Equipamentos usados – onde conseguir

9 Flares Twitter 0 Facebook 7 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 9 Flares ×

Na postagem de hoje, vou abordar um tema no qual não sou necessariamente um especialista. A compra de equipamentos é uma parte essencial para o funcionamento de uma gráfica. É uma experiência que todos terão que passar. É claro que se pudermos comprar somente equipamentos novinhos com assistência técnica perfeita, é a melhor situação possível. Mas, se falta grana, temos que apelar para os usados. E agora, onde encontrar?

Cuidados necessários – Garantia e mecânicos

Antes de mais nada é bom avisar. Um equipamento usado em geral não tem garantias. Economizamos muito na compra, mas o risco de quebra é por nossa conta.

Daí é bom procurar antes de mais nada um bom mecânico para nos ajudar. Procure um mecânico de sua região com experiência no ramo gráfico e pague pelo tempo dele para avaliar a sua possível compra.

Indicar um mecânico é uma coisa complicada, pois há falta de profissionais no mercado e nem todos são bem preparados. Mas uma coisa é certa, são melhores que um leigo.

Apelei para o google e achei um local interessante. Infelizmente é um link dinâmico e não posso colocar aqui pois fatalmente vai mudar. Entre no google e escreva mecanico offset. Tem um link para a apolo informática que mostra o currículo de vários mecânicos. Achei gente de quase todos os estados. Estão procurando emprego, mas é claro que pegam serviços por fora. faça a sua oferta e o tenha como consultor.

Na consulta que eu indiquei do google tem outras empresas que também podem ser usadas, dependendo da sua região. Pesquise e vá em frente.

Peças de reposição

Peças de reposição

Outros cuidados – Peças

Outro fator crítico na compra de um usado é a obtenção de peças para manutenção.

É muito comum, assim que compramos um equipamento, precisarmos dar uma revisão neste equipamento para deixar ele prontinho para trabalhar durante um tempo sem nos dar problema. O mecânico pode te dar uma ajuda neste item. Mas como você tem acesso a internet, pode usar este item como indicação de que equipamentos usar.

Entre no google e digite peças offset  ou ao invés de offset use o nome do equipamento que quer comprar (guilhotina, tipografia, dobradeira, corte e vinco, etc.).

Você vai notar que aparecem muitos anúncios com especialização em diversos equipamentos. Se já sabe que equipamento comprar, inclua o nome dele na pesquisa e veja onde tem as peças e não deixe de fazer algumas ligações. Eles podem ter equipamentos em melhores condições para a sua compra. Vale a pena pesquisar.

Guias de anuncios

Guias de anuncios

Bons guias para seguir

Nas pesquisas que fiz percebi que existem guias que se destacam em todas as pequisas e quero deixar seus links aqui.

Guia do gráfico – O guia do gráfico apresenta um grande número de anúncios e deve ser necessariamente consultado. Como é independente, pode trazer boas dicas de equipamentos.

Apolo – Apesar de ser uma empresa que vende equipamentos novos e usados, a Apolo transformou o seu site num portal de anúncios. Eu acho que ela apostou certo. Quando mostra anúncios de todos, ela não érde clientes e sim ganha visibilidade. Juntamente com os equipamentos usados, ela mostra opções de equipamentos novos, com vendas parceladas, que podem se tornar boas alternativas. Por isso merece a minha indicação.

GPG – O guia do profissional gráfico é um dos principais guias da área. Tradicionalmente distribuído em sua versão em papel, existe também na versão online. É sempre importante consultar estes anuncios, pois deve ser o guia mais antigo que existe.

Mercado Livre – O mercado livre tem grande número de anúncios de equipamentos novos e usados. Assim como seus concorrentes pode e deve ser usado nas suas pesquisas. Os cuidados nas compras deve ser o mesmo de todos os outros meios. A desvantagem é que para fazer contato com os anunciantes é necessário pagar comissão ao mercado livre e nesse caso os valores podem ser bastante altos. Cuidado ao clicar. Procure conversar com o vendedor antes de efetuar o clique.

Alibaba – Este site internacional que eu não conhecia, mas que tem anúncios em português, também apresentou grande quantidade de anuncios na área gráfica. Não conheço direito como ele funciona, mas vale o que foi dito quanto ao mercado livre.

Google imagens – Se usamos direto o google, por que não fazer a busca e clicar direto no equipamento que nos interessa? Use o google imagens, digite o equipamento de interesse e veja que sai sai para a imagem escolhida. Pode ser uma boa pedida.

Na hora do teste

Ao comprar um equipamento é necessário estar amparado por um mecânico e um operador do equipamento. Mas tem vários quesitos que devem ser observados. Encontrei este post que dá boas orientações para testar uma offset: Tecnologia gráfica – testando uma impressora offset.

Teste bem o equipamento antes da compra. Após a compra você ficará responsável pelo equipamento, pois você está comprando ele “no estado”, ou seja com os defeitos todos do equipamento.

Lembre-se que ao contrário de uma empresa, ao comprar de uma pessoa física, o uso do dinheiro é quase imediato, não sendo possível a devolução do mesmo, pois o vendedor gasta quase que imediatamente o dinheiro recebido. Então, para evitar aborrecimentos, se previna ao máximo.

Lojas de usados

Lojas de usados

Bairros para comprar máquinas gráficas

Aqui no Rio, sempre que pensamos em comprar equipamentos usados damos uma passada no bairro da Gamboa. Mas nem todos estão no centro do Rio e por isso vou tentar passar bons locais para compra de equipamentos. Se eu falar besteira, por favor me corrijam, pois foi uma pesquisa feita pela internet.

Rio de janeiro – Bairro da Gamboa nas ruas Sacadura Cabral, Propósito e Pedro Ernesto. Lá você encontra locais para comprar equipamentos gráficos, locais para terceirizar serviços, Peças e Mecânicos.

São Paulo – Bairro do Brás. Muitas lojas. Veja neste portal aqui: Portal Brás. Acho que deve ser um dos locais com a maior concentração de equipamentos. Vale a pena até para quem não é do estado. O bairro do Bom Retiro também tem muitas empresas, veja no portal: Guia Bom Retiro.

Outros estados – Confesso que tive dificuldade de localizar centros gráficos em outros estados. Os de São Paulo eu já conhecia de nome e foram bem fáceis de encontrar. Aqui no Rio eu já conhecia e foi fácil de indicar. Mas para os demais locais vou precisar de vocês, leitores. Usem os comentários e deixem locais bons para pesquisa de equipamentos usados. Pelo menos Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba tem que ter centros destes. Salvador, Brasília, Recife e Fortaleza também são outros grandes centros que ouvimos falar muito. Aguardo seus comentários.

Conclusão

Um dos objetivos deste blog é trazer informações úteis para o meio gráfico. Creio que uma postagem sobre equipamentos usados deve ser de grande valia para os gráficos, principalmente os iniciantes.

Caso você tenha algo mais a acrescentar neste post, use os comentários. Esta postagem não tem prazo definido e através de seus comentários pode se tornar um grande guia para os demais leitores. Por mais insignificante que ache sua informação, ela, somada a todas as outras, vai trazer um grande benefício para a sociedade.

Suas experiências com compras bem feitas ou mal feitas também é muito importante. Assim podemos conhecer os bons e maus profissionais da área e melhorar o mercado como um todo.

Deixo aqui a disposição dos usuários para qualquer comentário.

fazendo esta postagem vi que podemos incluir uma sessão de anúncios aqui. mas é um caso a ser estudado com um tempo. Por enquanto os guias que indiquei estão fazendo um bom trabalho.

Neste caso específico, se você é da área, é muito importante deixar um comentário e marcar para acompanhar as respostas. Muitas informações úteis podem chegar para você através das respostas.

Até a próxima postagem.

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

9 Flares Twitter 0 Facebook 7 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 9 Flares ×

5 comentários

    • cardqual
      Author

      Lorhan,
      Existem muitas empresas no mercado. O objetivo é mostrar como chegar a elas. Pelo processo que falei se chega a quase todas elas, mas preferi não citar uma a uma para não dar problemas com as não citadas e como não trabalhei com a maioriia é melhor não indicar.

      A sua indicação é muito bem vinda.

      Pela internet a helpress é especializada na fabricação de peças, em São Paulo. O link é este http://www.helpress.com.br/

      Tendo mais indicações pode usar o espaço a vontade.

  1. Pingback: Tipos de acabamentos gráficos mais comuns

  2. jose ernani filuszteck

    bom dia ;estou colocando a minha grafica a venda.as maquinas sao;dominante adast 714 ;guilhotina catu 80.semi aut;gravadora elenco elv 44a,eu trabalho com elas em minha casa.ja sou aposentado a 17 anos.resolvi parar quero 26.000.00 ernani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *