O poder do elogio

6 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 6 Flares ×

A maioria das pessoas só abre a boca para reclamar (eu me incluo nisto). Mas ao invés de reclamar de um fornecedor ruim, é muito mais eficiente elogiar aqueles que são realmente bons. Quer saber porque? Vou explicar nesta artigo.

Elogio abre portas

Quando reclamamos de alguém, muitas vezes estamos ajudando esta pessoa. Diz o ditado popular:  falem mal de mim, mas falem de mim.

É isso ai! Acabamos fazendo propaganda para o mal fornecedor. Muitos vão achar que ele tem muitas vantagens e que você e que deu azar… Daí acabam rodando com o mau fornecedor, como você o fez.

Elogiando os bons fornecedores, você faz a propaganda para a pessoa certa.

Isso vai permitir que ele tenha mais clientes, podendo assim abaixar um pouco os preços e melhorar seu parque gráfico.

E  como ele te retribui? Te dando vantagens e te atendendo sempre melhor.

E uma grande porta que se abre para você!

com o elogio premiamos os bons fornecedores

Elogio incentiva melhorias

O elogio estimula o bom fornecedor.  Ele percebe que esta no caminho correto e é incentivado a melhorar cada vez mais.

Tendo mais clientes que gostam de seus produtos, ele enxerga a possibilidade de melhorar o seu parque gráfico, podendo entregar serviços cada vez melhores.

Ou seja, ao elogiarmos o bom fornecedor, acabamos por escolher aquele que deve crescer, tendo um resultado bem melhor do que uma reclamação num momento de raiva.

Elogio traz sorrisos

Como você se sente quando recebe um elogio?

Acho que todo mundo deve gostar!

Acontece que ao elogiar publicamente seu fornecedor, cria-se um ambiente otimista em que outros clientes se sentem estimulados a fazer o mesmo, os funcionários ficam contentes e trabalham melhor e acaba acontecendo uma onda de melhorias cíclica, ficando cada vez melhor o produto ou serviço oferecido.

E quem ganha com isso?

Você, que é recebido com um sorriso! E todos envolvidos no processo, que se sentem valorizados.

 Elogio faz crescer

É! O elogio tem o poder de provocar melhorias e de valorizar os profissionais de uma empresa.

Com isso a empresa acaba crescendo cada vez mais.

Com mais clientes satisfeitos e funcionários mais motivados, abaixam-se os custos e o bom fornecedor pode abaixar o preço sem afetar nem nada sua lucratividade.

Lucro para os clientes, que conseguem  um melhor produto por um preço menor.

Agora imagine o contrário? Se só houverem reclamações! Acaba o mal fornecedor crescendo, impondo preços menores às custas de você, cliente, que acaba continuando comprando dele devido a grande diferença de preço.

Você pode até brigar dizendo que o bom fornecedor deveria investir mais para obter menores preços. Mas a batalha vai ser sempre injusta para com aquele que preza pela qualidade.

Na verdade a escolha de quem vai crescer está conosco, consumidores, pois podemos fazer a propaganda pela reclamação constante ou pelos elogios constantes.

E agora? Vai escolher reclamar dos maus fornecedores ou fazer uma campanha maciça de elogios para ajudar o bom fornecedor a crescer?

Como elogiar e indicar bons fornecedores gráficos

No mercado existem várias maneiras de reclamar de um mal fornecedor.

Você tem o reclame aqui, que é recordista em audiência e olha que tem muita gráfica conhecida lá!

Aqui no blog também criamos links para páginas de reclamações e de elogios.

Sinceramente prefiro que sejam feitos elogios. As reclamações são sempre suscetíveis a processos legais e problemas do tipo. Mas os elogios, além de não trazerem problemas com a justiça,  são muito mais eficientes na melhoria da qualidade.

Não conheço outros locais na internet onde haja páginas similares, mas se conhecer, indique aqui nos comentários.

Se ainda não conhece nossas páginas de reclamações e elogios acesse os links abaixo:

Reclamações – www.cardquali.com/reclamacao

Elogios – www.cardquali.com/elogio

Lembre-se! Um elogio é sempre mais bem vindo do que uma reclamação!

O que ganho elogiando?

Ainda em dúvidas sobre o que ganha elogiando?

Vou listar aqui para você!

  1. Você escolhe quem vai crescer, o mal fornecedor ou bom fornecedor.
  2. Pode vir a ser tratado como cliente VIP.
  3. Seu bom fornecedor pode conseguir abaixar preços para você.
  4. Seu bom fornecedor vai prestar muita atenção nos produtos que você pode sugerir para ele criar.
  5. Você ganha uma parceria a qual pode sempre contar.
  6. Com um melhor atendimento e menores preços, sua lucratividade pode subir, sem aumentar preços.
  7. Melhor qualidade e preços moderados vão te trazer mais vendas.

Quer mais? Que tal você pensar um pouco e escrever para mim nos comentários!

Conclusão

Quero com este artigo promover uma nova abordagem na relação com os fornecedores.

Estimular uma contínua melhoria no mercado.

É bom falar que um mal fornecedor para uma pessoa pode vir a ser um excelente fornecedor para outro.

As reclamações de qualidade em geral trazem mais malefícios do que benefícios. Os funcionários que muitas vezes se esforçam para fazer um bom serviço veem seus esforços irem em vão por causa de um mal funcionário, que quase sempre some no meio de tantos na empresa.

Como dizia minha avó: Pai de filho feio nunca aparece!

Quem sabe mudando a postura dos clientes, estimulando elogios aos bons ao invés de “pichar” os ruins, não traga uma mudança no mercado.

Espero que tenham gostado dessa nova abordagem.

Não esqueçam de aproveitar esta leitura e entrar em nossa página de elogio.

Abraços a todos.

 

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

6 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 6 Flares ×

13 comentários

    • Paulo Valle
      Author

      Danilo,
      Isso faz parte da natureza humana.
      É por isso que se fala que a pós venda é tão importante.
      Muitas vezes você entrega um produto com defeito e nem fica sabendo. Mas seu cliente espalha que você enganou ele para Deus e o mundo.
      Quem nunca pegou uma chapa com 60 modelos de cartões e durante a impressão, um fio de cabelo ou uma mosca caiu na chapa sem que percebesse e danificou um dos cartões.
      Na hora de cortar, muitas vezes a primeira ou ultima folha não apresenta o problema e cortamos tudo. Mas 90% do trabalho está com o cadáver lá estampado.
      Na pós venda descobrimos o erro e minimizamos esse problema dos 1% dos erros.
      Essa é uma oportunidade que muita gente perde e acaba dando o estrago que nós conhecemos.
      Abraços,

  1. gorethe ppasqual

    queria crescer minha empresa pois já tenho 9 anos e continua mesmo coisa pouco negocião não seio que fazer quero ajuda de vocês que pode mim ajuda sou uma administradora de negocio vendo consorcio e faço financiamento e vendo carta de credito contemplada e outras coisas meu escritório e na zona sul sou bem elogiada pelos meus cliente só quero negocia mais onde esta erro?

    • Paulo Valle
      Author

      Gorete,
      Sua pergunta veio sem contexto com a postagem,mas vamos lá.
      Existem algumas formas básicas para crescer. Ou se aumenta a lucratividade ou se aumenta as vendas. A lucratividade pode aumentar abaixando custos ou aumentando preços de venda. Todos os três podem levar a um crescimento do negócio.
      Observe os grandes negócios (como os bancos) para entender como crescer.
      Se aumentam o número de clientes, você consegue abaixar custos. Um Banco quando quer crescer, tenta comprar outro banco com grande número de clientes e reduz um pouco o quadro de funcionários após a aquisição. A fusão acaba ganhando mercado pelo aumento de clientes e pela redução de custos.
      Um pequeno negócio pode se valer do mesmo modo. Basta se associar a outro empresário do ramo, ou mesmo comprar outro negócio em uma região vizinha, onde você tenha poucos negócios. Sempre há uma forma de reduzir os custos, nem que seja para aproveitar a sua capacidade de gerenciamento, fazendo o gerenciamento das duas equipes. Isso faz crescer o negócio.
      Outra forma é aumentar o leque de opções de oferta de serviços, abraçando novos clientes típicos desta modalidade de serviço e conseguindo vender também para os clientes antigos.
      Aqui vale a pena selecionar alguns clientes antigos e importantes e ter uma conversa franca com eles procurando entender que tipos de serviços, que você ainda não oferece, mas que seriam fáceis de começar a trabalhar… detectado estes serviços/produtos basta trabalhar e desenvolver eles e oferecer para sua clientela antiga.
      Não sei se falei tudo aqui, mas é um começo para você a pensar.
      Sugiro dar uma lida no livro “A estratégia do oceano azul”… pode te dar boas idéias e aprender a aproveitar essa boa impressão que você provoca nos seus clientes… pode ser um diferencial que você ainda não viu.
      Abraços,

  2. IVANILDO DA SILVA BARBOSA

    boa tarde quero parabenizar o atendimento de jaqueline, pois estava revoltado com o produto que me venderam na loja da piedade em salvador por sr: moises. mais tive um a resposta procedente da parte de jaquelime que foi muito atenciosa para comigo, fez a troca do produto fiquei bastante satisfeito com JAQUELINE E COM A EMPRESA ORTOBOM, estou realmente satisfeito pela compreesao a disponibilidade dessa gestao em atender a satisfacao do cliente que pode entender a real necessidade do cliente , gostaria de parabenizar toda equipe de reclamacao e gestao dos gerentes e diretores dessa empresa ortobom . estou feliz, muito feliz. dessa vez nao fiu lesado pela empresa mais sim compreendito. jaqueline minha filha que DEUS continue te abencoando em toda sua historia de vida .

    PARABENS JAQUELINE POR SER GENTE , MUITO OBRIGADO ETERNAMENTE GRATO . AGORA EU SEI QUE VOU DORMIR MELHOR . OBRIGADO ORTOBOM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *