Áreas do Design Gráfico – Design de Embalagens – Produto

32 Flares Twitter 0 Facebook 28 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 2 32 Flares ×

Olá pessoal! Aqui estou  em mais uma postagem sobre as áreas do design gráfico. Hoje iremos falar sobre uma área de grande importância na vida de todos nós. E como tem! Mas onde entra o Design de Embalagens nisso tudo? É o que vamos descobrir a partir de agora. Confira!

Uma pequena introdução

 

Design Embalagem

Design Embalagem

Para começar a falar disso, é importante saber que o design de embalagens é uma vertente do design de produto. Na sua grande maioria, o designer de produto é responsável pela forma da própria embalagem, considerando problemas de ergonomia e estética tridimensional. O mesmo pode também  criar o rótulo da embalagem, onde o produto é apresentado graficamente. A embalagem é a identidade da empresa a qual ela representa e em muitos casos é o único meio de comunicação do produto. O bom design de embalagem pode garantir uma boa comunicação com o consumidor, informando sobre o produto e expondo seu caráter.

As embalagens foram criadas e desenvolvidas para satisfazer as exigências pragmáticas do capitalismo industrial e, por esse motivo, envolvem os mais variados aspectos tecnológicos. Seu processo de desenvolvimento apresenta similaridades ao processo do desenvolvimento de projetos de produtos (DPP), e o design (de produto e gráfico) “absorveu” essa responsabilidade.  O design de embalagens é, atualmente, um setor amplamente evoluído, cuja formação profissional exige disciplinas, conteúdos e experiências didáticas particulares, visando formar designers com sensibilidade e qualidades profissionais inerentes.

 

design embalagem

design embalagem

A importância do Design de Embalagens

O designer é o profissional capacitado a aumentar a competitividade das empresas, criando nichos próprios e definindo, através de soluções que visem à funcionalidade, qualidade, segurança, conforto e imagem diferenciada de produtos e serviços.  A falta de concorrência dos produtos brasileiros com similares estrangeiros, durante muitas décadas, levou a indústria nacional a permanecer numa situação confortável, até que a política econômica abrisse o nosso mercado aos produtos importados. A saída encontrada pelas empresas brasileiras para enfrentar os produtos importados nos anos 90 e tentar ampliar as divisas do país por meio da exportação foi investir em design. O objetivo era desenvolver produtos funcionais, de qualidade, em condições de competir com os concorrentes estrangeiros. Começava a se desenhar, no Brasil, um cenário que a cada dia é confirmado e apontado como tendência: o design, profissão, que surgiu no fim do século XIX, com o processo de industrialização da Europa e dos Estados Unidos, é hoje um dos maiores diferenciais de competitividade industrial.

 

O design de embalagens faz mesmo a diferença?

Como designer, tenho uma “mania” de prestar muita atenção nas coisas e olhar tudo nos mínimos detalhes. E isso não é diferente com embalagens! Vamos citar um exemplo:  Você vai ao supermercado com a lista de compras que alguém fez sem anotar marca, preço, tamanho ou qualquer outra coisa. Qual xampu pra cabelos secos você escolhe? Qual iogurte de morango? Qual garrafa de água mineral? Certamente, o primeiro impulso é pegar a embalagem com melhor apelo visual, maior número de informações úteis e com uma excelente conveniência na hora de usar. Mais do que chamar a atenção do consumidor, é notório que um bom planejamento gráfico, um rótulo informativo e um formato inovador demonstram qualidade do produto e conferem credibilidade e seriedade à empresa. Mais que abrigar produtos, as embalagens hoje encerram verdadeiras estratégias de marketing para atrair e fidelizar o consumidor. A importância da embalagem é a mesma da roupa para as pessoas. Ela reflete quem você é. Assim, a embalagem esconde e revela o produto, numa dualidade que transcende a questão da compra. Dessa forma, as embalagens abrigam – além de produtos, claro – verdadeiras estratégias de marketing.  Agora, uma jogada infalível (se bem explorada) é a utilização de personagens próprios ou licenciados que mexem com o emocional das pessoas.  Não é raro vermos uma criança implorando a mãe pelo macarrãozinho da Turma da Mônica ou pelo xampu do Bob Esponja. Ou ainda quem escolha levar o amaciante com um ursinho fofo no pacote em vez do outro com a simples logomarca impressa. O personagem empresta sua reputação à marca, sendo indiscutível o poder apelativo deles, principalmente, com o público infantil. Ninguém duvida que a embalagem ocupa um papel importante em nossas vidas, pois estamos o tempo todo em contato com ela.

 

Considerações importantes no processo criativo de embalagens

 

Design embalagem

Design embalagem

O cuidado com este trabalho significa que o design de embalagem envolve estudos representando além de estética e função, fatores sociais, culturais, de fabricação, de custos e de seleção de materiais que vão determinar mensagens qualitativas e quantitativas. Uma embalagem não pode ser apenas bonita, ela deve cumprir padrões de higiene, formatos, praticidade e segurança. O design de embalagem agrega valor, adequando de forma eficiente as necessidades e expectativas do consumidor e define seu posicionamento correto no mercado. É também, diferencial competitivo, pois através da inovação e da diferenciação o design pode criar uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor. Ao se desenvolver uma embalagem, deve-se definir os elementos do projeto técnico: Matérias-primas, processos produtivos, economias na fabricação, transporte etc., tudo isso associado a qualidade do produto. No rótulo se aborda os problemas do design de informação e publicidade. No design de embalagens, o designer deve ter em conta algumas questões:

De que tipo de embalagem se trata?

É uma embalagem para líquidos?

Para proteger objetos frágeis?

Qual o peso e o tamanho dos objetos que vai conter?

São pesos uniformes?

Como vai ser transportada?

Terá de ser atraente?

Em que material irá ser feita?(cartão/plástico/madeira/vidro…)

 

Design embalagem

Design embalagem

Qual a fábrica a contratar?

Daqui a quanto tempo deverá estar pronta?

Qual o orçamento disponível?

Pra onde irá esta embalagem após seu descarte?

Qual seu ciclo de vida?

Entre outras questões , é preciso entender o que se espera de uma boa embalagem:

Comunicar a identidade de uma marca, diferenciando-as dos concorrentes;

Chamar atenção para o produto e a marca no ponto de venda;

Posicioná-lo dentro de uma faixa de preço ou categoria;

Comunicar as informações técnicas sobre o produto, instruções de uso, informações nutricionais etc.

No aspecto de engenharia de embalagem, ela deve proteger o produto de todas as exigências que ocorrem no ambiente de distribuição, com o produto chegando a seu destino sem danos. Certas vezes, também a embalagem tem a função de proteger o ambiente do produto embalado, no caso de produtos perigosos.

 

 

design embalagem

design embalagem

O design de embalagens está em tudo!

Os consumidores, que são a verdadeira razão de ser da embalagem, consideram-na algo muitíssimo importante em suas vidas, chegando a ponto de não distinguir ou separá-la do produto. Para eles, a embalagem e o produto são uma coisa só, constituem uma entidade indivisível. Os donos de supermercados afirmam que é a embalagem que faz o “show” no ponto de venda, e o design, a “atratividade”, o ponto fundamental de uma boa embalagem. Quando profissionais e empresários que estão na ponta da cadeia em contato direto com os consumidores no momento de compra, andando pelos corredores o dia todo e vendo o que acontece, afirmam que  a embalagem é tudo! Para mim, o design de embalagens ocupou lugar definitivamente indispensável na vida de todos nós. Vale a pena conhecer mais sobre esse assunto, você já pensou como seria o mundo sem embalagens? Nestes links têm alguns vídeos bem legais que ilustram essa situação http://www.youtube.com/watch?v=2XaZMjytXko&feature=endscreen&NR=1  http://www.youtube.com/watch?v=aGFgvefu5Xk&feature=relmfu

Tem mais um link bem legal que gostaria de deixar para vocês http://nformas.wordpress.com/category/design-de-embalagens/ Nele vocês podem fazer o download de 197 facas de embalagens de diversos tipos. Material muito útil hein galera?! Com isso chego ao final de mais uma postagem! Obrigada a todos que já acompanham e curtem o facebook do blog. Até a próxima!

 

 

 

Curso de Photoshop

Você pode gostar também de:

32 Flares Twitter 0 Facebook 28 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 2 32 Flares ×

11 comentários

    • Seja bem vindo.
      Estou sempre acompanhando as suas postagens, que também são de excelente qualidade.
      Esatamos aqui a disposição para exclarecer qualquer dúvida que tenha nesto nosso nicho.
      Obrigado.

  1. Saudações Gabriele!

    Como sempre, muito informativo esse artigo.
    As embalagens fazem grande diferença mesmo, a parte que você citou sobre a escolha de um produto em um supermercado faz todo sentido, já é um costume agarrar o que tem melhor aparência e informação, no meu caso não costumo muito ficar lendo informações de embalagens rsrs, mas minha esposa ela adora, isso as vezes até me chateia,kkk, é tanto que ela não gosta muito de ir as compras comigo, pois sou do tipo apressado, se vou comprar x, não perco tempo olhando y.

    Mas uma coisa é certa, as embalagens fazem toda diferença. E isso não é somente nessa área não, fugindo um pouco do assunto quase sem fugir rsrs, eu sou do tipo que não posso ver um filme lançamento, logo faço download para assistir, também costumo buscar pelo as capas, de uns tempos para cá, a maioria das capas vem tudo com fogo, explosão e coisa e tal, mas quando assistimos o filme, mal encontramos o que a capa descreve.

    Um exemplo é um filme chamado mega snaker. Na capa tem uma cobra quase da altura de um prédio, exercito, helicóptero etc, até hoje procuro isso no filme kkkkkk,

    Acompanhei os dois vídeos e achei muito engraçado, as vezes não paramos para observar o quanto pequenas coisas que deixamos passar despercebidos, como a falta delas podem fazer grande diferença, recomendo que assistam os dois vídeos. Abraças Gabriele/Paulo.

  2. Acabei esquecendo de perguntar. O design de embalagens atua somente nessa função? ou seja, a pessoa tem que se formar ou se profissionalizar especificamente nessa área de design de embalagens, ou qualquer design pode escolher atuar nela?

  3. Olá Mirko!
    Adorei seu comentário em relação ao post e mais ainda em relação aos filmes 🙂
    Respondendo a sua pergunta…Nada impede que um profissional de outra área, no caso designer, opte pelo design de embalagens. Você pode perceber que no título do post eu coloquei: Design de Embalagens – Produto, isso é um ótimo exemplo! Um profissional de design de produto ou design de interiores, pode muito bem se adequar a essa função. Digamos que o design de produto é o responsável pela “forma” e o design de embalagens é responsável pela “estética”, resumindo. Até mesmo que não é da área de design gráfico, pode se interessar somente nessa vertente de embalagens. E quantos autodidatas não existem por ai não é mesmo? O post do Paulo fala muito bem disso! Bem, espero que, resumidamente, tenha respondido sua questão. Obrigada pelo feedback, até a próxima!

  4. Tatiane

    Sou designer e não recomendo ninguém a fazer o curso de design de produto. O mercado de trabalho é muito difícil e existem poucas oportunidades na área. As empresas preferem contratar engenheiros. Trabalhar em escritório não tem futuro, é muito trabalho para pouco retorno financeiro, não valorizam seu trabalho e esforço e querem tudo pra ontem! Não recomendo ninguém a fazer design de produto, fica a dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *