Procrastinação! O pior dos inimigos!

10 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 10 Flares ×

Continuo aqui nos meus 40 graus a sombra neste meu Rio de Janeiro. Vários projetos emperrados e não há muito o que se fazer! Quando paro para fazer algo vem aquela preguiça, aguçada pelo calor, e acaba-se adiando mais uma vez o inicio da atividade. Isto tem nome: procrastinação! Saiba que ela é seu pior inimigo!

O que é procrastinação?

Procrastinação é o ato de deixar as coisas para depois. É o nosso tradicional: “Amanhã eu faço”.

Para nosso azar, o amanhã nunca chega! Só temos o hoje!

E por que ela é nossa inimiga?

Bem… dependendo dela nada muda! As coisas estão ruins… amanhã eu resolvo! Tenho que planejar as mudanças… amanhã eu faço! Tenho que iniciar o plano… amanhã eu começo! Ela vive insistindo em adiar aquilo que é para ser feito hoje!

E quem é afetado pela procrastinação?

Eu, você e todo mundo a nossa volta!

procrastinar_01

Origem da procrastinação?

Não vou citar aqui a origem do termo e sim a origem deste hábito tão danoso ao nosso futuro!

A origem da procrastinação vem do nosso medo de mudar… de sair do lugar comum! A procrastinação usar qualquer coisa a seu alcance para evitar o inicio da atividade que pode trazer novos resultados.

Como os resultados de nossas ações podem ser bons ou ruins, nosso cérebro tende a encontrar desculpas para evitar a ação!

Evitando a ação, continuamos com o mesmo resultado a qual estamos “acostumados”, bom ou ruim. Nada muda… não temos trabalho em nos re-adaptar.

Ou seja, quem procrastina sempre fica no mesmo lugar! Num mundo de mudanças constantes isto significa “a morte”, nem que seja em doses homeopáticas.

E o que isto tem haver com gráfica?

Tudo haver! Já percebeu o que aconteceu com os tipógrafos, o pessoal do fotolito (manual)?

Todos acharam que não deveriam mudar, nem se adaptar as mudanças. Elas vieram em doses homeopáticas e eles nem perceberam.

Quando perceberam já estavam completamente sem clientes e sem profissão!

Planejar o futuro e botar em prática é uma necessidade de todo profissional. Não podemos deixar para depois!

E por que esse papo logo depois da virada do ano?

Bem! O ano novo está aí! Temos todo o ano de 2013 a frente!

É hora de analisarmos o ano que passou e planejarmos o ano que está entrando!

Ainda não começou? Já procrastinou!

Quando perceber mais um ano já terá corrido e menos oportunidades você agarrou!

É hora de vencermos aquela preguiça que vem junto do calor desta época e aproveitarmos a baixa nas vendas típicas do inicio do ano e fazermos nosso planejamento.

Todo mundo fala que o ano só começa após o carnaval!

E o que se faz entre o Ano novo e o Carnaval? Planejamento! Pesquisa de novos equipamentos! Teste com novos fornecedores! Tudo aquilo que não houve tempo durante todo o ano!

A hora é agora! Vá ao planejamento! Deixe de procrastinar!

procrastinar_02

Por onde começar?

Daí, você pergunta: Por onde começar?

O início é fácil! Devemos saber como foi o ano anterior. Foi um ano de sucesso ou de fracassos? Aprendemos muito ou pouco? Acabamos o ano com grana no bolso ou cheio de dívidas!

Esta análise é o começo de tudo! É o nosso parâmetro para o próximo ano!

Se você já iniciou o ao anterior com uma análise desta, é tempo de pegar o planejamento passado e comparar com os resultados obtidos.

Nosso planejamento teve resultados? Onde erramos e onde acertamos?

Se não fez isto no ano passado, a hora de fazer é agora! Avalie o que aconteceu no ano passado! O que fez de certo e o que fez de errado!

Não procrastine! Faça esta análise agora!

Como planejar?

Fez sua análise? Se não fez ainda está procrastinando mais uma vez!

Se já fez pode estar certo que deixou uns 80% dos concorrentes para trás! É a turma da procrastinação… sabe?

Vamos pegar tudo que você faz e pensar o que seria o ideal! O que precisamos para tornar ideal este processo?

É claro que ter uma impressora de 8 cores e todo aquele maquinário resolveria grande parte de nossos problemas, mas não é possível neste momento!

Mas o nosso fornecedor atual está nos atendendo bem? Podemos testar outros? Podemos começar a produzir parte daquilo que terceirizamos? Tem algo que nossos clientes sempre pedem e nunca podemos atender?

Procure espaços que permitam o crescimento!

Você pode crescer aumentando as vendas ou reduzindo os custos (sem perder qualidade). O que podemos fazer para melhorar estes dois itens?

Reduzir os custos pode ser feito reavaliando os fornecedores e colocando os custos ocultos do processo. Você pode estar pagando um real a menos num fornecedor que vive te deixando na mão ou errando o trabalho e não assumindo os problemas. O custo real deve incluir as perdas e o frete. Some estes dados e compare com outros fornecedores que mesmo cobrando um pouco mais, tem um histórico de menos erros, mais capricho com o trabalho e te entregam sem custo.

O um dia de entrega prometido pode ser na prática dois ou três dias. O do outro fornecedor pode ser três dias no papel, mas na prática vir a ser de dois ou um dia. Vai da honestidade de cada um! Hoje é a hora de avaliar este tipo de prática. As baixas nas vendas desta época pode ser uma boa oportunidade de testar outros fornecedores e saber a situação real.

Comprar maquinário nem sempre serve para reduzir custos! Mas as vezes serve para preencher nichos mal explorados ou para ter um diferencial naqueles pedidos maiores ou em que o prazo faz toda a diferença! Que tal avaliar estas máquinas e fazer algumas visitas a fornecedores? É uma época tranquila mesmo!

E para aumentar as vendas? Quanto estamos gastando em ações de marketing? Você não faz propaganda! É besteira?

Daí eu pergunto! Qual das grandes empresas que você conhece que não faz propaganda? Tem algum banco que não faça propaganda? Que tal um fabricante de carros? Ou de cosméticos? Todo mundo prefere a Coca Cola mesmo? Por que eles fazem propaganda?

Já deu pra convencer a importância da propaganda?

Defina um percentual do faturamento para gastar com propaganda! Ou melhor… investir em propaganda! Eu sugiro uns 3% distribuídos em uns 3 canais de vendas que você julgue que vai dar resultado. Aqueles que não trouxerem resultado, você troca por outro num segundo momento e vai tentando os vários canais até conhecer todos!

Tem canais que não são usuais! Quando você liga para seus clientes gasta telefone. Você pode computar isto como gastos de marketing e fazer sistematicamente estes contatos com seus clientes.

Como vai “fulano”, gostou do nosso ultimo trabalho? Não está precisando renovar seus cartões? Já pensou em anunciar seus produtos para o carnaval?

Mesmo que ouça o tradicional… o ano só começa depois do carnaval… seu cliente vai lembrar de você quando o carnaval passar.

E aí! Vamos deixar de procrastinar?

Acho que já falei muito!

Na verdade tenho procrastinado bastante!

Estou com um projeto na área de restaurantes, outro na área de gráfica… preciso colocar tudo no papel e fazer os planos de negócio e não iniciei.

Mas como tudo que eu faço acaba virando post aqui no Dicas Gráficas do Cardquali, achei por bem começar com este post para dar um basta na procrastinação!

Meus planos de negócios vão virar postagens para ajudar você a fazer o seu planejamento!

E assim , um vai ajudando o outro a deixar de procrastinar!

Espero que me façam bastante perguntas para me afastar da procrastinação!

E aí? Vai continuar procrastinando ou vai escrever um comentário aqui?

Espero que tenham gostado do post.

Um grande abraço a todos!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

10 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 10 Flares ×

5 comentários

  1. Eu procastino direto. kkkkk
    E isso me impede de ganhar muito dinheiro… não sei se é preguiça ou se eu preciso mesmo é de umas férias, mas às vezes não sinto vontade de fazer nada… e acabo não fazendo…

  2. Eversson

    Bora combinar, que se houvesse algum dicionário da nossa área, com certeza, mais toda a certeza e mais um pouco que Procrastinar seria a primeira APESAR do “P” no começo!! Procrastinar é a lei de todos os Brasileiros, também é o bom dia de toda hora na sala da diagramação!! As vezes até saudável, desde que não atrase o prazo dos serviços dos clientes. Eu também procrastino, fazer o quê, eu também não sou de ferro!

    • Paulo Valle
      Author

      Mas sabe que essa tal de procrastinação é a nossa grande inimiga? Mesmo que não percamos os prazos, deixamos de criar coisas novas que poderiam dar um upgrade na nossa empresa… pior que a talzinha volta e meia ataca.
      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *