Serigrafia – A impressão da moda

178 Flares Twitter 174 Facebook 3 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 178 Flares ×

Já falamos de vários tipos de impressão gráfica. Mas por incrível que pareça tem uma que anda sempre conosco e que eu ainda não falei. Conheça agora a serigrafia, o principal sistema de impressão quando nos referimos a vestuário.

O que é serigrafia?

Serigrafia é o processo de impressão que usamos para fazer a grande maioria das estampas dos tecidos que são usadas para confeccionarmos roupas. Você também vê ela nos desenhos das camisetas, logos de camisas escolares, diversos brinquedos como aquelas boias infláveis de plástico, brindes e muitos outros.

Onde pode ser usada?

Como você perceber no item acima, pode-se aplicar a serigrafia a praticamente qualquer material. Normalmente nós a usamos quando a tiragem a Sr produzida é pequena, pois a serigrafia é um dos sistemas de impressão de menor custo.

Ela reinou absoluta por anos como primeiro sistema de impressão aprendido pelos gráficos, caindo gradativamente com a entrada do computador em nossas vidas.

O baixo custo permite que se montem empresas em sua própria residência e atende bem o mercado de impressão em baixa escala no setor têxtil (principalmente camisas).

Somente agora nos últimos anos é que surgiram tecnologias que podem abalar a sua utilização, tais como os transfers térmicos e a sublimação de tinta.

serigrafia - Material necessário

serigrafia – Material necessário

O que precisamos?

Para começar a trabalhar com serigrafia você precisa de:

  • Quadro de madeira com tecido microperfurado (tela)
  • Cola fotossensível (emulsão)
  • Caixa com lâmpadas e vidro base como tampa.
  • Madeira e pesos para fixação da tela.
  • Rodo manual de borracha
  • Tintas serigráficas apropriadas ao material a ser impresso
  • Água corrente
  • Filme transparente com a imagem a ser impressa (fotolito).

Preparação da tela

O processo de preparação da tela é o seguinte:

Separamos todo o material do item acima. Preparamos a tela passando uma camada da cola serigráfica na superfície da tela de maneira deixar uma superfície bem lisa cobrindo todos os orifícios da trama do tecido (fazer em local pouco iluminado). Deixe secar a cola. Coloque o fotolito sobre a tela, tomando cuidado de deixar a parte impressa diretamente em contato com a tela, para que não passe luz (a espessura da folha faz diferença neste caso). Neste processo observe bem o sentido correto do filme, para que a imagem não fique invertida na hora da impressão. Fixe o fotolito na tela com um durex. Coloque a tela com o fotolito sobre o vidro da caixa de luz e aplique um peso sobre ela utilizando a madeira e os pesos. Tome cuidado para que tudo fique bem firme neste processo para garantir a qualidade.

Com tudo fixado, acendemos a luz por alguns minutos (será necessário fazer vários testes até acertar o tempo certo para a sua caixa de luz). Após este tempo, desliga-se a luz e retira-se cuidadosamente a tela, retirando o fotolito. Usando água corrente em jatos sobre a tela retira-se a cola que não endureceu, aparecendo a imagem a ser impressa. Neste processo vale até usar uma escovinha (com cuidado). Acabado o processo você perceberá claramente o aparecimento do desenho na tela.

Não entendeu ainda? Assista este vídeo: Preparando a tela e revelando a tela no sol que linkei do youtube para vocês.

serigrafia - impressão

serigrafia – impressão

A impressão serigráfica

Para imprimir, colocamos o material a ser impresso na mesa e fixamos ele. Colocamos a tela sobre o mesmo. Colocamos um pouco de tinta ao longo de um dos lados da tela e com o rodo de borracha puxamos a tinta cuidadosamente sobre todo o desenho. O ideal é fazermos isto numa única operação para evitar borrar. Pratique com tecidos baratos ou jornais até acertar a mão. Retire cuidadosamente a tela e verifique a impressão. Deixe secar em local seguro. Simples, não? Veja também este video do youtube: Impressão serigráfica .

Detalhes técnicos

Você deve ter percebido que a descrição acima é um resumo do processo como um todo.

A medida que se profissionalize, você irá melhorar a caixa de revelação com lâmpadas potentes. O peso sobre a tela pode ser acoplado a caixa por dobradiças, com espumas e presilhas, garantindo a melhor fixação. No mercado existem caixas prontas com sistemas muito profissionais.

A cola usada pode ser de ação direta ou inversa, conforme o tipo de filme usado. O filme pode ser um fotolito profissional, melhorando a qualidade de impressão.

Na impressão, temos mesas especialmente desenvolvidas, com local apropriado para o material a ser impresso, com sistema de fixação preciso e sistemas de charneiras próprias para fixar, alinhar e descer a tela, de maneira a fazer a imagem ficar sempre na posição correta de impressão.

Estes sistemas permitirão a aplicação de várias cores no material a ser impresso, valorizando o trabalho.

Existem produtos para a aplicação na tela, para retirada da cola, sem destruição do tecido, permitindo a reutilização da tela, barateando o processo.

serigrafia - máquinas

serigrafia – máquinas

Se profissionalizando

Até o momento só falamos do processo manual, onde passamos a clave manualmente.

Existem no mercado máquinas manuais, semi-automáticas e automáticas.

As manuais facilitam o trabalho de impressão mais continuam com a aplicação manual das tintas.

As semi-automáticas utilizam a força humana, mas parte do processo é automatizado.

Nas automáticas a impressão é toda feita pela máquina, quase sem ação humana.

Na revista O Serigráfico você pode conhecer alguns dessas equipamentos.

Conclusão

Espero ter conseguido explicar um pouco deste processo para vocês, leitores.

No futuro poderei explanar mais um pouco do processo.

Se tiver dúvidas, use os comentários, que responderei suas dúvidas e quem sabe criarei outras postagens para sanar as dúvidas mais frequentes.

Espero que tenham gostado deste post.

Não esqueçam de assinar nossa newsletter na lateral do blog para não perder nenhuma postagem.

Até a próxima postagem.

Curso de Photoshop
178 Flares Twitter 174 Facebook 3 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 178 Flares ×

9 comentários

  1. Noemia Bomfim

    Oi, Liute Cristian, por favor, gostaria que vc se puder postasse um vídeo,. Por favor como eu posso configurar a impressora para impressão de transfer com a arte no corel Draw. Desde já muito obrigada!!!
    Noemia Bomfim

    • Noemia, a impressão em transfer é como qualquer outra impressão, tudo o que você precisa fazer é espelhar sua arte. No mais não existe nenhum segredo ou configuração especial. É como imprimir um texto ou uma foto qualquer.
      Um abraço!

    • Paulo Valle
      Author

      Renata,
      Cada processo é aplicado para um mercado.
      Na offset pensa-se em papel e similares.
      A Serigrafia é muito usada em tecido.
      A principio pense em usar a offset se for possível, pois a velocidade de impressão é muito menor. Pode-se imprimir perto de 10.000 impressos por hora.
      Na Serigrafia serigrafia esse tempo cai para a faixa de uns 60 impressos por hora… por isso só é usado em materiais que não podem ser feitos na offset.

      Qual seria o material que você pretende imprimir? Existem opções intermediárias como o transfer.

      Abraços,

    • Paulo Valle
      Author

      Raphaela,
      Aqui no artigo já passei em linhas gerais como funciona o processo.
      Para mais detalhes sugiro usar o youtube e digitar “serigrafia”. Se colocar “serigrafia passo a passo” vai pegar a gravação da tela e a forma de passar a tinta.
      Vendo fica mais fácil de entender o processo, que por sinal é bem simples.
      As questões mais complexas são a abertura correta dos poros após a gravação da tela, que deve ser bem feita e o tempo e jeito certo de passar a tinta e levantar a tela, que precisa ser treinado para executar com perfeição.
      É tudo uma questão de treino. O processo em si é bem fácil. Tem muitos fornecedores de material espalhados por todo o país e na própria internet.
      Qualquer dúvida localizada pode perguntar. Não sou especialisat mas tenho o conhecimento básico sobre o processo.
      Abraços,

    • Segrafia é um método de impressão quase que artesanal. Você usa telas de pintura, tinta e rolos para transferir uma imagem para o tecido ou outro tipo de superfície. Não recomendado caso precise de alta definição em imagens coloridas, é o metodo mais recomendado para textos em camisetas, desenhos menos complexos ou quando você quer obter um resultado mais rústico na impressão. Para grandes quantidade é um método ultrapassado e que demanda muita mão de obra e investimento em equipamentos que (particularmente) não valem a pena, a menos que você trabalhe com confecções e queira imprimir simbolos ou textos de uma ou duas cores.

    • Paulo Valle
      Author

      Dandara,

      Não entendi a pergunta. Vê se é isso?
      Você preparou uma tela de silk e está com problema em aplicar a tinta?

      Se for isso vamos lá! Trabalhar com silk tem toda uma “manha” que precisa ser aprendida. Aqui na internet tem vários vídeos no youtube que mostram como se passa a tinta na tela.
      Entre as manhas posso citar que o material a ser impresso tem que ser fixado. Muitos usam uma mesa furada com sucção feita por um aspirador de pó. Outra manha é a velocidade que se passa a raqueta. Tem também o tipo de tinta que deve ter a viscosidade correta para o trabalho.

      Não tenho a experiencia com o silk necessária para te falar exatamente qual o seu erro, mas tenta visualizar o trabalho dos caras desse vídeo.

      Os videos que aparecerão ao lado também podem ajudar.

      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>