Feiras de Negócios – A importância para o Empreendedor

2 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 2 Flares ×

Uma das perguntas mais comuns aqui no blog é: Que equipamento eu compro para iniciar o meu negócio? A resposta nunca é fácil, pois depende do tipo de negócio, o público a que se destina, o capital disponível para iniciar o negócio. A maior dificuldade é onde conhecer os equipamentos e ver eles funcionando. Aí é que entra as Feiras de Negócios. Vamos saber um pouco mais sobre isso?

O que é uma Feira de Negócios?

Antes de mais nada precisamos explicar o que é uma feira de negócios.

Feira de Negócios nada mais é do que um evento em que o organizador junta diversas empresas de determinado setor para divulgar seus produtos e soluções.

A vantagem para o eventual comprador é poder comparar equipamentos de diversas marcas pesando o melhor custo x benefício para sua situação.

Para o fornecedor a vantagem é poder chegar ao consumidor de forma mais fácil e ter um bom número de prospects (contatos) para trabalhar por um longo período as vendas.

Vender uma impressora de 30 mil reais não é tão simples quanto comprar uma camisa. O comprador pensa muito antes de tomar essa decisão. E uma venda dessas as vezes leva meses ou anos de “namoro”.

A grande força da Feira de Negócios é usar um marketing concentrado no seu nicho e obter um grande número de pessoas no evento. É uma grande oportunidade tanto para fornecedores quanto para os clientes.

feira de negócios plotter

Feiras de Negócios para gráficas

Se você fosse divulgar uma feira de negócios para o meio gráfico, o que faria? Faria panfletos e sairia para praia para distribuir ou divulgaria nos meios de comunicação do ramo gráfico?

É claro que iria para as publicações já existentes.

A maior feira de negócios gráficos aqui no Brasil é a antiga Feipag que acontece a cada 2 anos em São Paulo geralmente entre março e maio.

Mas há outras feiras de negócios mais setoriais focando a parte de pré-impressão, impressão digital, serigrafia.

Um dos lugares em que eu tomo conhecimento sobre essas feiras é o site da revista GPG. Para quem não conhece a GPG (Guia do profissional gráfico) é uma revista que já existe a 20 anos no mercado e serve como base para muitas empresas divulgarem seus produtos.

Caso você ainda não receba, sugiro entrar no site deles e pedir a sua edição.

GPG – www.gpg.com.br

No momento eles estão divulgando 2 feiras de negócios… até você ler este artigo pode ser que tenham mudado, mas o importante é saber onde achar essas Feiras de Negócios.

Próximas Feiras de Negócios

Esse artigo apareceu quando eu vi o anuncio da IPSRio o GPG. Eu já frequentei muito essas feiras a mais de 10 anos atrás e posso dizer que muito do que sei foi aprendido observando as demonstrações nas feiras.

A distancia de São Paulo me afastou um pouco desses eventos (a maioria acontece lá).

Mas a IPS Rio vai acontecer aqui pertinho de casa e por isso, dessa vez, estou me programando para conhecer a fundo a feira.

Daqui a pouco vou passar mais detalhes dessa feira e da outra que vou citar.

A outra feira é a Serigrafia Sign 2015 futuretextil que acontecerá em São Paulo.

feira de negocios IPS Rio

IPS Rio

A IPS Rio vai acontecer entre os dias 14 e 16 de Maio, aqui pertinho no RioCentro (pavilhão 2). Vai rolar na quinta e sexta das 15 as 22 h e no sábado das 10 as 17 h.

Para se inscrever basta entrar no site e se cadastrar gratuitamente.

IPS Rio – www.ipsfair.com.br

Para entrar tem que ter mais de 16 anos e só isso… não pode levar crianças e adolescentes.

E o que podemos esperar dela?

Ela é uma feira de impressão digital, sublimação e serigrafia.

E não é que a maioria dos nossos leitores tem perguntado sobre sublimação, transfer e plotagem? Então essa feira cai como uma luva para os leitores.

Lá esperamos encontrar diversas marcas de plotters de impressão e recorte, as principais impressoras lasers e jato de tinta do mercado e todas direcionadas ao nosso mercado. As prensas térmicas também devem estar em peso por lá.

As palestras vão estar muito focadas na área de acrílico, corte a laser e router e trabalhos com acrílico.

Os expositores confirmados incluem empresas como a Akad, Cannon, Epson, Zap Gráfica, e muitas outras. A lista completa com o que fornecem pode ser visto no link: http://ipsfair.com.br/site/cat.pdf

Eu vou estar lá! É uma oportunidade de ver o que tem de novo no mercado e me atualizar e ter idéias para novas postagens. Quem sabe você não me reconhece ao andar por lá e bate uma foto comigo e aparece aqui no blog?

Serigrafia e Sign 2015 Futuretextil

Essa feira acontecerá em São Paulo (Anhembi) entre 21 e 24 de julho das 13 as 20 hs.

Essa feira abordará o mesmo tema da IPS Rio, mas pelo local, promete ser um evento bem maior.

É a opção para que não é do Rio. Inclusive para quem não é de São Paulo, pode participar levando a sua caravana.

Os detalhes estão no site:

Serigrafia e Sign 2015 – http://www.serigrafiasign.com.br/

A quantidade de expositores será bem maior do que a no Rio, já que a maioria das grandes empresas tem suas sedes em São Paulo.

Fora os nomes que citei para o Rio encontramos também a HP Brasil, Roland, Mimaki, Flock Color, Oki,  entre muitos outros.

A lista completa está nesse link: http://www.serigrafiasign.com.br/pt/expor/quero-expor/lista-dos-expositores

Infelizmente eu não estarei lá… não vai dar para bancar a viagem mais a estadia… mas quem sabe alguma empresa não se interessa nessa divulgação grátis e me faz um convite para divulgar seus produtos apenas bancando a estada nesse período?

E por que estar presente nessas feiras de negócios?

Você deve estar se perguntando: E por que devo estar presente nessas feiras de negócios?

Vou te dar várias respostas.

Se você está iniciando agora essa será a grande oportunidade de conhecer todos os equipamentos em um único local. Você poderá ver todas as marcas de impressoras e comparar a qualidade de impressão. Vale a pena até preparar um arquivo pdf e levar num pendrive para fazer um teste prático.

Compare com as lojas normais… quantas lojas deixam os produtos expostos para testar a impressão? São pouquíssimos. E impressões de grande formato como o A3 você não consegue nem ver as impressoras ao vivo. Comparar várias impressoras pode se tornar uma tarefa de meses fora das feiras de negócios, exigindo marcar com os distribuidores demonstrações que dependem de ter a impressora na revenda e de estar disponível para ser vista. Na feira ela já está exposta sem que se precise de nada.

O mesmo vale para as prensas térmicas e sentir se a estrutura é resistente, se funciona bem. Descobrir fornecedores de insumos, novos equipamentos que nunca foram citados em nenhum local.

E se você já está na caminhada a tempos e descontente com a concorrência desleal e coisa e tal… essa feira será a oportunidade de se reciclar e ver novas oportunidades. Muitas vezes com uma pequena mudança de rumo você revigora o seu negócio e muda totalmente a sua vida.

Não perca essa oportunidade.

Conclusão

As Feiras de Negócios são ótimas para todo tipo de profissional. Lá pode-se acompanhar as palestras tendo chance de se reciclar na sua área, conhecer novos equipamentos e novas oportunidades de negócios.

A participação nessas feiras deveriam ser obrigatórias para todos os profissionais. Um dia de feira pode valer anos de uma universidade direcionada para seu negócio.

Eu indico as feiras que citei aqui. Não perca.

Nos vemos por lá!

Uma grande abraço a todos.

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

2 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 2 Flares ×

8 comentários

  1. Leandro Campos

    Muito bom ir em feiras de negócios, mas também vá na feira gráfica do povão…….

    Em Belo Horizonte, quem tiver oportunidade de visitar, fica no mercado novo

    fica ao lado do mercado central (mais famoso pela feira de frutas, queijos, especiarias, etc)

    Já o mercado novo é o feirão das gráficas….

    tem de tudo: convites, papeis avulso de tudo quanto é tipo, impressos 1×0 4×4, máquinas novas, máquinas velhas, hotstamp, corte especial, embalagem, etc…

    o lugar é bem feio, mas só de rodar lá… a gente aprende muito coisa e descobre nichos de mercado bons para atuação.

    • Paulo Valle
      Author

      Excelente dica… não tem nada parecido aqui no Rio. O máximo que temos são alguns pontos com uma concentração um pouquinho maior de gráficas, mas nada parecido com isso.
      Abraços,

  2. Manoel Junior

    Acontecerá tambem aqui no nordeste, mais precisamente em Fortaleza-CE, a Maquintex e Signs Nordeste. De 18 a 21 de agosto de 2015. Ótimo evento para conhecer, fazer contatos e bons negócios.

    • Paulo Valle
      Author

      Temos uma feira agora essa semana em São Paulo.
      6 a 9 de abril – Expo print digital – no expo center norte São Paulo (pertinho da estação rodoviária do Tiete).
      É uma das melhores feiras do ramo gráfico… é a antiga Fiepag
      Indico uma visita lá.
      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *