Sublimação – Conheça o processo!

56 Flares Twitter 0 Facebook 53 Google+ 3 Email -- LinkedIn 0 56 Flares ×

Estes dias, andei entrando nos sites de alguns parceiros para dar uma estudada. No blog EstampaWeb, me deparei com um processo que já tinha ouvido falar, mas que eu tinha pouco conhecimento sobre ele. Hoje vou falar um pouco sobre Sublimação. Se quiser mais detalhes sugiro entrar no EW para saber mais sobre o processo.

O que é sublimação?

Sublimação é um processo de impressão, concorrente do silkscreen, que visa fazer impressão em tecido e outros materiais de difícil tratamento.

As aplicações mais comuns são na área de camisas, abadas, chinelos, mouse pads, e personalização em geral.

Mas tá certo, quase tudo isso pode ser feito com transfer!

Concordo com você! Mas no transfer é feita uma transferência de uma película sobre o material, contendo a tinta. É muito fácil que essa película saia com a água ou mesmo o atrito.

Na sublimação, usa-se uma tinta especial, que ao ser aplicada, gruda no material, se incorporando ao mesmo.

A tinta fica lá mesmo depois de ser muito lavada ou mesmo que haja bastante atrito no material.

 

 

E como funciona a Sublimação?

Existem duas formas básicas: Impressão direta e transferência térmica.

A transferência térmica é o processo mais antigo. Nela se adapta impressoras jato de tinta para trabalharem com a tinta sublimática para ser impressa em papéis especialmente tratados.

A impressão destes papéis é transferida para o material pela prensagem a quente do papel sobre a superfície a ser impressa.

É exatamente igual a um transfer, só que a tinta é especialmente desenvolvida para esta aplicação, de modo que haja a transferência dela sobre o material.

Com o tempo, foram desenvolvido equipamentos para fazer a impressão diretamente sobre o material.

A impressão direta pode ser feita em diversos plotters ou impressoras devidamente preparados para trabalhar com o kit sublimação.

Neste kit, usa-se cabeças e tintas apropriadas para o trabalho de impressão sublimática diretamente sobre o material a ser impresso.

Com isso podemos imprimir diretamente o tecido que será usado para fabricas as camisas ou abadas, ou mesmo imprimir as folhas para serem usadas na transferência térmica.

Existem ainda uma série de impressoras, ainda raras no Brasil, que conseguem imprimir materiais altos. Com eles pode-se imprimir materiais planos, como camisas montadas, mouse pads, equipamentos como notebooks, DVDs ou chapas de aço. Algumas conseguem até tratar equipamentos que não são planos, como pratos, fazendo impressão nos mesmos.

Lá fora ainda tem equipamentos especialmente projetados para aplicar a impressão em objetos 3D… vou deixar um vídeo aqui com uma dessas máquinas.

E para quê isso pode me servir?

Vem a pergunta crucial! Para que isso serve?

Bem, se sua imaginação ainda não voou, repare bem nas coisas que você vê a venda por aí e mesmo na sua residência.

Você encontra xícaras diversas, capas de celular, sinalização em equipamentos. Repare que tudo Ito pode ser feito em sua casa.

Os equipamentos são pequenos. A maioria não custa muito caro. Você viu a parte das xícaras? Ao tirar a pressão a vácuo e colocar a cinta de borracha ele abriu uma breca para fazer isto em fornos comuns, devidamente ajustados (cuidado com o cheiro da tinta pois pode ser tóxica).

Dá para iniciar um negócio quase sem investir nada. Temos no mercado prensas para transfer que podem ser usadas facilmente e adaptar uma impressora jato de tinta é bem fácil.

Tá procurando emprego? Que tal tentar o seu próprio negócio de personalização?

Chinelos para festas estão na moda e é com sublimação que são feitos.

Abra a cabeça e pense em novas aplicações!

Obs. Quer começar agora a trabalhar com sublimação?

Conclusão

Como eu disse anteriormente, esta postagem foi baseada em conhecimentos adquiridos no blog Estampa Web. Minha sugestão é dar uma entradinha nele e aprender um pouco mais.

O Youtube também pode ser uma boa fonte de conhecimento. Lembre-se de usar os termos em inglês, já que as máquinas de sublimação ainda são poucas no Brasil e as novidades lá fora estão “bombando”.

Com isso temos mais um processo de impressão descrito. Quando eu melhorar ainda mais meus conhecimentos e vocês pedirem, tentarei entrar em detalhes técnicos.

Se precisar imprimir tecidos, pode me contatar. A impressora que eu adquiri imprime sobre tecidos e posso terceirizar esse serviço para vocês.

Um abraço a todos!

Até a próxima postagem!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

56 Flares Twitter 0 Facebook 53 Google+ 3 Email -- LinkedIn 0 56 Flares ×

80 comentários

  1. ney

    Olá Paulo, um grande abraço.

    Estava meio sumido mas agora retornei.

    Longe de querer ensinar algo a alguém, gostaria de complementar algumas informações a respeito de transfers, pois trabalho com eles já há algum tempo. Existem vários tipos de transfers no mercado. O jato de tinta, o sublimático, o de vinil, o laser e deve ter mais algum outro ainda.
    O jato de tinta é de fácil aplicação e o mais popular, inclusive se vende as folhas até nas papelarias para impressão em casa e aplicação com ferro de passar, porém não se fala que se deve utilizar tinta específica (pigmentada) senão desbota e mancha na primeira lavada; que o uso de ferro de passar deixa a desejar devido a aplicação de calor e pressão não uniforme, comprometendo o resultado final. Já o transfer laser é mais caro por folha e precisa de máquinas que se adaptem a ele, ou seja com regulagem na temperatura de fusão senão faz bolhas na camada de resina do papel e inviabiliza a impressão, além de ser menos duráveis e racharem a camada de resina do transfer depois de algumas lavadas, mas possuem resolução elevadas e aspecto mais suave nas camisas de algodão.
    Já o transfer sublimático é feito com uma tinta especial (que aliás não serve para imprimir mais nada, pois tem consistência de cores diferentes e não tem resolução em papéis). Essa tinta quando aquecida transforma-se do estado sólido (sêca no papel) para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido, daí o nome sublimação. Esse gás “colorido “, penetra na estrutura do tecido (somente sintético) e se funde com o material, passando a fazer parte do mesmo, por isso a alta durabilidade e quase ausência de desbotamento e deterioração em condições normais. Esse tipo de transfer se popularizou muito nos tempos recentes devido a melhor aceitação do tecido sintético e queda dos preços da tinta. Inclusive eu estou para mudar de tecnologia, porém o mercado se pulverizou tanto que é preciso pensar bem, porém existe outros produtos que vc já citou (chinelos, canecas, porta copos, canetas, chaveiros, etc, etc, etc. O sublimático também é utilizado em plotters, mas isso é para quem trabalha com alta produção e possibilita muitas opções.
    Tem também o de vinil, tanto para recorte como para impressão (solvente ou eco solvente) e recorte, mas precisa de máscara, etc, etc e ainda deixa uma pega um pouco estranha pois é espesso. Enfim, não sei se acrescentou alguma coisa útil. Gostaria de trocar experiências com quem tem mais conhecimentos.

    Que o Deus de infinito amor e graça abençoe a todos que procuram ter um coração reto diante D’ele.

    Abração

    Ney

    • Paulo Valle
      Author

      Ney,
      Valeu pela grande aula!
      Complementando as suas informações.
      Está chegando no mercado produtos como a printfix e outros, que preparam o tecido de algodão para receber a impressão sublimática.
      Tem um outro de uma grande empresa que eu vi enquanto fazia a postagem, mas que não lembrei o nome… ou seja, estes produtos devem ser sérios.
      Dá uma olhada neles.
      Abraços,

  2. AGNALDO JOSÉ DOS SANTOS FILHO

    EU GOSTARIA DE FAZER UM CURSO DE SUBLIMAÇÃO TOTAL EM CAMISAS.. SE POSSÍVEL UM ESTÁGIO MESMO QUE NÃO SEJA REMUNERADO.. TENHO SEGUNDO GRAU COMPLETO E SUPERIOR INCOMPLETO.. TENHO CURSO DE SILCK-SCREN

    • Paulo Valle
      Author

      Agnaldo,
      Procura os fabricantes de prensas térmicas próximos ao seu local e vê se eles tem cursos. Pode até sair de graça.
      Entra também no site Estampa web (www.estampaweb.com) e vê se consegue aprender algo por lá.
      No youtube também tem um monte de coisa sobre sublimação… vale por um curso… o resto é mão na massa.
      Dica: Compra uma impressora velha, tinta sublimática, papel transfer para sublimação e começa atestar usando ferro de passar. Vai dar para trabalhar com coisas pequenas e aprender a técnica. Quando ficar mais confiante compra uma prensa termica e melhora a impressora.

  3. tiago ribeiro

    queria saber se dar para sair a sublimação, porque eu comprei uma blusa de time, ai ela é de 2013, ai queria tirar o patrocinio, que é antigo, eu consigo fazer isso?

    • Paulo Valle
      Author

      Tiago,
      Sublimação não sai. O processo é transferir a tinta para as fibras do tecido ou para dentro do substrato.
      Uma vez que entre não sai mais… é diferente do transfer que é superficial (mas também muito difícil de tirar sem estragar o material).
      Infelizmente vai ter que fazer camisas novas.
      Abraços,

  4. Juliana

    Boa tarde, estou iniciando no ramo de chinelos e gostaria de saber qual a melhor impressora custo beneficio equal o melhor papel que devo usar, estou perdida se puderem me ajudar agradeço

    • Paulo Valle
      Author

      Juliana,
      O processo para fazer chinelos impressos se chama sublimação.
      Você vai precisar de uma impressora jato de tinta adaptada para sublimação, uma prensa térmica, papel sublimático, tinta sublimática, os chinelos para sublimação ou o material para fazer ele com corte e vinco (mais investimentos).
      No mercado livre tem quase tudo isso que falei. No youtube também tem muita coisa. Aqui no post que você leu tem algumas indicações para começar.
      O processo é imprimir no papel sublimático, posicionar ele sobre o chinelo (sem a tira), colocar na prensa para haver a transferencia da tinta, deixar esfriar e colocar a tira.
      Dá para terceirizar quase tudo. Minha dica é encontrar algum fornecedor e começar vendendo com alguma comissão… e vai fazendo clientela. Só investir depois de ter alguns clientes, passado então a produção. Você vai levar algum tempo até conseguir fazer bons produtos, pois tem as manhas do negócio que são aprendidas aos poucos.
      Precisando de alguma ajuda pode perguntar por aqui. Eu não trabalho com isso mas conheço toda a técnica.
      Abraços,

      • Fernando

        Grande Paulo estou querendo começar no ramo, mais gostaria de algumas dicas lhe agradeceria se vc podesse me add no watts pra tirar umas duvidades, desde já agrade ido 85 85040056 watts

        • Paulo Valle
          Author

          Fernando,
          o Watts é uma péssima idéia. O tecladinho do celular vai transformar uma resposta de 1 minuto por email em uma resposta de 1 hora no watts, devido aos meus dedos grossos.
          Peço que se comunique por email ou pelos comentários para que todos partilhem das respostas. Quando for algo genérico os comentários é melhor pois irá ajudar os outros. Quando for algo particular pode ser por email.
          Mesmo que demore um pouco eu sempre respondo ambos… tento nunca passar de 7 a 10 dias e respondo todas.
          Abraços,

        • Vinicius Correa

          Boa Noite, Excelente site com ótimos conteúdos, tive a iniciativa de trabalhar com Sublimação quando o salário do meu antigo emprego não era suficiente, era uma rotina estressante, vi que muitas pessoas não tem auxilio ou acompanhamento para começar neste ramo, hoje consegui me estabilizar e tenho uma ótima renda, entre os livros e e-books que mais me ajudaram a conquistar meu próprio negócio foi “Curso Prático de Sublimação”, tenho certeza que vai te ajudar, além de ter lista de fornecedores e total acompanhamento do inicio ao fim, confira : http://hotmart.net.br/show.html?a=B4631276I

  5. Bardo

    Olá pessoal!
    Gostei muito de tudo o que li por aqui e primeiramente quero agradecer a todos os que deixaram um pouco de sua experiência para os interessados.
    Tenho uma questão que talvez seja simples para vocês.
    Mandei fazer umas camisetas para uma igreja que tinha um símbolo na frente e alguns dizeres nas costas. Disseram
    que o processo era sublimação. Não ficaram muito boas, o vermelho fica meio rosado e impressão sem nitidez mesmo com a arte que fiz no Corel Draw que disseram dar melhor resultado. Vi no mostruário da empresa que fez o trabalho umas camisetas muito boas com cores vivas e até com certo brilho e me disseram que também teriam sido feitas por sublimação, só que num processo diferente que sublima a camiseta toda antes de ser costurada.
    Gostaria de saber que processo é este.
    Grade abraço e obrigado!

    • Paulo Valle
      Author

      Bardo,
      Vamos em partes… A camisa que ficou com má qualidade deve ter sido por que foi feita por alguém que ainda não tem prática. Me parece que ou a tinta está com má qualidade ou o tempo de aplicação não foi correto.
      Já vi diversas camisas feitas no processo de sublimação a partir de papel com excelente qualidade. Basta a tinta, o papel sublimático e a prensa serem adequadas para o serviço.
      Por fim, existe um processo em que se imprime diretamente o tecido com tinta sublimática, dispensando o processo de calor. Para isso usa-se um plotter adaptado para esse tipo de impressão.
      Após a impressão a camisa é montada pelas costureiras… o resultado tende a ser melhor, pricipalmente no que se refere a área de impressão, que fica maior, podendo-se imprimir a camisa por inteiro.
      Por outro lado o processo é mais lento, pois tem que costurar a camisa.

      Nenhum deles tem interferência quanto ao Corel Draw. O problema apresentado não foi de layout e sim de produção.
      No mercado livre você encontra os dois tipos de serviço… pelo número de vendas e qualificações positivas dá para ter uma idéia se o profissional é bom ou não.

      Abraços,

      • Bardo

        Muito obrigado, Paulo. Você é muito atencioso e parabenizo você por isso. Muitos tem conhecimento mas aqui nesse nosso nível a disposição para ajudar é para poucos. Espero que encontre sempre em seu caminho pessoas assim como você. Vou procurar entender mais sobre os processos. Estou estudando. Cada nova área guarda um universo próprio, não é isso? Grande abraço! Deus ti bençôi!

  6. eduardo

    olá pessoal… através do meu interesse em aprender um pouco mais, em pesquisas nessa área, foi por onde cheguei até aqui!! queria saber alguns modelos de máquinas que vocês poderiam me indicar para efetuar uma compra para a sublimação!!! estou em fase de pesquisas, pois pretendo montar um negócio neste ramo!!

    desde ja agradeço!!!

    • Paulo Valle
      Author

      Eduardo,
      Sublimação ainda é uma coisa no inicio aqui no Brasil. Existem muitas máquinas adaptadas e o restante são máquinas usadas em transfer.
      Meu conselho é começar terceirizando a produção e se ambientando no mercado.
      Abraços,

  7. Nelson

    Boa noite , agradeço pelas dicas e por ainda existirem pessoas boas que gostam de passar seus conhecimentos. Estou começando no ramo agora , muitaaaa pesquisa e fé em Deus .
    Abraços .

  8. ICARO MARTINEZ

    Olá, eu estou interessado em utilizar impressora EPSON adaptada para tinta de sublimação pois desejo imprimir minhas fotos em photo RAG. Neste caso essas impressoras adaptadas satisfazem minha necessidade? Desejo imprimir minhas fotos diretamente no Photo RAG utilizando essas impressoras.

    Grato!

    • Paulo Valle
      Author

      Fiquei curioso em saber o que é o Photo Rag… me pareceu ser um tipo de canvas.
      Não sei como vai ser o resultado… é necessário testar.
      Eu andei testando uns plásticos vagabundos com tinta eco e obtive bom resultado (tem um desses na minha sala e já tem 1 ano sem desbotar).
      Infelizmente nessa área tem muito essa coisa do teste… tem muito a se fazer nessa área pois as variáveis são bem grandes.
      Minha dica é tentar conhecer alguém que tenha uma dessas máquinas e mandar um papel para testes. O próprio fabricante pode se disponibilizar para esse teste.
      Nas vezes que eu comprei máquina e tentei testar papel, nunca fui mal recebido… alguns papeis eles já haviam testado e não faziam o teste (por exemplo o jornal entope dos dutos da jato de tinta)… mas na dúvida muitos testavam para ver o resultado.
      Boa sorte nos testes.
      Abraços,

  9. Eliz

    Oi, Paulo.
    Tenho procurado um tipo de negocio para investir e tenho lido muito sobre sublimação o que me despertou muito interesse. Sou coordenadora de escola – pedagógica e estou sempre precisando de produtos padronizados, o que acabo sempre contratando empresas ou pessoas ligadas a arte. Enfim, tô precisando realmente de dicas para sublimação em vários objetos ( camisas, canecas, bonés, chinelos, bolsas, etc.) dicas como: que maquina comprar? onde adquirir o material para sublimação? ah! e claro, preciso de um curso, mesmo já tendo visto várias postagens no you tub, que me tiraram muitas duvidas.
    Vê no que vc pode me ajudar. Será de grande ajuda.
    Grata, que Deus lhe abençoe!

    Eliz

    • Paulo Valle
      Author

      Eliz,
      Se fizer pesquisa no meu blog usando a palavra sublimação deve aparecer um anuncio de curso de sublimação… pelo que me falaram ele é bom. Não posso clicar no anuncio no meu blog senão sou punido pelo google… faz umas tentativas aí e entra na página de vendas deles… tem bastante coisa sobre sublimação.
      Um outro site é o http://www.estampaweb.com . Ele fala bastante sobre essa área.
      Para entrar na área você vai precisar de uma impressora jato de tinta adaptada para sublimação (pode ser uma epson 355 usada só para isso ou uma A3 jato de tinta adaptada. Tem que ser bulk. Precisa também de prensas… tem prensas separadas ou do tipo 8×1… tecla transfer ou prensa transfer no mercado livre que aparece várias opções. E o papel de sublimação é claro… também acha no mercado livre… o resto não tem segredo… é só achar bons materiais e achar o tempo certo de sublimação (que depende de testes).
      Boa sorte!
      Abraços,

  10. Claudete Muniz Bueno

    Olá Paulo, comecei a minha pesquisa hoje sobre sublimação,
    estou querendo um ramo novo de trabalho e me indicaram a sublimação,
    e me deparei com você. Gostei muito das dicas e vou continuar minha busca,
    mas sempre acompanhando você.
    Quero agradecer pelas informações que passou, E se for este meu novo trabalho,
    vou ti falar, OK!!!!
    Desde já, agradeço pela sua atenção.

    Atenciosamente;
    Claudete Muniz

    • Paulo Valle
      Author

      Claudete,
      tem um anuncio do adsence que aparece muito aqui no blog que tem um bom curso de sublimação. Entrando algumas vezes nessa postagem com certeza vai aparecer.
      O especialista em sublimação é o blog http://www.estampaweb.com. Aqui eu só falo o básico.
      É um mercado bem promissor, tendo inclusive pessoas que só trabalham com isso. Além disso pode-se atuar em diversos nichos (festas, religioso, fornecimento para lojas, etc.)
      No que puder ajudar estamos por aqui.
      Abraços,

  11. Duarte

    Cara, você é simplesmente espetacular! Trabalho com serigrafia e estou tentando expandir o meu trabalho para sublimação. Gostaria de agradecer pelas dicas e dizer que sua humildade é que faz a diferença. Abraços!!

    • Paulo Valle
      Author

      Poxa! Valeu Duarte!
      Aqui eu tento passar o pouco de sei… na verdade aprendo muito com vocês.
      Volta e meia vem aquela pergunta cabeluda que não consigo responder… daí vou para o youtube e para o google e todo um horizonte se abre para mim. isso quando as informações não vem diretamente dos leitores.
      Na verdade sou apenas um canal entre a informação e os leitores.
      É muito bom receber elogios como este.
      Um grande abraço,

  12. Marly Falcão

    Boa Tarde!!!! como fica melhor para costurar a peça sublimada: cortar na modelagem e sublimar ou devo sublimar antes do corte? Tenho tido problemas com clientes.

    • Paulo Valle
      Author

      Marly,
      Essa não é a minha especialidade pois não trabalho com a sublimação. O local ideal para perguntar isso é no site http://www.estampaweb.com
      Eu imagino que operacionalmente é melhor sublimar o tecido inteiro e depois cortar… estou levando em conta que se trata de uma peça inteira num plotter.
      Agora se é só uma estampa… normalmente se pega a camisa pronta, coloca no berço da máquina cuidando do alinhamento e depois se sublima… do memo jeito que se faz um transfer.
      Abraços,

  13. sousa

    Boa noite!

    Pessoal,
    Estou super na duvida referente a impressora.
    referente a prensa está tudo ok.

    porém a impressora está me deixando sem dormir.
    Meu projeto é trabalhar com long drink, bones e camisas
    preciso de uma impressora que seja economico e de boa qualidade.
    Referente a Laser, jato estou na duvida também.

    por gentileza, quem poder me auxiliar fico muito agradecido.

    Obrigado a todos pela colaboração

    • Paulo Valle
      Author

      Souza,
      Primeiro você tem que definir o processo:
      1. transfer – usar uma impressora laser ou jato de tinta, ambas com a tinta ou toner originais, e papel transfer próprio para a sua impressora. A aplicação fica superficial ao substrato como se fosse um adesivo, quase sem penetrar no material (não é um adesivo… é só uma comparação).
      2. Sublimação – usar somente jato de tinta ou ploter, sempre com a tinta sublimatica. A impressora só servirá para isso e não vai dar mais para fazer impressão normal. O papel será o papel sublimático. A tinta vai sair do papel, evaporar e grudar na superfície do material como se tivesse sido pintada lá (penetra nas fibras).
      Pelo que vi na ultima feira que fui a sublimação está tomando o mercado devido a qualidade do material… pouco se falava de transfer e silk… tem mais diferenças e tem aplicações em que é preciso preparar o material. Como exemplo, a camisa de algodão aceita transfer direto, mas não aceita sublimação… é necessário preparar o tecido com uma resina. Já em tecido sintético a sublimação é perfeita. Se você comprar os materiais já preparados para sublimação não terá problema algum ou pode aprender a preparar.
      Eu indico a sublimação, mas nada imprede de ter as duas com 2 impressoras.
      Abraços,

  14. VALDIR LIMA

    BOM DIA
    GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR TINTA PARA SUBLIMAÇÃO QUE POSSA IMPRIMIR EM OFFSET AS FOLHAS PARA SUBLIMAÇÃO.
    SE PUDER ME AJUDAR FICO GRATO
    AT. VALDIR

    • Paulo Valle
      Author

      achar quem imprima na sua região pode não ser fácil pois eles não aparecem nas buscas do google logo de cara. mas se ligar para os principais vendedores de tinta sublimática e pedir ajuda eles podem indicar quem compra muita tinta com eles e fazer uma indicação.
      Me fala em que cidade/estado está para eu tentar ajudar… sem essa informação fica difícil.
      abraços,

  15. Otavia

    Boa noite Paulo, gostaria de saber ser uma mesma impressão pode ser reaproveitada para outra sublimação, ou depois que prensar no objeto, o papel com a imagem é descartavel

  16. joão carlos melo ribeiro

    Boa noite !
    Estou comprando uma prensa para sublimação total e gostaria que me indicasem onde posso tercerizar a impressão da arte des de ja meu muito obrigado .

    • Paulo Valle
      Author

      João,
      Não existem muitos locais para terceirizar essa impressão. Geralmente quem tem a impressão prensa também os produtos.
      Locais que possuem ploter de sublimação podem se interessar nesse tipo de serviço, mas deve-se procurar alguém próximo a você.
      Você estaria em que local?
      Abraços,

  17. joão carlos melo ribeiro

    Boa noite !
    Comprei uma prensa para sublimação total mais ainda não a impressora para imprimir a arte gostaria de tercerizar o serviço de impressão alguém pode me indicar uma boa gráfica que seja em niteroi , são Gonçalo ou cento do rio de janeiro des de ja meu muito obrigado .

  18. Lucia maria do Carmo

    Olá Paulo Valle, tenho 60 anos e aposentada,, gostaria de fazer um curso de sublimação. Moro no Rio de Janeiro ( centro) será que você pode indicar algum lugar por aqui. Muito obrigado

  19. Denizia

    Olá, tudo bem?
    Meu nome é Denizia, e moro no Rio de Janeiro. Estou aprendendo a sublimar, fazendo umas canecas. Vi uns talheres de aço,( para criança) com nomes sublimado no cabo, achei o máximo! Como posso fazer esse trabalho? O talher tem que ser preparado antes? Que produto uso para fazer esse preparo? Ou será que já acho preparado? A titã seria a mesma que uso pra caneca?
    Por favor, dê uma dica!
    Um grande abraço, e parabéns pelo seu trabalho, acrescenta muito pra quem quer aprender, assim como eu!

    • Paulo Valle
      Author

      Denizia,
      Você pode sublimar qualquer objeto desde que prepare ele antes. No comércio já existem canecas e outros materiais já preparados. Esse preparo utiliza uma resina… tem que aprender como é feito a aplicação dessa resina, mas em geral o próprio vendedor ensina e o resto é ganhar experiancia fazendo.
      A resina é essa aqui: http://lista.mercadolivre.com.br/resina-sublima%C3%A7%C3%A3o#D%5BA:resina-sublimação%5D
      No primeiro anuncio explica como funciona o processo (o HP do nome não é a impressora e sim o código do produto).
      A tinta é exatamente a mesma… tem que ajustar bem o papel na superficie e conseguir um “berço” apropriado para aplicar o calor na prensa… consulta o fabricante da sua prensa que ele pode já ter o berço para essa aplicação.
      Abraços,

  20. Leandro

    Olá, Parabéns! estou sempre aprendendo mais com você!
    Pesquisando descobri que sublimação é bem melhor que transfer, sendo que queria utilizar camisas de algodão por serem melhor… existi alguma possibilidade de usar sublimação em camisas de algodão (tanto escura quanto claras) ?
    tinha visto a respeito de usar transfer com tinta pigmenta para algodão, você acha que vale mais a pena que sublimação ? ou vai ficar tipo um adesivo? quero fazer estampas que fiquem com aqueles aspecto natural e não como de adesivo…
    Desde já obrigado

  21. Rodrigo

    Boa tarde amigo !

    Ja possuo a prensa, o corel draw e a impressora sublimática, gostaria agora de saber como faço pra montar a imagem no corel draw ( imagem jpg ) como configuro pra sair na impressora sublimatica epson t1110.

    Obrigado e parabens pelo blog.

    • Paulo Valle
      Author

      Rodrigo.
      Basta imprimir a imagem invertida.
      O pessoal que trabalha na área costuma preferir as imagens e cores em RGB. Dizem que as cores ficam mais vivas ao sublimar.
      Isso é bem discutido no portal sublimático e na Heloart… ambos com canais no youtube… assiste lá.
      Abraços,

  22. claudia

    Olá, sou nova no ramo de sublimação. Vou comprar uma máquina para long drink, mas ainda estou super na dúvida. Encontrei várias máquinas, que me deixou super na dúvida. Vi vários videos. Que também me deixou com dúvidas. Onde eu conseguir me achar, entender um pouco sobre, foi aqui. Queria que me ajudasse nas minhas dúvidas. Pode ser dúvida para outros… Impressão de sublimação, é para chinelos, camisetas, canecas…certo? Vi videos do pessoal fazendo long drink nelas. O resultado dos long feito nelas, são de qualidade? Não descascam? Uma dos post anteriores informou que não foi feito a trans sublimação no long. Por que? Tem a impressão transf a lazer né? A impressão dela não é tão boa assim? Mas, elas são as indicadas, ”corretas” para os longs ? No texto de vocês falaram que a tinta da sublimação é melhor do que a lazer. ”Mas no transfer é feita uma transferência de uma película sobre o material, contendo a tinta. É muito fácil que essa película saia com a água ou mesmo o atrito.Na sublimação, usa-se uma tinta especial, que ao ser aplicada, gruda no material, se incorporando ao mesmo. A tinta fica lá mesmo depois de ser muito lavada ou mesmo que haja bastante atrito no material.”
    Então, vi em outras postagem que a impressão dourado no copo branco, preto não sai, é verdade? Como é feito então, se tem vários modelos na internet dos mesmo?Tem alguma técnicas?
    Não sei se estou usando alguns termos correto, ainda estou começando a entender.
    Desde de já agradeço pela atenção.

    Qual dessas máquinas você indicaria?
    1) https://www.google.com.br/search?q=impressora+a+trans+long+drink&biw=1517&bih=714&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiS-ffb-tzKAhUJqh4KHdcTDEkQ_AUICSgD&dpr=0.9#imgrc=s0QfX4LFwortVM%3A

    2) http://silksmaq.com.br/maquina-de-transfer-giro-super-versatil-para-diversos-brindes/
    3) http://www.r2imports.com.br/prensa-para-caneca-acrilica-e-long-drink-bi-volt-transfer-laser-p156
    4) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688656198-prensa-termica-p-estampar-canecas-copos-long-drink-acrilico-_JM
    5) http://alemaqjau.com.br/loja/?product=prensa-t%C3%A9rmica-de-long-drink-alemaq

    • Paulo Valle
      Author

      Claudia,
      Eu não ficaria com nenhuma delas.
      Quase todas elas prensam apenas a frente do copo.
      Existem maquinas que abraçam todo o copo e possuem diversos berços.
      Vou te indicar o site do portal sublimático. http://www.portalsublimatico.com.br
      Ele trabalha apenas com sublimação e poderá fazer indicações muito mais precisas.
      Pelo pouco que sei observando o mercado livre, existem máquinas que te atendem e custam cerca de R$ 500 e podem trocar os berços para diversos tipos de copos… vê lá com ele e dá uma olhada como prensa de transfer lá no mercado livre.
      Abraços,

  23. Bom dia Paulo!
    Confesso que até ontem… nem sabia o que era impressão por sublimação. O meu interesse é de imprimir imagens em tecido p arte tipo almofadas e objetos de decoração em tecido (pequenas impressões). Já li todos os comentários anteriores, acho que já me esclareceu muita coisa, mas com certeza não sei nem uma parte, ainda vou continuar as pesquisas principalmente através das suas dicas de sites,youtube… Muito obrigada pelas dicas, já assinei o blog e vou continuar acompanhando por aqui. Me aguarde que logo vou estar cheia de perguntas p vc ok? rs
    obrigada!!!

  24. Bella Ramalho

    Olá, estou pesquisando a respeito de sublimação e estou um pouco perdida. Muitos me falaram dos equipamentos que preciso ter, pretendo trabalhar com canecas, squeezes e coisas desse tipo. O gasto inicial ficaria em torno de 7000 (sete mil reais) mas vi que vc falou sobre “baixo custo” então fiquei bem confusa rsrs. O que na verdade eu precisaria para começar esse trabalho. Obriga!

  25. Olinda Lopes

    Olá!
    Eu pretendo produzir bonecos que serão impressos pelo processo da sublimação em poliéster. Minha dúvida é se a tinta é tóxica ou não, porque, como o produto será para crianças elas poderão colocar na boca ou até mesmo o contato com a pele.
    Obrigada!
    Olinda Lopes

    • Paulo Valle
      Author

      Olinda,
      Pode usar sem medo que não sai não.
      Para você saber, quase 100% dos tecidos atualmente é feito com sublimação… então as roupas que você tem devem ter sido sublimadas.
      pode fazer sem medo.
      Abraços,

  26. Adriana Leite

    Olá! Boa tarde. Há alguma impressora que imprima com o efeito 3D? Estive na Itália e comprei um case para I phone com efeito. É muito bacana a profundidade que dá nas fotos. Achei uma de geladeira e cartão postal com esse efeito 3D com profundidade. Tem alguma dica? Obrigada.

  27. Morgana Moreira

    Estou encantada com seu blog, li vários posts e fiquei ainda mais interessada na área de sublimação.
    Temos um ateliê de vestidos, e agora começamos a abranger o mercado infantil, mas gostaria de ter tecidos exclusivos com nossas artes.
    E tbm trabalhar com almofadas e enxoval para bebê personalizados, e lembrancinhas de festa, tipo sacolinhas e mochilas.
    Qual a máquina que faz esse tipo de serviço?
    Desde já muito obrigada e parabéns pela iniciativa, por nos ajudar por aqui!

    • Paulo Valle
      Author

      Morgana,
      Para trabalhar com sublimação basta ter uma impressora jato de tinta com tinta sublimatica e uma prensa.
      A questão que você vai ter que pensar é na medida desses tecidos.
      A solução mais em conta é o uso de impressoras pequenas, no tamanho A4 e prensas de pequeno porte. Isso permite fazer estampas em camisas com medida de até 20×30 cm o que não é o seu caso.
      Uma impressora A3 só vai aumentar um pouquinho mais sua área, mas os 30×40 cm ainda serão pouco para fazer as roupas que precisa (se bem que são roupas infantis e você que vai decidir isso).
      O ideal para você é usar um plotter sublimatico e uma prensa grande ou uma calandra termica.
      O plotter vai custar entre R$ 20 e 40 mil dependendo do que seja escolhido.
      Uma prensa grande de uns 1,2x 2 m vai custar uns 7 mil mais ou menos… a calandra é mais cara.
      Com a prensa grande você faz imagens até a medida máxima dela o que já resolve o seu problema. Caso queira fazer rolos de tecidos personalizados terá que investir na calandra termica.
      É um investimento razoável, mas se pensar em escala industrial não é tão grande assim.
      No youtube você encontra vídeos da prensa e da calandra.
      https://www.youtube.com/results?search_query=calandra+termica
      https://www.youtube.com/results?search_query=prensa+termica+pneumatica
      Parte desses dois vídeos para começar as suas pesquisas. Coloquei aí apenas para ver do que estou falando.
      O plotter é relativamente fácil de encontrar… entra em http://www.bannerjet.com.br que vai conhecer ele (cita a gente se comprar com eles para que eles virem anunciantes).
      Um grande abraço,

  28. marcio

    boa tarde !
    você conhece alguma empresa que trabalha com sublimação de chinelos tipo havaianas de preferencia no rj?
    muito bom seu blog . obrigado !

    • Paulo Valle
      Author

      No mercado livre tem algumas pessoas que trabalham com isso… basta selecionar quem é do rio.
      Empresa grande eu não sei direito mas creio que tem algumas lá no Saara fazendo isso. Tem uma aqui na saída da Barra na linha amarela que acho que mexe também (esqueci o nome… junto da Caçula Barra).
      De leitor nossos tem muita gente entrando no Ramo mas ainda não tenho indicações.
      Abraços,

  29. Nelson Moura

    Boa tarde; a quem possa interessar, sou fabricante de papel tratado para sublimação com ótima qualidade e definição em formatos A4 / A3 ou em bobinas com larguras de 0,61 cm, 0,90 cm, 1,10 cm, 1,60 cm e 1,80 cm com comprimento de 100 metros linear até 500 metros linear no papél de 75 gr ou 90 gr.

    Paulo não tenho conhecimento como funciona este tipo de comentário, gostaria que vc me informa-se caso possa colocar telefone de contato OK.
    obr. Nelson

    • Paulo Valle
      Author

      Nelson,
      Pode colocar o seu telefone se quiser.
      O que acontece com o comentário é que ele fica restrito as pessoas que entrem na postagem e acessem a área de comentários. É um ótimo local para fazer perguntas e eu respondo todas elas.
      Para um anunciante o ideal são os espaços publicitários do site. Eles aparecem para os nossos mais de 80 mil leitores mensais, e quase que na totalidade ligados ao ramo gráfico.
      Por exemplo, uma pessoa que entrou nessa postagem aqui a 1 ano atras e iniciou o seu trabalho com sublimação vai continuar acessando o blog para ver as demais dicas e postagens, mas dificilmente voltará a ler essa postagem… colocando o seu contato no comentario você só vai aparecer para os futuros leitores que baterem nessa postagem… mas se usar os espaços publicitarios aparecerá para todo mundo.
      Qualquer coisa basta falar comigo.
      Abraços,

  30. Nelson Moura

    Nelson Moura

    Papéis Tratado para Sublimação formatados A4 / A3 com pacotes com 500 folhas e Bobinas de 0,61 cm até 1,80 cm de 100 metros à 500 metros linear.

    contato com Paulo Valle.

  31. priscila

    Boa noite,gostaria de saber se é possivel fazer um abada frente e verso com apenas uma maquina de sublimacao termica,aquelas da compacta print…

    • Paulo Valle
      Author

      Priscila,
      Em geral o abadá é feito imprimindo o tecido grande e depois cortando e montando o abadá… isso faz necessário o uso de maquinas maiores.
      Mas nada impede de comprar abadás prontos e prensar áreas pequenas… vai da sua estrutura… mas não vai conseguir fazer abadás com imagens grandes usando maquinas pequenas.
      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      Osvaldo,
      Vou mudar a resposta… você precisa sublimar 180 m de oxford branco com fundo preto… a sublimação não pinta branco… mas pinta preto.
      A arte que vai usar é livre… basta achar alguém que imprima em papel sublimatico num plotter e faça a aplicação em calandra.
      Esse vídeo mostra o processo… tem o telefone deles… no google com impressão tecidos rolo aparece mais gente que faz.

      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      Lauir,
      Você terá que escolher apenas uma tinta para usar. Ou a sua impressora (epson) vai trabalhar apenas com tinta sublimatica para fazer sublimação, ou ele vai usar outra tinta como a corante ou pigmentada, apenas para fazer impressão… não é possível ficar tocando de tinta a cada momento e nem misturar as tintas.
      A tinta sublimatica é mais cara realmente, mas com ela você produz um produto de alto valor agregado que são as camisas, xicaras e outros produtos personalizados. Com as outras tintas você imprime apenas papel, que não é muito caro ao ser vendido.
      Como falei antes não é conveniente trocar a tinta… mas é possível fazer, mas precisa de um bom tecnico para fazer a limpeza completa do sistema para poder colocar a nova tinta. Não aconselho a você fazer essa operação. É grande a chance de perder a cabeça de impressão nesse processo.
      Abraços,

  32. Pingback: Entendendo de gramatura e tipos de papel

  33. Leslie C Deslandes

    Paulo,
    gostei muito do seu site e te parabenizo por ter esta disposição em ajudar ao próximo. Muito bacana!
    Eu e minha filha estamos com interesse de montar um negócio de sublimação. O foco é camisas customizadas. E gostaríamos de saber de vc como iniciar este processo? Já investindo em prensas e no que mais, ou terceirizando?
    Confesso que é uma área totalmente desconhecida para nós a questão de sublimação. A criação é tranquila! Mas vejo que posso comprar blusas e nós sublimarmos, ou deveríamos terceirizar os dois no princípio?
    Descobri que temos a malha lycrinha e a pet que segundo informam os fabricantes são para sublimação, e eu gostaria de confirmar com vc e saber se ambas são boas ou qual é a melhor para o trabalho de sublimação.
    Qual seria a sua dica para nós abrirmos este negócio? E vc, que está por dentro do mercado de sublimação, acha que vale a pena nos dias de hj?
    Aguardo seu retorno.
    Muito obrigada pela atenção.

    • Paulo Valle
      Author

      Leslie.
      Na lateral do blog tem uns cursos de sublimação. Eu indico fazer alguns deles pois eles mastigam todos os detalhes de modo a não perder dinheiro com aprendizagem na tentativa e erro.
      Observe que a sublimação não serve para camisas de algodão… tem que ser tecido sintetico. Mas tem o transfer que preenche esse nicho e na prática é bem parecido.
      Imagino que esse tecido que você falou sirva sim, pois me parece ser sintetico.
      Você vai precisar de uma impressora epson com tinta sublimatica, papel sublimatico, prensa termica plana e conhecimento. O processo é simples… fazer arte, imprimir invertendo a impressão, deixar secar a folha, alisar a camisa onde vai receber a imagem (com a prensa mesmo), posicionar o desenho, aplicar temperatura e pressão ideiais (varia com a prensa), retirar o papel… só isso… mas tem os misterios que são aprendidos no curso e seria muita coisa para falarmos aqui nos comentarios ou numa única postagem.
      Para se ambientar entra no youtube e procura portal sublimatico e grupo g4s heloart… o heloart tem um bom curso que vendo aqui no blog e o portal sublimatico tem curso presencial e muita coisa nos videos do youtube.
      Eu acho que é um bom negócio sim. Pretendo entrar nele com meu filho nessa área de camisas. Atualmente ainda é dificil terceirizar esse tipo de produto e se for criativo pode conseguir um bom diferencial para vendas.
      Eu ainda não estou no mercado e mesmo assim ainda volta e meia me procuram para fazer algo do genero m(que na maioria das vezes eu dispenso por não ter que faça).
      Faz o curso… vai valer a pena.
      Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *