Estatisticas do blog – mês 13

5 Flares Twitter 2 Facebook 1 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 5 Flares ×

Mais um aniversário do blog. São 13 meses junto aos leitores, hoje, no dia 13 e o ano 2013. Parece profecia! Mas continuamos vivos e bem! Agora vamos conhecer os números deste mês!

Postagens

Esta é a nossa postagem numero 179. Foram 13 postagens este mês. Temos uma média de pouco mais de 13 postagens por mês.

Opss! Mais profecias ocorrendo!

Estamos levando muita informação sobre o uso dos programas gráficos e de administração gráfica em geral.

Os itens equipamentos, processo, design, termos gráficos e fornecedores, tem ficado meio de lado. Talvez esteja na hora de redefinir nossas categorias para ajudar melhor vocês.

Acontece que por estar um pouco afastado da atividade gráfica, o dia a dia pode estar um pouco longe da atividade real dos gráficos e por isso não tem sido muito abordado aqui.

Precisamos de mais colaboradores que vivam o dia a dia gráfico e que gostem de escrever sobre suas rotinas.

Está interessado? Entre em contato!

Agora! O que temos abordado corriqueiramente está saindo com grande qualidade!

As postagens sobre os cursos Sebrae e a atividade do Sebrae teve um fato que muito me surpreendeu! Foi muito além das coincidências!

Um leitor indignado pelo Sebrae, um dia depois de postar a sua indignação, veio a ser visitado por toda uma equipe do Sebrae e hoje está dentro dos projetos deles. Coincidência? O pessoal do Sebrae está lendo nosso blog? Não sei o que houve, mas foi quase como uma profecia! Escrevi sobre a forma como o Sebrae atua e logo aquele que reclamou deles, mesmo sem se identificar e colocar o local onde atuava, veio a ser visitado por uma equipe deles! Profecia pura!!!! O Segredo!!! Sei lá! Só sei que foi muito forte!

Leia a postagem para saber mais: O universo conspira a nosso favor! Aproveite!

Estatísticas

O mês de Janeiro/fevereiro me surpreendeu um pouco.

Projetei um mês fraco devido as férias e a proximidade do carnaval. Porém, o movimento se manteve e teve alguma recuperação.

Nada muito grande, mas retomou o crescimento anterior. Tudo indica que este será um bom ano para o blog.

Estamos registrando este mês 18.617 visitas (aumento de 10%), com um total de 32.417 páginas visitadas (aumento de 20%) , ou seja, 1,74 páginas por visita (aumentamos também) demorando cerca de 2 minutos e 51 segundos (aqui demos um salto) dentro do blog. Nossa taxa de rejeição está em 72,68%.

Nossas visitas orgânicas chegaram a 11.061 páginas. Um grande aumento de 52% em relação ao mês anterior, voltando então ao patamar de crescimento que tanto buscamos! Continuamos com poucos agregadores. O trabalho com eles não está tomando tanto tempo como no passado e o retorno é modesto, mas creio que necessário para ajudar nas visitas orgânicas.

O numero de postagens foi 13 como afirmei no inicio do blog. Um a mais do que o projetado mensalmente, apesar de termos tido falhas em algumas semanas, mas compensamos bem em outra semana mais produtiva.

Logo abaixo, estou mostrando nosso gráfico de visitas orgânicas. Coloquei uma linha amarela marcando o ponto máximo, uma linha vermelha mostrando a variação e uma linha verde mostrando a tendência de crescimento. A relação entre a linha vermelha e a verde mostra bem os períodos de baixa visitação de férias.

Para quem deseja fazer um blog de nicho como o nosso, este é um excelente gráfico para saber o que esperar deste ramo!

aniversário do mês 13 do blog

Redes sociais, agregadores e outros mais!

Vamos agora para o desempenho nas redes sociais.

Estamos com 1315 curtidas na página do Dicas Gráficas do Cardquali no facebook (13 de novo! por pouco 1313). Um aumento de 7%.

No Twiter temos 1928 seguidores. Igual ao mês anterior.

Entre estes dois meios temos muito mais interação com o pessoal do facebook. No Twitter quase não vejo interação.

Nosso feed está crescendo bastante. São 564 assinantes com um aumento de 30% no mês.

A origem das visitas continua muito parecida, como pode ser observada na figura abaixo.

O grosso das visitas são orgânicas no google, seguidas pelo ocioso. Youtube e nosso parceiro do clube do design também merecem destaque. Não deixe de entrar no blog do companheiro Liute (www.clubedodesign.com).

Tenho aconselhado os cursos deles e as pessoas que tem entrado não tem reclamado. Gostaria muito do feedback de vocês!

Os cursos mais vendidos são os de Corel Draw (30), Webmaster (6) e Photoshop (6). O pessoal está começando a procurar outros cursos na área administrativa também. Parece que estão começando a perceber que trabalhar com gráfica não é apenas saber operar programas. Muito do sucesso das gráficas se deve a ter conhecimento na área de administração. Por isso tenho batido tanto na tecla dos cursos do Sebrae. Se quer ajuda dos Cursos 24horas neste quesito que tal ler essa postagem para perceber o que você pode mudar no seu negócio. Lá tem os links para os cursos que atendem os principais problemas enfrentados pelos gráficos: Cursos! Se preparar é preciso!

cursos vendidos no mes

 

Este mês tenho tentado bastante variações para incrementar o Boo-box, o Loomadee e o Hotmart.

O boo-box eu tentei de tudo. Tentei alavancar as impressões CPM usando apenas programas CPM que por sinal são os melhores para meu blog, mas quase não houveram impressões. Tentei abrir todos os programas, mas quase nenhum clique ocorreu. Na prática tenho visto um enxame de baners do próprio boo-box, do mercado livre e do peixe urbano. Se fossem sérios realmente eu teria impressões da Epson pois sou um blog sobre gráficas e a epson seria uma ótima anunciante com suas impressoras. Fabricantes de micros como a Dell também seriam bons anunciantes. Mas agora vai entender a métrica deles que prioriza restaurantes, afiliados e usados, num blog que só fala de corel, gráfica e design? Tem algo errado com eles e nem vai dar para atingir o mínimo do que já foi impresso. Vou abandonar o programa logo logo.

A Loomadee teve uma única conversão desde que iniciei, exatamente com a venda de um livro. O valor até que foi interessante. Estou tentando outras livrarias e fabricantes de micros e impressoras, mas o processo de aprovação parece ser falho e demorado. Não entendo a falta de interesse da Apple em anunciar  num blog bem visitado, com quase 50% das visitas vindas de designers, amantes dos produtos da Apple. Realmente não entendo! Parece fake.

A Hotmart parece bem honesta, mas os produtos que encontro lá não casam com o meu blog. Estou tentando, mas a conversão é quase zero.

Fiz também uma tentativa no sentido contrário! Investi este mês no adwords para incrementar as visitas no blog. Os resultados não foram bons… devo continuar um pouco mais para ver se recebo os créditos prometidos num programa anterior. Depois conto os resultados.

Para não deixar vocês curiosos, fiz U$ 89,09 no mês passado no adsense e já tenho U$ 34,47 este mês. No Cursos 24 horas fiz R$ 63,75 este mês com as comissões.

É bom lembrar que é com este dinheiro que mantenho a estrutura do blog e os valores recebidos, além de serem divididos com os colaboradores, está muito abaixo do que necessitamos para pagar o tempo dedicado ao blog.

O Liute ainda ganha algo com os anúncios nos vídeos, mas creio que estes ganhos são muito merecidos dada a qualidade da informação fornecida a vocês.

Dando uma força para o Liute, que tal pagar um Açaí para ele? Basta entra no Clube do Design e acessar o link em qualquer uma das postagens do blog.

Palavras fortes!

O Liute ficou com pena de mim e me explicou o que significa “not provided”. Acontece que o google tem uma política de não mostrar a público as palavras chaves de quem navega logado ao google. Estas palavras aparecem com o termo not provided nas pesquisas. Eu sou um destes usuários.

Veja agora o peso disto nas estatísticas. O not provided mandou 4466 visitas, gramatura de papel 171 visitas, policromia 132 visitas e assim por diante.

Haja visto este disparate e no crescente uso do crome que estimula a navegação logado ao google+ não faz mais sentido seguir as pesquisas por palavras. Uma pena! Se eu fosse do google repensaria esta política.

Vou mandar o doce pro Liute! Pode escolher! Serve as madeleines que estou fabricando? Manda o endereço!

Metas e promessas não cumpridas

Começo pelas minhas desculpas? Nem olhei ainda mas sei que devo ter falhado em muitas! Procrastinação geral!

meta 1: Não procrastinar! Não falhar nas postagens… 3 por semana! Com boa qualidade!

Resultado 1: Falhei algumas vezes, mas recuperei! O Liute ajudou bastante!

meta 2: Comprar um curso que tenha incluído o autoresponser e implantar ele com promoções!

Resultado 2: Não fiz ainda! O fato de não ter iniciado a minha monografia me desistimula um pouco a pegar mais informação a ser lida! Mas continua a meta!

meta 3: Manter a divulgação do blog e chegar ao cheque mensal do adsense até março.

Resultado 3: Estamos cumprindo a meta! Acho que chegamos lá!

meta 4: Aproveitar as férias para adiantar as postagens.

Resultado 4: Continuo correndo atrás, sempre postando de véspera. Com isso às vezes falha.

meta 5: Concertar o bug no plugin dos anúncios e implantar alguns anúncios CPM. Desculpem aqueles que não gostam dos anúncios, mas são eles que mantém a realidade do blog!

Resultado 5; ainda procuro solução! Muitos me mandaram possíveis soluções, mas ainda não encontrei algo que realmente eu gostasse.

meta 6: Conforme promessa ao Liute. Dar uma arrumada no menu do blog incluindo o link do photoshop e outros ajustes no blog.

Resultado 6: Desculpa Liute! Ainda não deu!

Desculpe a todos por não cumprir as metas. Estou realmente numa fase complicada tanto no trabalho, quanto na universidade e em novos projetos.

Metas para o próximo mês!

Meta 1: Cumprir a promessa para o Liute e dar uma ajeitada superficial no blog.

Meta 2: Comprar o bendito programa de afiliado/curso.

Meta 3: Me adiantar nas postagens.

Meta 4: Mexer nos anúncios, menos anunciantes, com maior qualidade no conteúdo deles.

Só isso este mês! Sem grandes promessas!

Os Finalmentes!

Sei que esta postagem mensal foge totalmente do escopo do blog.

Mas como sou um grande leitor do pessoal dos metablogs, que me ensinaram muito por alguns anos, acho que este é um bom material de pesquisa para eles.

Também para meus leitores, é um estímulo para aqueles que gostam de escrever e tem algum tipo de especialidade, que gostariam de mostrar ao mundo. Mostra para eles que é possível fazer um blog bem visitado e que (espero) seja viável financeiramente após um tempo de trabalho.

Obrigado ao Liute que está firme comigo nesta empreitada, a minha esposa que aguarda pacientemente que eu termine esta postagem para dar uma arrumada no quarto da bagunça e ao meu filho que está quieto até o momento, pacientemente.

Um abraço a todos meus leitores.

Até a próxima!

 

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

5 Flares Twitter 2 Facebook 1 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 5 Flares ×

7 comentários

  1. É muito bom ver as suas postagens aqui todo mês e o crescimento que seu blog vem tendo.
    Com relação a Boo-Box, eu deixei de usar ela faz muito tempo e não só por conta dos anúncios, mas também porque não pagam corretamente. Tem mais de um ano que tenho alguns reais lá e nada de me pagar.

    A Hotmart é hoje a minha segunda fonte de renda, porém muitas vezes não encontramos os produtos certos para nosso blog, então o jeito é partir para outras empresas. Acredito que os cursos 24 horas seja a melhor opção mesmo para seu blog.

    Então vamos trabalhar mais ainda, porque graças a Deus o carnaval acabou e agora acho que as visitas vão melhor mais ainda.

    Abraços

    • Paulo Valle
      Author

      Eu também tenho acompanhado as suas postagens.
      Algumas até me deram idéias para artigos ao citar um ou outro trecho.
      Ví que você cita bastante o mercado livre. Já trabalhei bastante com eles e até hoje mantenho uma reputação ótima lá (eu era mercado lider).
      Gosto bastante do tema do seu blog… empreendedorismo é uma coisa que me atrai bastante.
      Obrigado por estar sempre por aqui.
      Abraços,

      • Eu também gosto muito do seu blog e principalmente porque você está mostrando muito mais que tutoriais ou técnicas para quem é ou sonha em ser um design gráfico. Gosto dos seus artigos porque você mostra outras coisas que não vejo em outros lugares e isso valoriza ainda mais a profissão do design gráfico e de quem está entrando agora nesse ramo.

        Abraços

        • Paulo Valle
          Author

          Neste ponto nossos blogs são bem parecidos. Ambos instigam o empreendedorismo e tudo que é necessário para os empreendimentos darem certo.
          Obrigado mais uma vez pela constante presença.
          Abraços,

  2. Douglas Amaral

    Gostei muito do Conteúdo desse blog. Não seria exagero dizer que visito e leio os artigos daqui _ do Cardquali e do Club do designer todo dia. Aprendi muito dos artigos e das Vídeos Aulas. Por ex.: eu achava que era só fazer um cartaz ou cartão de visitas e pronto kkkkk. Eu não sabia nada de sangria, margem para a máquina puxar o papel, sabia nada sobre cor CMYK…enfim foi grande o conhecimento que absolvi no Cardquali e no Club do Design, sem falar que antes eu não tinha paciência para ler artigos longos, mas, você escreve de uma forma tão extrovertida e descontraída mas com foco que prende nossa atenção.
    Sempre me interessei por assuntos envolvendo design tanto web como gráfico e empreendedorismo. Abri uma empresa com meu irmão, mas sem experiência na área de administração acabamos fechando até mesmo por falta de planejamento, o trabalho demandava muito do nosso tempo e ganhávamos pouco.
    Agora pretendo trabalhar e estudar um tempo em casa, estou pegando mais umas dicas pra quem quer ser Designer ou Arte Finalista aqui no Cardquali e no blog do Liute.
    Não sei se você já fez um post desse tipo, mas acho que você deveria fazer um post dando incentivo a pessoas que tem ideias de negocio em mente mas precisa de um incentivo pra colocar as ideias em ação, seja aqueles que querem trabalhar com Animação, Design, Arte final, Photo Edição ou Freela em geral.

    • Paulo Valle
      Author

      Douglas,
      É muito legal ver que se tornou fã do nosso trabalho, tanto do Liute quanto do meu.
      Isto é sinal que estamos seguindo o caminho correto na nossa abordagem.

      Assim como você, nós estamos também naquela fase de planejamento para alçar voos maiores. O blog é parte deste planejamento.
      Eu particularmente estou fechando um ciclo de aprendizagem em meados do ano, quando vou acabar o curso que estou fazendo a noite e vou poder me dedicar mais ao blog.
      Estão nos planos vários e-books para ajudar o pessoal que quer entrar no meio gráfico e devo fazer também algo na área de empeendedorismo.
      Pro enquanto eu indico este blog aqui: http://www.escolafreelancer.com/
      Tanto ele quanto os demais blogs associados são de grande qualidade e abordam temas que você pode gostar.
      Este aí fala bastante do trabalho como freelance e problemas enfrentados nesta área.
      Abraços… e continue fã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *