Áreas do Design Gráfico – Design Editorial

29 Flares Twitter 0 Facebook 27 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 29 Flares ×

Olá pessoal! Dando continuidade ao nosso tema sobre áreas do Design Gráfico, vamos conhecer hoje sobre o Design Editorial. Você já ouviu falar dele? Então chegou a hora!

Conceito

O Design Editorial, como já citei nas postagens anteriores, é uma especialidade do Design Gráfico que realiza todo o projeto gráfico de editoração. Ele está diretamente ligado ao jornalismo. Por esse motivo, o design designer gráfico (seja o diagramador, ilustrador, editor de arte etc) está sempre em parceria com o jornalista. Refere-se ao projeto visual e funcional de um produto, revistas, jornais ou livros, adaptando às necessidades de seus usuários e cativando o seu uso através da estética. Essa área abrange tanto a produção editorial impressa quanto a digital.

design editorial Livros e revistas

design editorial Livros e revistas

Livros, Revistas e Jornais

O design de livros é uma das formas mais antigas do Design Editorial, considerada uma das áreas definidoras do design gráfico e talvez a base para a estruturação básica de publicações em geral. Já o design de revistas têm sido uma das áreas mais influentes do design gráfico contemporâneo. No design de jornais, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais deste impresso, que incluem a hierarquização das matérias pela ordem de importância. Nos três casos, deve-se elaborar um projeto coerente, que forneça soluções eficientes e eficazes em usabilidade, desempenho e comunicação, focadas na necessidade do público alvo. Não é um trabalho apenas criativo, mas também de muito planejamento. Portanto, além do uso de softwares, existem alguns métodos de planejamento e pesquisa que se deve conhecer.

Tipografia – Uma importante aliada no Design Editorial

A  tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Ela está diretamente ligada a característica visual de um projeto gráfico. Nas revistas, a composição das letras é responsável por chamar atenção do leitor e prendê-lo a matéria. Quando uma matéria está mal diagramada, você vê que algo está errado e a leitura não flui. Isso já aconteceu com vocês?

A tipografia tem papel fundamental na hierarquização dos elementos de uma página. Títulos, subtítulos, assinaturas, capítulos, textos, quadros, legendas, tabelas, rodapés e créditos precisam ser mostrados ao leitor de uma forma que ele entenda, sem grandes esforços, a função e importância de cada um. Mas a tipografia vai muito além, ela também é usada para contar histórias de uma maneira mais visual.

design editorial - tipografia

design editorial – tipografia

Considerações finais

Nos anos 90, as mídias digitais, com os primeiros softwares de editoração eletrônica, deram nova abertura ao typedesigners, que puderam criar trabalhos mais autorais. Como o Design Gráfico é um tema muito abrangente, não dá para eu me aprofundar tanto quanto gostaria, mas vou deixar alguns links que vão servir como pesquisa, inspiração e para conhecimento de quem deseja saber mais sobre o Design Editorial.

– Blogs sobre Design Editorial

70 exemplos de Design Editorial

Tipografia – Inspiração

– Tutoriais de Tipografia

Por hoje é só pessoal!

Deixem comentários sobre o que acharam da postagem.

Curtam nossa página no facebook e não esqueçam de assinar o nosso feed de notícias.

O próximo tema é sobre Ilustração, até mais!

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

29 Flares Twitter 0 Facebook 27 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 1 29 Flares ×

2 comentários

  1. Rafael Toledo

    Gostei da Matéria. Gosto desse site e outros que conheci por referencia desse mesmo site. Sou estudante de Designer. Estou bem no começo. Uma vertente do Designer que gostei muito. É designer de livros. Mas não consegui encontrar nada sobre como configurar uma pagina para criar uma capa de livros, nem nada a respeito desse assunto que me pudesse crescer em conhecimento técnico para criar livros e tal. Você teria alguma site ou livro, sei lá, que pudesse me orientar a como elaborar capas de livros usando programas especifico? Por favor, Grato! Deus abençoe!

    • Rafael,
      Eu já fiz muitos livros para pequenos autores. Eu trabalhava com isso numa época que haviam poucos recursos. Nem o PDF era difundido.
      Para você ter uma idéia, eu criava o livro no word, imprimia numa impressora postscript e importava para o corel para fazer a imposição das páginas, girando 180 graus parte delas de modo a poder alcear e colar as páginas para montar o livre… um grande trabalho.
      Hoje o PDF, os softwares específicos, facilitam muito o trabalho.
      O Liute fez esse vídeo que deve te dar alguma luz. Não lembro de mais nada, mas o Liute tem um blog especifico sobre o indesign que é o soft indicado para esta área. tem o link na página principal do clube do design. O video que eu falei é esse: http://www.cardquali.com/dia-dia-na-grafica-4-imprimindo-livros-imposicao-de-paginas-coreldraw-indesign/
      Espero que ajude! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *