Fusões, aquisições e consequências

6 Flares Twitter 0 Facebook 5 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 6 Flares ×

Os clientes da Carioca Cartões e da BrasilGraf foram surpreendidos esta segunda com o fechamento dessas empresas e a venda para a AtualCard. Confusões a parte, vamos analisar o que deve estar ocorrendo!

Antes de mais nada!

Antes de tudo, o que está sendo dito aqui são meras suposições!

Não há informação por parte das empresas.  Tudo dito aqui são observações de um cliente que sou!

Então não me venham com processos, ou coisas do gênero. É apenas uma avaliação do mercado baseado nas informações que passam aqui e ali.

De quem era a Carioca Cartões e a BrasilGraf?

Qualquer um que pegue o material da Carioca Cartões, BrasilGraf ou AtualCard, logo nota as similaridades. Está na cara que são produzidos no mesmo local.

Pelo que sei, tudo é produzido num grande parque gráfico e distribuído por empresas irmãs, com sócios em comum ou não, criando uma “falsa” concorrência entre as mesmas, com diferenciação de preços e condições de acordo com o direcionamento de cada “equipe”.

Nunca trabalhei com a Carioca Cartões. Mas já trabalhei com a BrasilGraf e a AtualCard. Eu considerava o atendimento da BrasilGraf melhor,mais humano e menos problemático do que na AtualCard.

Era normal, os erros serem detectados antes do envio do material, sendo solucionado antes de ser enviado para os clientes.

Por outro lado, a logística de distribuição era pior, aumentando os custos.

Embora o material produzido fosse exatamente o mesmo, a qualidade de atendimento acabava tendo um diferencial.

agentes oficiais

Criação dos Agentes Oficiais e consequências

A criação do programa Agentes Oficiais por parte da AtualCard trouxe mais para perto dos usuários a solução de seus problemas.

A informação dada pelos agentes tem um maior peso no setor de qualidade da AtualCard, ajudando na resolução dos problemas mais comuns.

Eles também servem de disseminadores de informação, instruindo os representantes nas formas corretas de envio dos arquivos, cuidados necessários com a arte. É bom ressaltar que 90% dos problemas tem sua origem na arte final. Mas não é por isso que o erro vai ser sempre do cliente.

Uma pessoa confiável para verificar os problema e servir de avalista nas informações prestadas foi uma grande sacada da AtualCard e começa a dar resultados.

A primeira consequência é que começou a abalar as empresas irmãs, que não tem a proximidade com os clientes que os Agentes Oficiais conseguem ter.

Migração de Clientes

Volto a falar que são meras especulações de mercado.

O que parece estar ocorrendo é que está havendo uma migração dos clientes da AtualCard e das empresas irmãs,para a rede de Agentes Oficiais.

Não tanto por questão de preço e sim pela facilidade de pegar os produtos e de resolver os problemas.

Nem todos os Agentes Oficiais entraram na postura de parceria necessária, mas aqueles que entraram e estão começando a ter o respaldo da AtualCard, estão provocando uma mudança no mercado.

A clientela está migrando para aqueles que apresentam o melhor atendimento.

Problemas gráficos

Alguns podem reclamar, como vemos aqui nos comentários. Mas problemas gráficos são comuns em todo o setor.

Quanto mais se depende dos funcionários, maior a porcentagem de erros que ocorrem.

Hoje eu trabalho 80% com a Padrão Color e 20% com a AtualCard.

Tenho tido problemas recorrentes de corte na Padrão Color. Basta abrir uma caixa de cartões qualquer para ver filetes do cartão do lado.

Na AtualCard não é diferente. Erros de corte, variação de cor, mudanças no layout são as coisas mais comuns.

A diferença se dá principalmente em como conduzir as reclamações.

O representante em geral releva pequenos erros menos expressivos. Posso dizer que o cliente também.

Mas tem sempre os casos em que o erro só vai ser detectado no uso do produto por parte do cliente.

Trazer de volta toda a produção, mandar para o fabricante para avaliar e ouvir respostas evasivas está totalmente fora de cogitação. Mas infelizmente é uma realidade de mercado.

parceria com agentes oficiais atual card

Nova forma de comercialização

Quando falamos numa migração das vendas,podemos indicar uma nova forma de comercialização.

Antigamente a gráfica do bairro fazia todos os produtos da região.

Com a entrada dos grandes fabricantes a nível nacional e com a facilidade da internet, as gráficas pequenas quase quebraram (muitas quebraram).

Depois da criação dos Agentes Oficiais, parece estar havendo uma reversão no mercado. A produção continua centralizada nos grandes fabricantes,mas agora as vendas voltampara o nível local.

Ainda não é realidade,mas a tendência está se mostrando cada vez mais forte.

É bom as gráficas de pequeno porte prestarem atenção a esta tendência e começarem a se adequar. A palavra chave é qualidade no atendimento.

Ver duas grandes gráficas online fecharem as portas é um bom indicativo. É força para o mercado local!

A diferenciação está na qualidade e em boas parcerias

Pelo que já falei, o mercado volta a fluir para o atendimento local.

A AtualCard pegou toda a carteira de clientes da Carioca Cartões e BrasilGraf e ao contrário de tentar se impor pelo tamanho, está distribuindo regionalmente para seus Agentes Oficiais.

É um claro movimento de levar o setor de atendimento e de qualidade para próximo ao cliente.

Isso é bom para o cliente e para os pequenos empresários.

Mas não adianta comprar uma representação de Agente Oficial e ficar apenas nisso. Épreciso vestir a camisa da empresa e lutar pelos clientes junto a burocracia dos grandes fabricantes.

O caminho está aberto a todos. Por enquanto só vem sendo aplicado pela AtualCard que se mostra mais uma vez a Líder de mercado.

Concorrentes

Parece que os concorrente da AtualCard estão pisando na bola mais uma vez.

A maioria só consegue concorrer  localmente.

Eu adoraria apresentar outras empresas que estão fazendo programas de parceria parecidos, mas eu sinceramente desconheço.

O Blog está aberto para divulgação.

Será que a concorrência vai acordar?

Conclusão

Liderança de mercado é conquistada por inovação constante.

Nesse ponto tenho que tirar o chapéu mais uma vez para AtualCard.

Primeira a produzir cartões em grupo, primeira a entregar no Brasil inteiro, primeira na criação de diversos produtos, primeira na criação de Agentes Oficiais locais. Com certeza é a líder na área.

Os problemas ainda são muitos, mas pouco a pouco são corrigidos, enquanto as que seguem começam a sofrer com os mesmos erros muito criticados.

Espero que tenham gostado da minha “viagem”.

Usem os comentários para viajarem junto. Estou aguardando!

Abraços a todos!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

6 Flares Twitter 0 Facebook 5 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 6 Flares ×

45 comentários

  1. Elias

    Também acredito na eficiência na aproximação do cliente. Eu era cliente carioca, a empresa que fazia a logística era a mesma da atualcard, se igualavam em tudo mas os preços eram melhores.
    Só discordo que essa onda de e-commerce seja muito vantajoso para o pequeno revendedor pois esse só pode oferecer serviço pra clientes que não sabem nada de gráfica, fechamento, margens, medidas, gramaturas, cmyk, rgb e etc. Muitos clientes finais compram a preço de revenda direto com eles.
    Não existe uma seleção pra revendedores como na Padrão Color que não tem e-commerce justamente pra não prejudicar o revendedor. Creio que se a Padrão começar a fracionar as quantidades, será muito melhor para o revendedor dela e aí sim aqui no RJ ela será absoluta ainda mais com o fim da Carioca.

    • Paulo Valle
      Author

      Elias,
      Acho que não me fiz expressar bem.
      O que evidenciei é que a AtualCard está fazendo um movimento de jogar o cliente final para os sites de seus Agentes Oficiais.
      Não tomou a atitude ainda de jogar direto, talvez por medo de perder volume, mas não ficarei surpreso se eles jogarem uma tela de escolha de estado e cidade antes de mostrarem o preço e começarem a jogar todos os clientes direto na página dos agentes com preços diferenciados.
      Por enquanto estão testando a demanda… basta começar a entrar mais clientes pelos agentes do que na página principal para que façam a mudança.
      Calculo que leve de 1 a 2 anos para que isso aconteça.
      abraços,

  2. Bruno Twerdoclib

    Bom dia, sempre acompanho a leitura dos artigos do site, porém nunca me manifestei em nada.
    Realmente essa união das gráficas pegou todos, ou maior parte, de surpresa. Mas uma coisa é certa agora e sem dúvidas que tudo era um só. Digo todas gráficas do mesmo grupo, dono.

    “Agora a carioca e a brasilgraf são da Atual” – sempre foi no meu ponto de vista e de muitos que por aqui já postaram, e ainda mencionaram o nome da mente brilhante por essa estratégica: PHB!

    E de um dia para outro vemos que ficou assim o grupo atualcard:
    cariocacartoes + brasilgraf + atualcard = atualcard
    graficapower + bhcartoes + cartaomaisbarato = cartaomaisbarato
    paulistacartoes + capitalcartoes = paulistacartoes

    Isso ocorreu no mesmo tempo e na mesma ideia. Das 8 gráficas ativas fundiram em 3.
    Demonstrando que na realidade todas já eram do mesmo grupo e que essa estratégica é basicamente para ganhar força na marca, mesmo correndo riscos de perderem clientes. Mas daqui 2 anos ninguém vai se lembrar do que ocorrer hoje, mau de brasileiro, mas pura verdade.

    Mas prevendo o crescimento da marca para daqui 2 anos (chutando alto), para eles fica fácil passar por esse tempo, afinal, são líder de mercado e grana pra segurar as pontas tem de sobra. Essa suponho ser uma de suas estratégia no momento, pois querendo ou não e apesar de ser conhecida, sua marca esta saturada no momento.

    Mas também tem a parte de centralizar o atendimento de 3 gráficas em apenas 1. Fica a possibilidade de diminuição do quadro de funcionários (entre atendentes e ate mesmo designers), menos pessoas e mais automatização = gera menos custo. Mas isso são minhas suposições também.

    Hoje eu comprava de uma das gráficas que se fundiram, amanhã não mais. Agora que ficou claro que são tudo realmente do mesmo grupo, e eu já esquentei muito a cabeça com a atual tempo atrás, vou trabalhar com outro fornecedor que ofereça realmente uma solução quando houver falhas no produto.

    Outro ponto de vista e agora redirecionado ao site cardquali, sempre ótimos artigos, dicas e tutoriais, mas quero ver analise de outras gráficas online, opiniões de revendedores e etc. Pois já faz alguma tempo quando o assunto é gráfica é assunto da Atual card. Entende, quero ver reviews de outras gráficas, pontos fortes e fracos para que nós revendedores possamos fazer teste nelas e ver se rola realmente uma parceria de trabalho, eu quero e sei que muitos também devem querer.

    Desde já agradeço pelo espaço, assim como pelo acesso das informações.
    Sucesso no projeto.

    • Paulo Valle
      Author

      Bruno,

      Eu te entendo.
      Vamos ao que você me sugeriu.
      Eu posso falar das gráficas que tive contato.
      Hoje eu só rodo na Padrão Color e na AtualCard.
      A Padrão Color está longe de uma ação global. Atende bem no Rio, com falhas similares a AtualCard, mas com um atendimento um pouco melhor.
      Já citei ouras enpresas a citar: Mister Print, TMX, PowerPrint, Oasis Gráfica, ParGraf, Medida Certa, Primus Graf, ViaGraf, Loja Gráfica WEB, BH na WEB, se não esqueci de nenhuma.
      São bastante opções… mas dápara melhorar.
      Pode constatar nestas postagens aqui:
      http://www.cardquali.com/distribuidores-graficos-graficas-conheco/
      http://www.cardquali.com/fornecedores-power-print/
      http://www.cardquali.com/graficas-pargraf/
      http://www.cardquali.com/graficas-rio-de-janeiro-nova-iguacu-alcantara/
      http://www.cardquali.com/loja-grafica-web-indicacao-dos-leitores/
      http://www.cardquali.com/bh-na-web-grafica-blog/

      O meu desejo era ter a indicação de vários leitores mandando concorrentes da AtualCard de fato. Não adianta mandar uma pequena gráfica que pega das grandes para revender por um preço 3 a 4 x maior. Não é uma opção para as revendas e assim eu teria mais de 6000 gráficas querendo que eu escrevesse.

      Sei que tem algumas em São Paulo, mas não conheço o resultado deles. Tem também algumas no Nordeste fazendo trabalho parecido.

      Fica aqui o convite para você e todos os demais leitores de mandarem suas sugestões, se possível com uma descrição da gráfica e do por que gostam dela. Peço apenas que seja uma gráfica que atenda bem uma boa área, com preços competitivos. A maioria das que me mandam tem preços maiores do que eu mesmo. Minha margem é de 20% para revendas e 50% para clientes encima dos preços da Padrão Color e AtualCard. Melhor do que muita gráfica por aí e com muito mais garantias.

      Fica um abraço para você e aguardo as sugestões.

    • Glaucio

      Bruno, eu acredito que em 1 ano as “outras” também vão desaguar no atual oceano. Até lá, um outro afluente já aumentou o volume de suas águas para alimentar os novos leitos.

      Tem um novo grupo crescendo paralelamente e creio que em breve terá o mesmo destino da antiga falsa concorrência. Vamos esperar para ver. Só acho que esta mistura do grupo gráfico com o de comércio de eletroeletrônicos não vai dar os mesmos resultados. Abraços!

    • Sergio da Rocha Vargas

      Ola. O pior é saber ainda que a AtualCard e a Cartões Mais Barato são a mesma empresa. As vezes a AtualCard responde minhas mensagens com a assinatura da Cartões Mais Barato. A diferença de preço é muito pouca, apenas para tentar diferenciar e só a AtualCard trabalha com os agentes. A Cartões Mais Barato só entrega em Rodoviárias e ainda conseguem perder o pedido.

      • Paulo Valle
        Author

        Sergio,
        Apesar de parecerem a mesma empresa, tem algumas diferenças. Na verdade são empresas diferentes que usam o mesmo parque gráfico.
        Existe até um sócio comum, que foi a forma de garantirem a fidelidade do contrato… mas qualquer um que se torne um revendedor muito grande pode conseguir fazer sua empresa usando o parque da AtualCard… eu conheço alguns casos e faço parte de um grupo que vem buscando esse volume de vendas.
        Essa questão de pedidos perdidos acontece… mas é mais culpa da terceirizada que faz a distribuição do que da cartões mais baratos. Outras empresas de outros grupos também sofrem com isso… um serviço meu da zap foi parar no interior de São paulo esse mês. E é comum entregarem serviços em lojas diferentes.
        A AtualCard sempre cai encima da empresa de entregas e sempre refaz o material extraviado sem discutir muito.
        No montante o extravio é bem pequeno.
        Quem roda pouco pode ser pego de surpresa… mas quem faz muita coisa percebe que isso acontece com muito menos de 1% dos produtos… no meu caso tive no maximo problema com uns 50 kg de umas 10 toneladas que recebi esse ano… isso dá 0,5% no ano.
        Um grande abraço.

  3. Tesbi Antonio Capponi

    Boa tarde, aqui vai uma dica de Gráfica na Web. Até a presente data 07.11.2013 fiz apenas uma compra nesta gráfica, o vlr. foi alto, mas, a entrega foi pontual e o material apresentado
    de bom nível, preço pelo menos para panfletos mesmo com pgto de frete imbatível.
    Recomendo Eurocartões.

  4. Weber

    Essa Fusão da Brasilgraf + carioca cartão + atualcard, foi terrivel, mais muito terrivel para as pequenas empresas e micros empresários, eu era cliente da Brasilgraf, o que me chamava mais atenção lah era o frete grátis para compras a cima de 80Reias, depois q vi a fusão Segunda-Feira, achei q ia ser frete grátis total…Mais o que vi foi o valor de frete para compras a cima de 500REAIS, isso mesmo, isso quebrou minhas pernas, vou explicar porque, é muito dificiu em poucos dias vc fazer 500Reais de vendas constantes, em 1 mês eu faço até mais, so que minha pequena empresa não pode dar prazos de 1 Mes para meus clientes, então isso me prejudicou muito…
    Agora estou pensando em comprar na Gráfica Fácil do Brasil. Alguém pode me dar uma referencia?
    Obrigado

  5. Weber

    Paulo Valle, eu sou do ceara, o que você acha da questão do frete, que citei no comentario anterior? eu ja entrei em contato com a AtualCard, falei que essa mega fusão foi muito ruim, pois prejudicou os pequenos empresarios, é muito dificiu conseguir 500Reais em compras, no prazo pros clientes.
    Obrigado.

    O SiTE da GRAFICA FAÇIL DO BRASIL = http://www.graficadobrasil.com.br/

    Gostei bastante dos preços de algumas coisas, mais o que me chamou mais atenção foi o frete para compras a cima de 50 Reais so.
    Att

    • Paulo Valle
      Author

      Eu não conhecia ela e é bem perto de mim (Petrópolis).
      Com certeza não deve ter nada haver com o grupo do Paraná.
      Testa com eles e dá a dica pro pessoal.
      Eu rodo com a Padrão Color, mas o cadastro é complicado e eles atendem bem a região aqui do Rio. Fora do Rio acho que só por correio.
      Abraços,

      • Weber

        Ok , vou testar.
        O que posso falar da Grafica Facil do Brasil, por enquanto no Reclame aqui e na Reclamão, ela esta mais bem avaliada que a Brasilgraf e Carioca Cartão.

        Vou fazer uma compra de Cardapios e falo como foi, to morrendo de medo, rsrsrsssr. mais vamos lah.

        Paulo, você conheçe alguma com Frete Gratis até 150 Reais?

  6. Marcelo Oliveira

    Podem falar o que quiser, mas, sem duvida a AtualCard ‘e o que h’a no mercado, o resto corre atras. Prefiro andar com quem sempre inova… So isso, nao ‘e jaba, ‘e a realidade….abcos, Marcelo.

    • Glaucio

      Inovar é muito importante, mas a que custo?

      Felizmente nem todas as empresas pensam dessa forma e preferem “correr atrás”, mas mantendo o respeito ao cliente. Devagar, sempre, sem precisar criar artifícios poucos ortodoxos para obter vantagens sobre os concorrentes.

      Eu já prefiro andar ao lado de quem respeita a todos, seja um cliente que faz um serviço por mês ou um por dia.

      Abraços!

      • Marcelo Oliveira

        Sr Glaucio :

        EU SOU REVE3NDEDOR GRAFICO, DEI A MINHA OPINIAO SEM JABÁ … AGORA, PQ VC NAO ASSUME QUE TA PLANTADO AQUI… SERIA, NO MINIMO MAIS DIGNO DO QUE FICAR COM ESSE PAPINHO DE BOM MOÇO, ACORDA CARA, NINGUEM AQUI É TONTO NAO… CADA UM QUE APARECE…

        • Glaucio

          Sr. Marcelo,

          “EU SOU REVE3NDEDOR GRAFICO”
          – Ok, confere, eu também desde 2001. Brasil e Atual a partir de 2005/6. R.I.P. 2011. E você?

          “DEI A MINHA OPINIAO SEM JABÁ …”
          – Eu também.

          “AGORA, PQ VC NAO ASSUME QUE TA PLANTADO AQUI…”
          – Se for lhe ajudar: Estou plantado aqui. Porém, compartilhando e principalmente colhendo os bons frutos que este site nos proporciona. É um dos poucos. O trabalho do Paulo é admirável.

          “SERIA, NO MINIMO MAIS DIGNO DO QUE FICAR COM ESSE PAPINHO DE BOM MOÇO,”
          – Não tenho esta pretensão. Apenas calos. Dignidade a gente deixa para os políticos e para as empresas que não respeitam os clientes.

          “ACORDA CARA, NINGUEM AQUI É TONTO NAO…”
          – Acordado e escrevendo.

          “CADA UM QUE APARECE…”
          – Verdade.

          Desculpe se “te ofendi” apenas por discordar de você, mas o que seria do magenta se todos gostassem do ciano.

          Então ficamos combinados assim: eu não concordando com a sua opinião e você não concordando com a minha, mas nos respeitando sempre. Creio que seja assim que funciona uma democracia.

          Abraços!

  7. Bruno Twerdoclib

    Paulo, obrigado pelas dicas e links das reviews e olha que engraçado, estava curioso pra saber se alguém já comprou na mister print, não sou cadastrado no site deles e por isso não consigo ver os preços de seus produtos, mas vi algo que achei mais interessante e então estou compartilhando aqui com todos.

    Acabo de receber um email de uma gráfica que não conhecia, mas já me cadastrei pois teve algo que me chamou a atenção e que será muito, mas muito útil para minhas vendas!
    Já na página inicial da gráfica dei de cara com seu banner divulgando uma amostra diferente, mas justamente o que precisava, um catálogo de amostra. E não é dessas que estamos acostumado a receber, ela é diferente e isso me chamou a atenção.
    Pelo que entendi (atendimento online informou), é um catálogo impresso com várias folhas impressas e cada uma delas é uma papel diferente. EX: a página do cartão reciclato é impressa no próprio recicalto, adesivos são impressos em adesivos realmente e assim por diante.
    Achei uma ótima sacada dessa gráfica, pois eu não conheço muito bem a diferença, digamos, de gramaturas de um 90g para 120g e como explicar isso para meus clientes? Com esse catálogo além de ver, sentir nos dedos a diferença posso também ver como é a impressão da gráfica diretamente no papel, e isso ajuda muito na escolha de qual produto comprar.
    Quem ficou curioso, é essa a gráfica: http://www.alternativaprint.com.br
    Já fiz meu cadastro e estou ansioso para receber a amostra e assim que tiver em mãos venho aqui dar minha opinião a respeito.

    • Paulo Valle
      Author

      Bruno,
      A misterprint tem o verniz mais bonito que eu já rodei… muito bom mesmo… mas tem 4 anos que não rodo com eles.
      A Alternativa print tem preços bons. A transportadora deles é a mesma da AtualCard e companhia… corre-se o risco de ser da rede.
      Mas vale o teste.
      Abraços,

      • Glaucio

        Verdade, Paulo.

        Algumas gráficas trabalham com uma camada de verniz mais fino e brilhante, enquanto outras o verniz é mais espesso e liso. Particularmente eu gosto mais do verniz mais fino e brilhante, pois o de camada mais espessa e lisa costuma deixar muita marca de dedos e dependendo da quantidade aplicada pode até dar uma aparência saturada. E ainda tem aquele tipo de verniz “aerado” que ao secar deixa minúsculos “buracos” espalhados. Esse último o acabamento não fica tão bom.

        Abraços!

    • Glaucio

      Eu já rodei alguns cartões na Mister. O material é (era) de boa qualidade, mas também tem um custo um pouco superior.

      O que eu poderia destacar é a honestidade da empresa ao assumir a responsabilidade sobre os próprios erros. Já tive uma material rodado lá com problema de registro e manchado. No mesmo dia que reclamei, o atendente me pediu para enviar o scan de algumas unidades frente e verso. Enviei e no dia seguinte recebi um novo e-mail me informando que o material estava sendo impresso novamente. Recebi o novo material rapidamente e com qualidade impecável. Sem enrolação…

      Problemas a gente sabe que acontece com todas as gráficas, mas o diferencial é como cada empresa trata as queixas dos clientes. Tenha o cliente razão ou não.

      Hoje eu não sei como está por lá, preços e/ou material, pois, assim como o Paulo, estou afastado durante os últimos anos. Eles costumam deixar os cadastros dos inativos “congelados”.

      Abraços!

        • Glaucio

          Exato… esquecei desde detalhe. Para quem está fora de SP fica/va mesmo um pouco inviável. Vou tentar acessar o site para ver como está hoje. Difícil vai ser achar a senha e se for o caso recuperar o cadastro.

  8. Jonas Arquimedes

    Essa ai , Alternativaprint, ‘e gato por lebre, so presta o mostruario, o material , quando chegou era outro que nao valia NADA… ja testei e reprovei. Sei la esse mercado ta esquisito, paresse que enquanto umas se unem outras abrem sites e mais sites…. vamos ver no que vai dar essa confusao.

    • Glaucio

      Jonas, além dessas “fusões”, durante as minhas mais recentes pesquisas sobre as gráficas, descobri algumas coisas extras que sugerem a existência de um novo grupo surgindo, mas aparentemente pertence também ao mesmo grupo dominante. Não só de “gráficas”, mas estariam também no ramo de comércio de eletroeletrônicos.

      O único jeito ao sair de uma gráfica é analisar muito bem para não cair no mesmo lugar.

  9. Ivan

    Ressucitando os comentários, tenho sempre tentado rodar na Mr Print, sempre que o orçamento do cliente permite. Gosto muito da qualidade dos materiais e da apresentação do site (sobretudo a nova versão) e suas campanhas e e-mails marketing. O atendimento deles é ótimo e, de fato, como mencionaram acima, costumam resolver o problema e, geralmente, com uma agilidade que falta a outras gráficas virtuais com as quais já trabalhei.

    Quando o orçamento não contempla, eu ia com a agora R.I.P. Brasilgraf ou, em casos mais raros, outra gráfica online qualquer.

    Rodei um cartão Supremo 300g com a BH Cartões há um tempo atrás e, se não me falhe a memória, a caixa vinha assinada pela AtualCard também. Acredito que este grupo ainda detém vários outros sites que serão posteriormente, assim como a Brasil e a Carioca, fundidos no grupo maior.
    Em tempo, embora os preços da BH Gráfica sejam excelentes e, quase sempre, bem melhores que a própria Atual, a qualidade ficou bastante a desejar, com a impressão com os pontos bastante abertos e com cores lavadas.

    • Paulo Valle
      Author

      Ivan,
      A maioria das gráficas acaba trabalhando com o grupo AtualCard. Afinal são umas 30 gráficas próprias, uns 300 representantes e diversas revendas que pegam com essas revendas.
      Uma coisa que tenho percebido nesses ultimos meses é que é bem difícil crescer sem que aconteçam esses tipos de erros. Trabalho aqui no Rio com a Padrão Color, que atende muito bem.Mas ultimamente tem ocorrido muitos problemas de corte e está atrasando as entregas devido ao aumento na demanda deles. Imagine então com uma gráfica que atua nacionalmente.
      A Mr.Print também é excelente, mas será que está preparada para atuar nacionalmente? Creio que não! Por isso o foco dela acaba sendo só aí em São Paulo.
      É algo para nós pensarmos e começarmos a observar.
      Um grande abraço,

  10. Marcio Santos

    Ja fui agente atualcard e posso afirmar para voces:

    Paulista Cartoes, Capital Cartoes, Cartoes Mais Barato, Carioca Cartoes, BH Cartoes, Imprima Rapido (essa e nova), Arualcard e outras são do mesmo dono.

    Pq deixei de ser agente? Pq eles abriram a BH Cartoes e comecaram oferecer frete gratis para minha região com um preço mais baixo que o da Atual mesmo com o desconto de 10%.

    Porque vou lutar para divulgar o nome Atualcard se posso divulgar meu nome?

    Qual vantagem de vender material grafico para todos os clientes no preço da atualcard e ganhar apenas 10% e queimar o preço no mercado?

    Hoje trabalho com a Zap Grafica e digo para voces que a Atualcard não chega aos pés deles sem contar com o atendimento que é nota 10.

  11. xstudioarte

    Para mim este grande conglomerado de empresas online está denegrindo os verdadeiros profissionais.
    Quem compra com eles (estas empresas do mesmo dono Atual Card, Capital Cartões, Grafica na Web, Cartoes mais Barato, Paulista Cartões e outras que podem ser rastreadas na web pelo número de problemas que apresentam), está produzindo um desgaste muito grande do setor (designs ou gráficas). Os preços estão caindo e ninguém ganha com isto. Ou o pessoal começa a boicotar estas empresas, ou daqui a pouco eles estarão em todos os cantos cobrando o preço que quiserem (mais alto é claro, sem concorrentes…)

    • Paulo Valle
      Author

      Xstudioarte,
      Infelizmente esse é um fenômeno mundial e não se deve apenas ao conglomerado.
      Essa semana mesmo fui contatado por um grupo Chinês oferendo esse tipo de serviço (imagina a que preço eles pretendem entrar no mercado).
      Acho que só não entraram ainda devido a aspectos logísticos.
      Se não for a AtualCard, vai ser um grupo estrangeiro.
      Mas vamos para a história… a tecnologia de processo vem se alterando ao longo do tempo.
      Lá pelos idos de 1900 só havia tipografia. Os tipógrafos eram mais bem pagos do que muito médico por aí.
      Isso acabou quando entrou a rotogravura com o linotipo e houve um baque no valor das impressões.
      Depois veio a offset e o computador, que deu outro baque no valor dos impressos.
      A informatica avançou tanto que começou a afetar a impressão offset e o usuário comum teve acesso a suas próprias impressões.
      Vei a web que derrubou mais ainda e quebrou muitos jornais e quase todas as gráficas pequenas com a nota fiscal eletrônica.
      A grande sacada de imprimir em grupos de clientes na offset foi a responsável pela queda dos preços (trazida para o Brasil pela AtualCard), mas já existia nos EUA.
      Na verdade ela deu uma sobrevida a muita gráfica, pois permitiu pelo menos trabalhar com artes finais.
      A questão de preços não depende necessariamente da Atualcard, que por sinal não é a que tem os melhores preços. Por exemplo, o cartão de visita está a R$ 22 na Atual e R$ 17,90 na Zap. 5000 panfletos estão a R$ 156,30 na Atual e está a R$ 65 na Padrão Color e a R$ 94 na minha gráfica aqui no Rio que nem tamanho tem (se cobro muito mais não vendo no Rio).
      Ou seja, no ponto preço, O Grupo da AtualCard não é mais responsável por denegrir o mercado… pode ser que eles tenham melhor preço aqui e ali, mas tem sempre alguém mais barato em alguma coisa.
      Aí eu pergunto: Se todos pararem de fazer serviços nessas empresas vai ficar mais fácil das pequenas empresas venderem seus serviços em laser? Será que isto é justo? Eliminar uma empresa grade apenas para as pequenas sairem ganhando?
      Não é melhor as pequenas aproveitarem os preços das grandes, premiando as mais competentes em termos de qualidade e entrega, e se focarem no atendimento ao cliente?
      Eu estou vendendo muito para São Paulo pois a maioria dois clientes não sabe onde achar gráficas e as gráficas de lá estão cobrando horrores.
      Se os computadores voltassem a custar R$ 5 mil ao invés de R$ 1 mil você ficaria contente? E o celular se saisse dos R$ 1 mil e voltasse aos R$ 3 mil você gostaria.
      Por que achar que o cliente de gráfica precisa pagar R$ 300 se pode pagar R$ 150 com melhor qualidade?
      Acho que a gente precisa pensar mais em atender bem o cliente e ter esse diferencial para ter nossos preços valorizados.
      Quanto a eles não terem concorrentes… o argumento do preço baixo já caiu… quem vai ficar no mercado é quem conseguir crescer sem cair a qualidade. Sempre que crescem cai a qualidade, ainda não vi nenhuma exceção!
      Abraços,

  12. Allan Freitas

    cheguei atrasado para o post, achei atraves de uma busca insana por material grafico a bom preço de revenda
    o site ja esta favoritado (na hora) acompanhei todos os comentarios, LI TUDO. concordei e discordei de varios comentarios. mas no fim gostei. mas passei mal mesmo foi pro ultimo post do Paulo Valle, a cada linha que lia foi ficando melhor, terminando com chave de ouro a frase

    “quem vai ficar no mercado é quem conseguir crescer sem cair a qualidade. Sempre que crescem cai a qualidade, ainda não vi nenhuma exceção!” (CONCORDO PLENAMENTE, resumiria toda minha experiencia no ramo nesta frase, no que diz respeito a este tema)

    foi a cereja do bolo. parabens pelo seu trabalho, ve-se que ha um zelo/esforço/amor/dedicação pelo que você sente/fala

    Att, Allan Freitas – Manaus – Amazonas – Brasil
    Abraços!

    • Paulo Valle
      Author

      Allan,
      Obriga pelas sua palavras. E obrigado por acompanhar o blog.
      Realmente o problema do volume é um grande desafio a qualquer empresa, de qualquer área.
      Se parar para pensar, podemos começar com uma equipe ótima e ter ótima qualidade no inicio das atividades. Mas a medida que crescemos, diminui a oferta de pessoal com alta capacitação e começamos a lidar com funcionários mal capacitados. O segredo é instituir a cultura desde cedo de ajuda mútua e preocupação com a qualidade. um funcionário bom deve replicar seus conhecimentos acabando por se tornar um líder nato na sua área, capacitando os demais funcionários sempre de olho na qualidade.
      O que vemos é o medo dos funcionários de perderem suas posições, começando a trabalhar contra o desenvolvimento da empresa.
      Quem quer crescer deve prestar muito atenção nisso.
      Um grande abraço.

  13. Gostei muito do post, não conhecia o site e está de parabéns! Aproveito para perguntar se conhecem quem entregue em Brasília, estes mesmos trabalhos. Fui entrar no site da Atual Card e não está aparecendo…

    • Paulo Valle
      Author

      vanessa,

      eles e todo mundo entrega em brasília.
      a atual entrega na piracicabana tanto na garagem quanto na rodoviária. as concorrentes também entregam na cidade.
      Vai direto no site deles e dá uma olhada.
      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *