Grandes blogs – Corel Draw Blog

4 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 4 Flares ×

Hoje, vou citar um blog relativamente novo, mas que vem melhorando cada vez mais a sua linha editorial. É o Corel Draw Blog, do nosso amigo Leandro Santos. Espero que visitem este blog e gostem dele.

O Blog

O Corel Draw Blog abordas temas parecidos com os que eu abordo aqui no Dicas Gráficas do Cardquali e também faz postagens muito parecidas com as do Clube do Design de nosso amigo Liute Cristian.

Ele fala questões como legalização para pequenos empresários do meio gráfico, problemas operacionais enfrentados pelos profissionais do ramo e traz pequenos tutoriais de utilização do Corel Draw.

Apesar de ainda ter poucas postagens no Blog, O Leandro tem investido bastante em Guest Posts em outros blogs, especialmente nos Metablogs.

Analisando o trabalho como um todo, percebemos o grande potencial deste blog, aliado a simplicidade de seu autor, que consegue atingir em cheio o gosto dos profissionais gráficos, principalmente os iniciantes.

Grandes Blogs

Algumas postagens

O que me incentivou a analisar aqui o Corel Draw Blog, foi uma pergunta de um leitor sobre legalização de profissionais gráficos. O leitor trabalhava já algum tempo gomo gráfico autônomo e ao procurar o Sebrae teve dificuldades de qualificar o seu trabalho, pois trabalhava em casa sem grandes equipamentos, não conseguindo uma boa opção de legalização.

O Corel Draw Blog tem uma série que aborda exatamente a parte de legalização de profissionais gráficos e sua postura no mercado. Minha resposta foi simplesmente citar a postagem Como ser um designer autonômo de sucesso 5 a qual tem todo o processo inicial para se legalizar.

Na área de tutoriais posso citar o post Escrever texto em 3D no Corel Draw que apesar da simplicidade, explica muito bem o uso desta ferramenta no Corel Draw.

Ele também apresenta outros softwares como no post Conheça o Inkscape Portable que traz opções aqueles que não desejam instalar o Corel Draw em suas máquinas.

Na parte de vendas também tem boas postagens como o Quem não dá assistência, abre concorrência e o post Aprenda a conquistar mais clientes.

Ou seja, há postagens em várias linhas, todas relacionadas aos pequenos gráficos. É um  blog que só tende a crescer.

 Temas abordados

Observando os temas abordados pelo blog encontramos os seguintes:

Aulas de corel draw, Cores e imagens, Dicas, Profissão>conquistar mais clientes, Profissão>dicas de conduta, Profissão>programas e ferramentas, Vetores>logotipos.

Um destes temas, o Profissão>dicas de conduta, mostra a linha editorial escolhida pelo autor, que preza muito o bom caráter dos profissionais da área.

Se você já está no ramo a algum tempo já deve ter pego profissionais mal intencionados e conseguem serviços através de vendas fraudulentas, alterando quantidades entregues e com péssima qualidade.

Este foi um dos motivos deu ter me afastado do ramo gráfico, pois eu procurava atender da melhor maneira possível a todos os clientes, e não raras vezes via clientes meus trocando de fornecedor e serem enganados, principalmente nas quantidades impressas.

Não é preciso muita coisa. Pegue qualquer um destes grandes distribuidores e comece a conferir as quantidades impressas. 1000 cartões não raras vezes viram entregas de 950 ou 900 cartões de maneira descarada, e ainda afirmam estar dentro das normas NBR.

Seria muito interessante aos clientes ler este blog e começarem a exigir seus direitos, melhorando em muito a qualidade dos profissionais do mercado.

Conclusão

Não tenho mais muita coisa a comentar sobre o blog, pois como já foi dito, ainda é um blog novo, bem direcionado para o ramo gráfico, voltado especificamente para os profissionais, ao contrário do Dicas Gráficas do Cardquali, que tem postagens divididas entre profissionais antigos, profissionais recentes e clientes de gráficas.

Conheci o trabalho do Leandro através de seus Guest Posts, mas me é difícil citá-los aqui um a um pois foram muitos nestes ultimos meses. Mas fica aqui o espaço para que o próprio Leandro faça as citações através de nossos comentários.

Bom proveito com mais este grande blog… boas leituras.

Um abraço a todos,

Até a próxima postagem.

 

 

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

4 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 4 Flares ×

4 comentários

  1. Olá Paulo, me sinto verdadeiramente honra com este artigo.
    É muito bom ver alguém como você, que já tem um blog formado, fazer um artigo assim elogiando um Blog que seria de certa forma “concorrente” seu.

    Mas é como eu sempre digo: Existem muitas pessoas que confundem concorrencia com inimizade.

    Me senti muito honrado ao ver este artigo aqui, e tenho certeza de que é por este motivo e outros mais que o seu trabalho tem crescido bastante.

    Atualmente não sou mais designer gráfico atuante, mas sei do potencial que uma pessoa pode desenvolver se usar de honestidade e integridade em todos os seus negócios, é isso que eu procuro expressar.

    Parabéns pela humildade, tem muitos blogueiros precisando aprender esta lição Paulo, forte abraço e conte comigo sempre.

    Seu Blog entrou nos meus parceiros aqui.

    • Paulo Valle
      Author

      Obrigado também pelos elogios.
      Eu também não estou atuante no meio gráfico, mas como empreendedor nato, não descarto de em breve voltar para este ramo, que eu gosto muito e sempre gostarei.
      Se enganam aqueles que podem crescer sem dar nada em troca. Eu forneço informação e ajuda a todos. Sei que na devida hora estes esforços voltarão para mim, ajudando em muito meu trabalho.
      Notei o mesmo em seu trabalho… considere o post como sendo já uma pequena volta de seu esforço em dar algo de bom para a comunidade.
      Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *