Criar arquivo para faca corte e vinco no CorelDRAW X6

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 1 Flares ×

Neste vídeo vamos aprender os passos para a criação de um arquivo para a confecção de faca corte e vinco. Este arquivo deve ser enviado para a gráfica junto com seu impresso sempre que desejar um corte especial, como convites personalizados ou panfletos especiais. O arquivo consiste apenas nas linhas de contorno do objeto que será impresso que devem conter a forma desejada para o corte.

No vídeo usamos técnicas bem básicas de edição de formas e o uso da ferramenta de contorno. O processo é muito simples e não requer muito trabalho. O arquivo pode ser enviado em conjunto, em uma outra página no mesmo arquivo ou em um arquivo separado.

Os créditos do material usado no vídeo são para o grande amigo Helder Lana.

Assine meu Canal do Youtube e acompanhe muito mais vídeos interessantes.

Aproveite para seguir o Cardquali no twitter, facebook ou google+, assim você fica por dentro das novidades, e acompanha os melhores links do blog. Você também pode assinar nosso feed de notícias e receber todas as atualizações de maneira exclusiva.

Você pode gostar também de:

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 1 Flares ×

18 comentários

  1. Glaucio

    Como sempre excelente artigo/aula. Parabéns! A única incógnita que sempre fica na hora de enviar este tipo de material com faca especial de corte é tentar imaginar o que a gráfica vai aprontar no provável deslocamento na hora do corte.

    • Oi Glaucio, realmente temos que ser muito criteriosos e antes de enviar o arquivo ser bem específico quanto a perfeição do material. Claro que devemos enviar o arquivo devidamente sangrado e com a faca no tamanho correto.
      Grande abraço!

  2. Ricardo

    Olá
    Gostei muito do sei site e das informações contidas nele.
    Gostaria de usar os textos no site de nossa gráfica como dicas.
    Você autorizaria?

    Grato

    • Por motivos de problemas de conteudo duplicado para o google, apenas trechos podem ser usados. Textos inteiros duplicados são penalizados pelo google. O ideal é fazer a indicação a partir do seu site com um texto seu. Tem como fazer abrindo em outra janela, evitando dos seus clientes sairem do seu site.

  3. Alan

    Gostei do teu video.
    estou começando agora nessa area de design grafico.
    ja fiz um catão de visita para imprimir na grafica. quais os tipos de papeis que tu me recomendas? em que formato eu envio para a grafica? agradeço

    • Alan,
      A maioria dos distribuidores gráficos trabalha com couchê, duo design ou triplex e reciclato.
      Devido ao acabamento que levam, os três primeiros se equivalem e o reciclato fica com aquela cara de “ecológico”.
      Reza a lenda que o duplex e triplex aceitam melhor a escrita que o duplex, mas isto é forçação de barra de vendedor (ele passa a mão rapidinho na escrita para mostrar borrando), passados 3 ou 4 segundos a tinta está seca também no couchê.
      Abraços,

  4. Pingback: Dicas gráficas do Cardquali | Gráfica BH na WEB: cartão de visita, panfleto, banner, adesivo em Belo Horizonte.

    • Sim, Vivian.
      As pastas e envelopes passam pelo processo de corte e vinco.
      O crachá pode passar ou não, pois pode ser corte reto e apenas arredondar as bordas numa máquina específica.
      O cartão geralmente é corte reto, mas pode ter casos de se usar a borda arredondada igual ao crachá ou cortes especiais com faca.
      Abraços,

  5. Vivian Feitoza

    Pessoal publiquem um post explicando como aplicar faca em arquivos da papelaria básica: pasta, envelope, crachá… deixando-os prontos para ser impressos.

    • vivian,
      Quando você vai fazer um material desses em distribuidores gráficos, eles já tem a própria faca e disponibilizam o arquivo modelo para você ajustar o seu serviço. Não é necessário pagar uma nova faca e fazer o corte e vinco separado.
      Só nos casos de você querer um produto totalmente diferente é que vai ter que se preocupar com isso. Nesse caso a sua arte terá mais uma página chamada faca de corte com o desenho do corte com uma linha preta… caso seja você esteja executando o trabalho, deve imprimir essa folha da faca e mandar para o faqueiro fabricar a faca e enviar para o corte e vinco.
      Ou seja, a arte da faca nada mais é do que uma linha preta contínua onde é a faca e uma linha tracejada conde é a dobra… mas não é regra… pode-se ter por exemplo corte, picote e dobra num mesmo trabalho… basta deixar diferente com a devida explicação para o faqueiro.
      Abraços,

  6. Antonio Carlos

    Tentei aplicar o contorno numa imagem, onde o fundo do extrarradio no PAINT FOTO e a ferramenta estava desabilitado. Gostaria de saber como fazer, se o contorno pode ser aplicado em qualquer imagem. Obrigado!

    • Antonio,
      A ferramenta contorno só pode ser usada em objetos… não é possível usar ela numa imagem bitmap.
      Se quer fazer um efeito sobre um bitmap, primeiro terá que criar um objeto vetorial sobre a parte da imagem que deseja trabalhar e daí usa o contorno.
      Eu pessoalmente nunca vi uma aplicação pratica para isso… talvez precise colocar parte da imagem num powerclip sobre o contorno para ficar legal.
      Não vi muita relação com esse video de facas de corte e vinco.
      Se a resposta não ficou legal tenta explicar melhor o seu caso para eu entender.
      Abraços,

  7. Alexandra bighi

    Amei sua aula. Foi realmente muito esclarecedora pra mim. Gostaria de deixar a sugestão de aula para cartão de visita com verniz localizado. Virei sua seguidora. Parabéns e obrigada por compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *