Hora de agir

8 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 8 Flares ×

Eu vim agora no  ônibus avaliando a situação precária em que se encontra a empresa em que trabalho. Muitos erros foram cometidos e nada foi feito. Chegou-se a uma situação bem difícil. E você? Está enfrentando de frente os problemas ou está “empurrando com a barriga”? Não perca a hora de agir.

Controle

O controle das contas da empresa é um dos pontos principais para qualquer empresa. Mas acontece que na maioria das empresas que conheço, a prática é ter pouco ou nenhum controle.

Cansei de perguntar para amigos gráficos quanto eles faturavam por mês e a resposta era quase sempre um “depende” ou varia conforme cada mês.

É incrível, mas poucos anotam um simples número que é o seu próprio faturamento. Andam totalmente conforme a maré e a sorte.

E o controle é muito mais do que meramente anotar o faturamento. É necessário saber quanto é gasto em cada item, calcular margens de lucro, provisionar recursos para férias, troca de maquinário e muito mais.

Planejamento

Quando montamos um negócio devemos fazer um plano de negócios, com estimativas de faturamento, custos e lucratividade.

Este plano deve ser acompanhado de perto e ser ajustado conforme a necessidade.

Mas para que fazer um plano de negócios? Simples! É através da comparação dele com os dados reais da sua empresa que você vai ser avisado, com antecedência que deve agir para salvar ou crescer o seu negócio.

Note aqui, que o plano de negócio te permite antecipar os acontecimentos e te dá tempo de agir.

Você já fez o seu plano de negócios? Não! Pode começar hoje mesmo!

Se seu negócio é novo, com ele você vai poder testar se a sua ideia de abrir um negócio tem chance de dar certo ou não. É muito mais fácil ajustar o plano a uma nova realidade do que mudar um negócio já estabelecido.

Seu negócio já está em funcionamento? Não tem problema. Assim mesmo você pode fazer um plano de negócios como se estivesse começando seu negócio hoje, com vários equipamentos e instalações já compradas. Ele vai permitir ver se esta estrutura está subdimensionada ou superdimensionada. Vai permitir também delinear melhor o seu negócio para o futuro.

Já fez o seu plano de negócios? Não? Vou dar uma ajudinha mais a frente!

oportunidade não se perde

Hora de agir

Nosso título inicial é “hora de agir”. Mas por que isto?

Acontece que faz parte da natureza humana evitar os problemas e sempre que possível  não sair da zona de conforto.

Com isso os problemas se instalam, crescem e tomam dimensões em que é difícil ou impossível fazer algo para mudar.

Se as coisas estão começando a dar errado é necessário atacar de frente o problema e traçar um rumo novo, capaz de tirar a empresa do “buraco”. Quanto antes agir, melhor.

O plano de negócios é um excelente meio para conseguir visualizar o problema bem no início. Percebendo esta hora de agir, as consequências serão mínimas e facilmente pode-se traçar um novo caminho para o sucesso.

Como fazer um plano de negócios?

Eis uma pergunta grande demais para colocar num simples post.

Aqui irei citar um livro muito usado nos cursos de empreendedorismo:

  1. O segredo de Luiza -Este livro conta através de uma história a criação de uma empresa que era o sonho de uma futura empresária. Ele leva de forma bem simples o passo a passo para fazer um plano de negócios. Para conhecer o livro use este link.
  2. Empreendedorismo – transformando ideias em negócios – Este livro vai um poço além do plano de negócios e cria um ambiente para você pensar no futuro da sua empresa. Pra conhecê-lo use este link .
  3. Sebrae MG – O sebrae de Minas Gerais disponibiliza um software gratuito para você desenvolver o seu plano de negócios. Usando os livros indicados, sites e blogs e este programa, é possível fazer um bom plano de negócios. Entre no site neste link.

Sebrae MG Plano de negócios

Bem, acho que já dá para você ir tentando fazer seu plano de negócios. Existem outros livros e blogs. Um blog que gosto de indicar é o clube do Pai Rico. Nele tem um excelente fórum onde encontramos outras pessoas do meio empresarial, principalmente que estão iniciando ou procurando boas oportunidades de negócio. Vale a pena passear por lá.

Um exemplo da hora de agir

Vou citar um pequeno fato ocorrido a muito tempo. É um exemplo simples que aconteceu comigo que mostra a importância da hora de agir para salvar uma empresa.

Quando eu já estava no declínio da minha gráfica, trabalhei um bom tempo fazendo convites de casamento, em impressora jato de tinta, no subúrbio do Rio de Janeiro. Era um produto com boa aceitação naquele mercado e posso afirmar que trabalhava cerca de 10 horas por dia ininterruptamente com minha impressora.

Meu consumo de tinta era imenso. Eu sabia que um sistema bulk seria altamente compensador, mas não conhecia ninguém que tivesse um na região para me dar referências. Havia um risco, pequeno, mas havia.

Na época as finanças tinham atingido devido aos problemas anteriores da gráfica um nível crítico.

Meu dilema era: Arriscar consumir os recursos financeiros de 3 dias de produção para a compra do sistema bulk ou comprar um cartucho novo e continuar produzindo.

Havia dinheiro sempre para um cartucho novo diário, mas a compra do bulk era o custo de 3 dias de trabalho o que naqueles tempos difíceis era um grande problema de juntar.

Acontece que empurrei a situação com a barriga por cerca de 6 meses, até que o inevitável aconteceu… um serviço saiu errado e tive que reimprimir. De onde viriam os recursos? O que era de 3 dias já haviam chegado aos recursos do dia. Era a falência.

Tive que pegar dinheiro emprestado com um parente para comprar o bulk.

Feito isto, consegui entregar o trabalho, produzir outro, e outro e outro… a tinta parecia não ter fim.

Com isso consegui até melhorar os resultados… infelizmente demorei muito a agir e perdi muito mercado e tive que fechar.

Se a atitude que tomei tivesse sido tomada bem antes estaria com a gráfica aberta até hoje.

Apenas para entenderem… abri a gráfica e fechei diversas vezes… isto ocorreu com a Oeste Fast Print… tive também a qualiprint e a cardquali, que deu origem a este blog.

Conclusão

Meu objetivo neste post é lançar um alerta para que todos percebam que a hora de agir é um fator crucial nos negócios e que com um bom planejamento permite perceber exatamente qual é essa hora.

Muitos destes conselhos só foram aprendidos por mim após fazer um curso de administração. Eram coisas triviais, que eu já conhecia, mas não aplicava.

Vocês também devem ter muitas dessas coisas que conhecem, mas acabam evitando de fazer.

Espero ter ajudado aqueles que estão sentindo que esta hora está chegando e que com estas palavras tenha força de dar o pontapé inicial na mudança.

Espero que tenham gostado.

Abraços a todos.

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

8 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 8 Flares ×

2 comentários

  1. Paulo, ultimamente tenho me observado e notado que tenho relaxado em meu trabalho. Muitas soluções que estão dentro da minha cabeça poderiam alavancar um pouco mais minha carreira, mas é cada vez mais difícil, tanto por causa das pessoas que estão acima de mim dentro da empresa quanto pelo meu acomodamento. Quando sento no meu computador não faço nada além daquilo o qual sou pago para fazer. Acho que isto está diretamente com o tempo que tenho dedicado ao trabalho excessivo e isto tem me cansado muito.
    Vou preparar uma viagem, descansar, olhar os problemas de fora, acho que isto vai me dar mais coragem para tomar a iniciativa. Tenho me animado com o ritmo que as coisas andam crescendo com meu site, meu canal do youtube e as redes sociais, mas acho que devo dar um tempinho, baixar um pouco o ritmo e descansar. Talvez eu encontre mais coragem e motivos pra colocar todos os meus planos de negócios para fora!
    Excelente artigo!

    • Paulo Valle
      Author

      É isso aí Liute!
      Esfriar a cabeça é sempre um bom negócio.
      Fiz um texto certa vez que falava do tempo de Deus. Infelizmente era no site antigo e não está mais online.
      Vou te mandar assim que puder!
      Fala disso aí!
      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *