O que realmente vale a pena!

8 Flares Twitter 3 Facebook 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 8 Flares ×

Aproveitando o nascimento da Julia Lohane, filhinha do nosso amigo e escritor Liute Cristian, peço para  vocês pensarem: O que realmente vale a pena nesta vida?

Nós trabalhamos para quê?

Quer sejamos donos de empresas ou funcionários, todos trabalhamos para conseguir recursos para manter uma vida melhor para nossos cônjuges e filhos.

Mesmo aqueles ainda moços, sem grandes responsabilidades, procuram criar condições para no futuro poder manter suas próprias famílias.

Podemos colocar a carreira, a empresa, na frente de tudo, mas no fundo, o objetivo é ter uma vida melhor. E uma vida melhor, para a grande maioria das pessoas, passa por constituir uma família, achar o amor e viver da melhor maneira possível.

Sabendo disso, peço para todos darem uma parada e pensarem… estamos realmente dando valor as coisas importantes de nossa vida, ou estamos deixando com que a busca por melhores meios acabe por destruir aquilo que é realmente importante?

familia, filhos, conjuge

Quantidade de trabalho

Não sei se acontece o mesmo com vocês!

Eu tenho por experiência própria que quando ficamos atolados de trabalho, geralmente acabamos por perder o foco de nossos objetivos e não raras vezes, acabamos ganhando menos do que quando trabalhamos com mais tranquilidade.

Observe bem na sua vida!

Aqueles momentos de tensão, que pegamos um trabalho grande demais, muitas vezes acima da nossa capacidade de entrega, passamos o final de semana desenvolvendo o trabalho para conseguir cumprir o prazo. Entregamos um serviço aquém de nossa real capacidade, devido aos prazos apertados. Não ficamos satisfeitos e ao receber pelo trabalho percebemos que não compensou pelo tempo que tivemos que entregar para o projeto.

Não raras vezes, comparamos o valor que receberíamos por 2 ou 3 projetos menores, que demandariam o mesmo tempo, sem atropelos e nos recompensariam com ganhos maiores.

Não acontece o mesmo com vocês?

E o pior! Muita quantidade de trabalho significa menos tempo com a família, ou seja, menos tempo com o que realmente interessa!

Preciso de dinheiro

E a pressão por ter cada vez mais dinheiro, poder comprar cada vez mais.

Compramos o melhor computador, o melhor celular, a melhor escola para nossos filhos, cursos e mais cursos para todos.

Quando vemos, acabamos ficando atrás dos novos gadgets eletrônicos, afastando todos aqueles que queiram interferir. Os filhos ficam cada vez mais atolados de tarefas, criando pequenos estressados desde cedo. Infância para quê? Tem a violência das cidades mesmo por aí! E os cursos? Nos tiram tempo para a família e muitas vezes só nos permitem ter um trabalho que nos tira cada vez mais tempo que seria da família.

Mas, pense agora!

Quais foram os melhores dias da sua vida!

Foi aquele passeio no parque! Aquele dia na praia! Aquela tarde que passamos empinando uma pipa com nosso filhinho! O passeio de bicicleta!

Quanto custou isto?

Garanto que perto dos seus gastos normais, deve ter sido o menor gasto que você já teve!

Não raras vezes não custou absolutamente nada!

Esta é uma verdade tão presente em nossa vida que virou até propaganda de, pasmem, cartão de crédito!

Mas, como posso mudar a situação?

Bem, o primeiro passo é perceber o problema!

Uma vez que você perceba as causas de afastamento de sua família, pode começar a evitar todos aqueles serviços que roubam tempo e remuneram mal.

Mesmo que seja empregado, você pode escolher o que vai produzir primeiro, dando valor ao seu chefe e não apenas produção!

Não entendeu? Os chefes pedem quase sempre mais do que se pode produzir!

Sabendo disso, calcule as tarefas que podem trazer o maior retorno pra a empresa e priorize-os.

Separe bem o tempo na empresa do tempo em família. O mais importante para você deve ser a família e não o emprego.

Se você entrega valor ao seu chefe e exige o seu tempo para a família, vai deixar o seu chefe dividido entre te mandar embora perdendo o excelente empregado (pois entrega mais valor que os demais) ou aprender a ouvir o que este excelente empregado tem a ensinar, para que todos na empresa, inclusive o chefe, tenham mais tempo para suas famílias, sendo mais produtivos no trabalho.

A mudança de postura pode trazer benefícios para todos!

Quem sabe os ganhos não sejam grandes o bastante para poder admitir mais um empregado apenas para aqueles serviços ingratos.

O antigo desempregado vai ficar maravilhado com a oportunidade oferecida e todos acabaram sendo beneficiados.

E o patrão? Vai querer a mudança!

Eu já fui patrão!

Certa vez sentei com toda a equipe e pedi um feedback para eles.

Não obtive esta resposta!

Vocês não sabem como seria bem vindo este feedback.

O chefe nada mais é que um indivíduo como vocês! Com as mesmas dúvidas, receios, medos. Ao ter feedback de seus colaboradores, ele vai se sentir mais a vontade de tocar o negócio e com certeza poderá dar abertura para mudanças.

No início pode haver alguma retração ou medo. Mas com o tempo, o abismo que existe entre patrão e empregados cai por terra e o espírito de colaboração se instala.

Se você já trabalhou numa empresa aberta como a que estou descrevendo, saberá que são as melhores empresas para se trabalhar e não raras vezes, são as mais produtivas e valorizadas.

Se você é patrão e não está tendo tempo para sua família, leia com bastante atenção este texto. Você com certeza precisa aplicar algumas das técnicas aqui expostas.

praia, lazer

E agora? Vamos mudar?

Você tem tido tempo para sua família? Você está no caminho certo?

Caso ainda esteja na trilha errada, é hora de mudar!

Isto é algo que só você pode fazer!

Se o emprego está errado! Se perde muito tempo no transporte! Se o chefe é carrasco! É hora de mudar!

Começar a jogar currículos por aí é só o começo!

Mostre a cara para o mercado!

E o mais importante! Tenha em mente o que é realmente importante para você e sua família!

Mude agora!

Conclusão

Este texto nasceu do nascimento de um pequeno ser. Sei bem o que meu amigo Liute tem feito em relação a seu tempo.

Agora que ele tem algo mais importante que nossos blogs e o próprio emprego, deixo aqui este pequeno texto para ele pensar!

Prometo que não vou ficar chateado se ele não tiver tempo para postar o curso de designer ou dar aquelas ajudas no layout do blog.

Desejo muitas felicidades para esta  nova família! E aproveito para estender este desejo para todos vocês, meus fiéis leitores.

Um abraço a todos!

Curso de Photoshop
8 Flares Twitter 3 Facebook 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 8 Flares ×

4 comentários

  1. Realmente,há momentos na vida em que temos de parar e analizar o que realmente é importante para nós,e aonde queremos chegar. Se não fizermos isso,podemos acabar nos perdendo em meio as circunstâncias deste século, e quando percebemos,não teremos feito nada daquilo que um dia sonhamos :)

    • Paulo Valle
      Author

      No começo do ano acompanhei um artigo que nos chamava a escrever tudo que gostaríamos de realizar neste ano… ele chamou de cápsula do tempo. Só vou abrir no final do ano. Nele coloquei tudo aquilo que queria realizar este ano, no lado profissional, social, pessoal, financeiro. Acho que já realizei uns 80% das coisas que lá listei. Muitas eram no lado pessoal, como descrito aqui neste post.
      O final do ano está chegando… ainda há tempo de fazerem suas cápsulas do tempo.
      Abraços a todos.

  2. Estes acontecimentos nos fazem olhar a vida de uma outra maneira. Nossa força de vontade se eleva e agente começa a arrumar força de tudo que é lugar pra fazer ainda mais do que eramos capazes. É realmente fundamental que saibamos lidar com o trabalho de maneira isolada, sem trazê-lo para dentro de casa e com ele os seus problemas. Está certo que nem sempre podemos nos dar o prazer de nos desligar completamente, mas agora eu sei que preciso dedicar um tempo exclusivo para cuidar de minha filhinha e esposa.

    Obrigado pelas palavras Paulo! Uma braço.

  3. Pingback: Nossas estatísticas de nove meses de blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>