Ferramentas para controle de reticula gráfica

8 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 8 Flares ×

Quase sempre recebemos informações que podem ser úteis para nossos leitores. Recentemente recebemos um email mostrando um produto que eu já conhecia, já usei, e que é extremamente difícil de encontrar no mercado. Conheça agora diversos equipamentos para controle da reticula durante a impressão gráfica!

O que é reticula?

Muitos de nossos leitores podem não saber, mas tudo que é impresso pelos métodos tradicionais sofre um processo de transformar as cores em reticulas.

Então, quando temos uma foto, por exemplo, aquela cor que vemos, se ampliada bastante, mostra uma série de pontos de diversos tamanhos, que quando é composta, enganando nossos olhos para que pareça uma imagem contínua.

O segredo é fazer pontos tão pequenos que não possam ser observados a olho nu.

Assim, nos programas de editoração como o Corel e o Photoshop, transformamos uma imagem contínua em 4 imagens (no caso do CMYK) formadas por diversas linhas de pontos com diversos tamanhos.

Assim uma impressão em 300 dpi fica com uma imagem a ser impressa em quatro cores, sendo o ciano orientado numa linha com 15 graus cheia de pontinhos (300 pontos a cada polegada = 2,54 cm ou 118 pontos a cada centímetro) que variam de tamanho de acordo com a quantidade de ciano daquele ponto. O mesmo se repete para o magenta (75 graus), amarelo (0 graus) e preto (45 graus). Esses ângulos podem variar e pode-se ter mais cores dependendo da máquina, mas sempre são usadas imagens reticuladas.

Como imagens podem facilitar a compreensão, vou deixar umas imagens neste post para você entender o que é uma reticula.

entendendo a reticula gráfica

Problemas na impressão

Acontece que o mundo não é perfeito!

Aquilo que seu computador gera com perfeição, vai para a produção e para o gosto do impressor.

A quantidade de tinta que é aplicada pode ser maior ou menor ao bel prazer de quem está controlando a impressão.

Por isso, colocamos umas barrinhas de cores na parte de baixo da impressão (vide figura com a lupa) com a densidade de cada cor. Nelas o impressor pode com uso de lupas apropriadas verificar se o ângulo da impressão está correto ( a chapa pode ficar torta) e se a quantidade de tinta está correta, não “estourando” os pontos devido a excesso de tinta ou sumindo pontos por falta de tinta.

Não entendeu? O impressor verifica a régua na escala de 10% e compara com a de 0% e Vê se tem pontos impressos. Da mesma maneira verifica se há diferença entre a escala de 90% e 100%. Se tiver muita tinta elas parecerão iguais, escurecendo toda a imagem.

Mas isso não pode ser feito a olho nu! Com raras exceções (os míopes) nós não enxergamos os pontos a serem impressos. É necessário lupas poderosas.

usando um conta fios para ver reticula gráfica

E por que este post?

Acontece que é bem fácil achar lupas dos tipos de detetives da televisão. Elas não servem para nosso uso na gráfica… são fracas demais.

Mas tente achar lupas com grande aumento no mercado usual! Não é nada fácil.

Acontece que um grupo de designers tiveram este problema e criaram uma pequena empresa justamente para atender essa demanda.

E o melhor, com preços realmente baixos! Isto me chamou bastante a atenção!

Eles tem desde o conta fios tradicional (quadradinho) com a régua para medida, quanto as lupas mais modernas com iluminação própria. Trabalham também com microscópios eletrônicos com conecção USB que podem ser acoplados a computadores e podem servir tanto a sistemas automatizados de impressão, como para uso científico.

E note que custam bem menos do que aqueles microscópios que compramos nas lojas de brinquedos para nossos filhos!

Onde encontrar

Todos estes equipamentos podem ser encontrados no site Casa do Conta Fios (http://www.casadocontafios.com/).

Eles trabalham com 3 tipos de conta fios e 1 modelo de microscópio eletrônico, mas estão sempre lançando novos produtos de acordo com a necessidade dos clientes.

Se você não tem ainda um conta fios e quer discutir a qualidade dos trabalhos gráficos que recebe, não deixe de entrar no site e dar uma olhada.

Posso adiantar aqui que um conta fios desses por cerca de R$ 50,00 é realmente muito barato e se você já tentou encontrar por aí já deve saber a dificuldade de encontrar um a venda.

verificar reticula gráfica com conta fios

Conclusão

Um dos nossos objetivos aqui no blog é sempre levar informações relevantes aos leitores.

Já indicamos produtos aqui antes e continuaremos fazendo independente de pagamentos (este post foi totalmente gratuito), pois sempre indicaremos produtos relevantes a você, leitor!

Caso você conheça algum produto que mereça ser citado aqui, não deixe de nos contactar!

Estamos sempre a procura de novos produtos para indicar aos leitores.

Espero que tenham entendido um pouco do que é reticula! Estou devendo a vocês mais termos técnicos como este. Em breve estaremos resolvendo este probleminha, mas queremos fazer bem feito, com figuras realmente elucidativas, o que não nos é possível neste momento.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post!

Abraços!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

8 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 8 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *