Formas de pagamento: Você usa todas as opções?

6 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 6 Flares ×

Um dos grandes erros que cometi, quando era empresário gráfico, era não usar todos os meios disponíveis possíveis de pagamento. Os recebimentos eram limitados a dinheiro e cheque. Existem muitos outros meios. Vamos discutir aqui as vantagens e desvantagens destes tipos de pagamentos.

Tipos de pagamentos

Sem dúvida os principais meios de pagamento para quem não está estabelecido são o pagamento em dinheiro e cheque. Porém, particularmente no meio gráfico, mesmo empresas estabelecidas a anos ainda usam apenas estes dois meios de pagamento.

Pode-se trabalhar ainda com boletos bancários  e diversos tipos de cartões de crédito. Mas a maioria dos empresários foge muito destes meios de pagamento devido a burocracia para emissão e controle e os custos envolvidos.

Mas será que esta é uma boa estratégia?

cartões de crédito

Custos envolvidos diretos e indiretos

Ter uma conta bancária é uma coisa relativamente fácil de conseguir. Mesmo pessoas endividadas podem abrir uma conta poupança num dos bancos oficiais para fazer a compensação de cheques e receber depósitos diretos.

A taxa bancária de manutenção de conta não chega a assustar os profissionais gráficos e no caso da poupança, nem chega a existir.

É por isso que a maioria dos gráficos trabalha apenas com dinheiro ou cheque. Para trabalhar com eles, basta ter uma conta bancária.

A emissão de boletos bancários já obriga o profissional a ter uma conta jurídica (embora por lei não seja obrigado) e por experiência própria, muitos gerentes criam dificuldades para fornecer os meios de se gerar estes boletos.

Existem também diversos custos bancários atrelados a emissão destes boletos, que pode onerar as operações de menor valor, pois são custos fixos que costumam ser no valor de alguns reais.

Os cartões de crédito até bem pouco tempo só eram permitidos a pessoas jurídicas, sendo recentemente estendidos a profissionais liberais.

Os custos dos cartões são cobrados por um percentual da venda, que antigamente eram bastantes salgados, mas que hoje, já chegam a um percentual relativamente pequeno.

O que espanta o gráfico?

O que espanta o gráfico é exatamente a união de burocracia, custo e controle.

Controlar a entrada de cartões, com o desconto dos juros, em dias nem sempre certos, com várias taxas embutidas não é lá muito fácil.

O mesmo ocorre com os boletos, que quando são pagos em atraso, entram na conta com valores diferentes do valor de face, exigindo um melhor controle por parte da gráfica.

Como a grande maioria das gráficas são empresas pequenas, com pequeno número de funcionários administrativos, o gráfico foge destes meios mais complexos.

Mas será que está agindo certo?

Vantagens de muitos tipos de pagamento

Se coloque agora no lugar do cliente.

Dois noivos programam seu casamento e vão fazer orçamento dos convites em diversas gráficas. Pegam diversos preços. O seu preço é um pouco abaixo dos concorrentes. Eles vão a sua loja, pensam… pensam e acabam indo para o seu concorrente. Por quê? Bem… você só trabalha em dinheiro e o concorrente faz em 3 vezes sem juros no cartão! Entende por que perde a venda?

Ter boas opções de pagamento fazem tanta ou mais diferença do que ter um preço bom.

Imagine agora uma empresa. Pede o orçamento e acaba indo para a concorrência. Perdeu por quê? Bem… o concorrente fatura a venda. Trabalhar com boletos também é muito importante para as empresas, pois em geral a necessidade de crédito das mesmas não pode ser suprida pelo limite bancários caro e por cartões de crédito.

Está convencido das vantagens?

Não?

Vantagens de crédito

Isto que vou dizer agora já foi dito em outro post que já fiz. Dá uma olhada no post Cartão BNDES. Você já tem o seu?

Os bancos só usam para a sua análise de crédito aquilo que entra nos cartões de crédito e nas duplicatas,

Para falar a verdade eles preferem os cartões de crédito, pois eles podem dominar a situação de recebimento, atrelando os empréstimos aos recebimentos, nas chamadas contas garantidas,

E o que isto significa para você?

Bem… se quiser pedir empréstimo, incremente o seu negócio recebendo bastante em cartões de crédito. Quanto maior a sua movimentação, maior a sua linha de crédito.

Quer fazer uma conta? Você pode obter empréstimos até o limite de pagamento mensal de uns 70% do valor que você recebe mensalmente nos cartões de crédito. Ou seja, se você recebe uns 10 mil por mês no cartão de crédito, você pode pegar mais de 200 mil de crédito para pagar 7 mil por mês (48 meses), numa conta aproximada rápida,

Viu a vantagem agora?

As duplicatas também servem para obter crédito, mas em geral somente para o crédito rápido, na troca das mesmas, pois o banco não entende que as mesmas terão uma continuidade e não confiam plenamente na emissão delas. Mas não deixa de ser uma linha de crédito a ser usada!

opções de pagamento

E quem não pode ter conta bancária?

Mesmo que tem problemas com bancos, pode ter uma conta poupança e usar serviços de terceiros para fazer recebimentos.

Não terá as vantagens do crédito, mas conseguirá atingir as vantagens do parcelamento para os clientes alavancando as vendas.

Basta usar os serviços de terceiros, como o PagSeguro da UOL ou o MercadoPago do Mercado Livre, dentre outras. Muitas podem ser integradas a um site de vendas na internet de maneira bem simples.

E aí? Vai ou não vai usar estas opções?

Prazos

Este é um dos problemas maiores na adoção de outros meios de pagamento.

Os prazos de recebimento, em alguns casos podem chegar a 35 dias ou mais.

Mas mesmo com esta limitação, o incremento nas vendas trará grandes benefícios.

O que o gráfico tem que ter em mente é que este impacto só se dará no primeiro mês, pois nos meses subsequentes, haverá uma entrada contínua de recursos para suprir esta deficiência inicial.

Por isso, aperte o cinto por um mês e vá a luta na implantação desta estratégia.

Conclusão

Todos os gráficos devem abrir os olhas quanto a adoção de todos os tipos de pagamentos possíveis.

Esta política certamente abrirá muitas portas.

Se você ainda não o faz, não perca tempo e adote ainda hoje estes novos meios de pagamento.

Os custos que você vai ter serão muito compensados pelo incremento na venda.

Espero que tenham gostado do post.

Até a próxima.

Abraços!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

6 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 6 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *