O Universo conspira a nosso favor! Aproveite!

5 Flares Twitter 0 Facebook 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 5 Flares ×

O tema de hoje pode parecer bem exotérico! Mas uma série de comentários desta semana teve um desfecho que mereceu um post especial para ele. Lendo eles você vai entender como, realmente, muitas vezes o Universo faz tudo para que coisas boas aconteçam conosco!

A origem

A origem deste artigo foi o post “No que o Sebrae pode nos ajudar!” publicada em 30 de novembro de 2012.

Esta postagem trazia várias opções trazidas pelo Sebrae, tanto pela internet quanto presenciais, que podem trazer resultados positivos para os empreendedores.

Nosso leitor Ney, caiu em nosso blog via pesquisa no google e leu o artigo a alguns dias atrás. Conheceu a qualidade de nossas postagens, mas estava indignado com o atendimento recebido pelo Sebrae e fez, neste post, um desabafo do descaso de alguns funcionários do Sebrae com os pequenos empreendedores.

Eu também já sofri com isto, mas conheci um pouco do outro lado e sugeri a ele vir de cima para baixo, fazendo os cursos, que são ministrados pelas melhores cabeças e no preparo prévio de conhecimento, com esforço do próprio empreendedor, para daí procurar os níveis mais baixos e burocráticos do Sebrae.

Você pode acompanhar isto pelos comentários.

Eu achei que poderia dar uma resposta ainda melhor para meus leitores e criei um novo post sobre o assunto: “O Sebrae pode realmente me ajudar”.

Nele eu destrinchei ainda mais o meu comentário, sugerindo que além das propostas sugeridas, juntasse forças com outros empresários da região para dar um peso maior nas solicitações.

Não é que nesta sexta passada fui surpreendido por outro comentário do Ney realmente surpreendente. Vá lá na segunda postagem e leia com os próprios olhos.

O Ney, na sua busca por melhores condições de trabalho e por fazer a coisa da maneira certa, de tanto pensar no assunto, foi procurado em seu estabelecimento, sem fazer nenhuma solicitação, por nada menos que uma equipe do Sebrae interessada em fomentar os negócios da região dele.

Logo pensei no livro “O Segredo”, vários livros de auto ajuda e na própria Bíblia: Se você quer que uma coisa aconteça, peça com muita fé e Deus provirá!

Deus ajuda aqueles que pedem com fé!

O Universo a nosso favor

Realmente, muitas vezes as coisas parecem nos indicar que o Universo está a nosso favor.

Ou será, contra?

Vai depender do que você mentalize! O que você pensa com frequência acaba acontecendo!

Se você só pensa em dívidas… são elas que surgem sem parar na sua vida! O seu foco deixa de ser o seu negócio e passa a ser as dívidas em si!

Mas se por outro lado os seus pensamento se voltam a achar soluções para seus problemas, analisa suas falhas, corrige as mesmas e começa a seguir uma trilha para promover seu crescimento, com certeza as coisas começam a melhorar.

Não vou aqui seguir pelo lado exotérico ou religioso e sim pelo lado do planejamento!

Se você analisa seu negócio e descobre os erros, pode evitar os mesmos, mesmo inconscientemente!

Se você define qual é o seu objetivo! Você consegue perseguir ele de maneira que ele comece a acontecer.

Por isso é tão importante o planejamento.

O Ney tem um negócio que não estava deslanchando! Ele parou para analisar seu negócio! Procurou ajuda na internet e por isso nos achou!

Neste momento, ele deixou de ser uma pessoa que está sozinha pensando e insistindo nos erros e passou a pensar em conjunto. Passaram a pensar no negócio dele ele mesmo, O Dicas Gráficas do Cardquali através dos vários posts e outras tantas fontes que ele procurou.

Ele parou de insistir nos erros que ele não percebia e começou a planejar o seu futuro. Ele pegou as rédeas do seu negócio.

E surpreendentemente, as coisas começaram a acontecer exatamente como ele queria!

Por isso, planeje o seu negócio e junte cabeças para olhar as coisas por outros ângulos.

Você faz isso?

Sim! E muito!

Este blog nasceu de uma dessas necessidades. Foi planejado por cerca de 1 ano e não saia do papel. Procurei outros blogs e estudei bastante.

Um destes blogs me fez planejar as coisas para o ano todo. Coloquei neste planejamento a construção do blog, com metas de visitação, linha de postagens, tudo! Posso afirmar que neste planejamento feito cerca de 80% das coisas aconteceram e os 20% restantes estão acontecendo hoje.

Saber o que quer fazer e onde quer chegar faz uma diferença enorme nas nossas vidas!

É por isso que me juntei a outros blogueiros, como o Liute aqui no blog e outros mais através de uma constante troca de comentários tanto deles aqui no blog, como minhas visitas aos blogs deles e também de muitos leitores, como o Ney, que fazem com que a cada dia, pensemos em novas maneiras de pensar sobre assuntos velhos e batidos. Novas soluções vão surgindo… para todos!

Como o Universo nos ajuda?

Aqui talvez seja o grande pulo do gato!

O universo está em nós mesmos!

Nós somos o grande entrave para as coisas não darem certo ou darem muito certo!

Não podemos mudar as outras pessoas! Mas podemos mudar a nós mesmos!

Se você é intolerante com seus funcionários, procure se colocar no lugar deles e veja por que eles estão agindo desta forma e o que eles esperam de você para mudar as atitudes deles. Mude a si mesmo e eles automaticamente mudarão o comportamento deles para aquilo que pode te atender.

Se você está sem clientes, procure pensar como os seus clientes e veja o que está fazendo de errado! Mude as coisas para que o cliente mude a atitude de evitar o seu estabelecimento e passe a te procurar com frequência.

A mudança é interna!

O Ney mudou a sua atitude de “já sei tudo” ou de “não adianta procurar” e passou a pensar “tenho que mudar as coisas” e assim o conseguiu!

Ele mudou a si mesmo! E os resultados apareceram!

Olhar por outro lado

Mas como vou mudar atitudes que criei por anos?

Taí uma coisa difícil!

Fazer mudanças radicais em nossa vida é quase impossível!

Para conseguir isto, transforme num processo em fases.

Acho que conhecimento é fundamental! Comecemos pela base!

Aqui mesmo no blog tem diversos cursos “gratuitos”. Comece aprendendo Corel, Photoshop, o Dia a dia da gráfica!

Só aí você pode se tornar independente caso um arte finalista falhe com você e pode resolver parte das suas preocupações do dia a dia. Não que você saia fazendo o trabalho do arte finalista, mas vai saber como pedir as coisas para ele e poderá atuar pontualmente quando tiver algum problema. É apenas um começo que pode estar fazendo falta para você!

Em seguida, entre no site do Sebrae e procure os cursos gratuitos. Lá tem diversos vídeos e apostilas para o pequeno empreendedor. São básicas, mas tem muita informação útil.

No meu caso mudei fazendo três novos cursos universitários: Administração, Ciências Contábeis e Gestão de restaurantes… mudanças radicais e caras. Mas no meio do caminho fiz muita coisa gratuita!

Já está se sentindo mais apto? Vamos seguir! As coisas já devem estar melhorando um pouco! Que tal gastar um pouco do dinheiro que recebeu em mais conhecimento!

Você pode me dar uma força pegando uns cursos do “Cursos 24 horas” aqui no blog e fazer bons cursos a baixo custo, ou pode partir para algo realmente muito bom: Faça o EMPRETEC do Sebrae!

Notou que as mudanças vem aos poucos! De maneira quase natural!

Digamos que você não se sinta bem em fazer cursos!

Faça através de outra pessoa! Invista num gerente e o transforme em seu braço direito e mude com ele! Ele faz os cursos, troca ideias com você, aplica no seu negócio e você cresce!

Tá com medo dele ir embora? Mude o pensamento! Cresça junto dele e instale por toda a sua empresa um clima de intraempreendedorismo. Veja como funciona aqui neste post: “Intraempreendedorismo! Você tem?

Mudanças sutis através dos tempos fazem uma grande mudança!

Tá duvidando! Registre o seu comportamento típico hoje numa folha de papel, coloque-a num envelope com uma data para daqui a 6 meses e deixe num local a sua vista! Promova as mudanças que sugeri. Quando chegar a data do envelope, escreva de novo seu comportamento típico, abra o envelope e compare os dois. Você vai ficar surpreso com o seu potencial de mudar a si mesmo e de controlar a sua vida!

Faça a experiência! Eu fiz e me surpreendi com os resultados!

Conclusão

Chegamos a quarta página deste texto no Word.

Tenho muito ainda a dizer, mas acho que você vai se cansar com um texto ainda maior que os que costumo fazer.

Voltaremos a tocar no assunto em breve.

Aguardarei seus comentários! Gosto de fazer postagens que complementem suas dúvidas.

Espero que tenha gostado deste post e tenha ficado tão surpreso com o caso do Ney como eu fiquei.

Um abraço a todos!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

5 Flares Twitter 0 Facebook 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 5 Flares ×

3 comentários

  1. Pingback: Estatisticas do blog - mês 13

  2. Antonio Henrique

    Bom dia!!
    para você ver ne, eu estava aqui no blog tirando algumas duvidas sobre gramaturas de papeis, e tava na minha mente ha algum tempo conhecer mais pessoas que levam os ensinamentos do segredo para a própia vida e acabei abrindo esse artigo confirmando tudo aquilo que você falou no texto!!!!! parabénsssssss pelo post!!!

    • Paulo Valle
      Author

      Valeu pelo estímulo!
      Eu acho que ajudar o próximo é o caminho mais seguro para se chegar a um bom lugar!
      Quem pensa só em si próprio, pode até ter algum sucesso instantâneo, mas logo, logo cai.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *