica-6-como-trabalhar-outdoors-grandes-formatos/
      São duas abordagens, de dois profissionais, que falam mais ou menos a mesma coisa.
      Você não precisa ter alta resolução na medida final… por melhor que seja o trabalho você precisa se afastar um pouco da imagem para perceber ela.
      A não ser que voc~e esteja fazendo uma imagem do PROCURAR o WALLIE gigante, que justificaria ter uns 300 dpi na saida, na maioria dos casos olhar a 1 metro de distancia será raro… o normal é estar bem mais distante… daí usa a regra que falei que dá tudo certo.
      Isso vai permnitir trabalhar com as imagens sem dar pau.
      Outra dica é se pretende trabalhar com isso colocar bastante memória RAM no computador… faz uma diferença enorme no processamento.
      Quem trabalha com outdoor faz a imagem pequenina e depois amplia só na hora de imprimir… a imagem pequena é mais fácil de trabalhar com os parametros dos programas.
      Lê os artigos e se tiver dificuldade me fala… e compra as imagens no banco de imagens ao invés de comprar já impresso… no processo de impressão tem reticula e o resultado nunca fica 100% legal pois é comum acontecer o chamado MOIRÉ na imagem.
      Depois me fala o que achou.
      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

wordpress